QUATRO HÁBITOS DOS LÍDERES MAÇÔNICOS DE SUCESSO


 

O Venerável Mestre de uma Loja Maçônica é um condutor crítico do sucesso, vitalidade e progresso da sua Loja. São-lhe atribuídos deveres, responsabilidades e poderes específicos, tal como estão delineados no Livro de Constituição e Estatutos de sua Potência, juntamente com os derivados dos Antigos Usos e Costumes da Maçonaria.

Dentro do contexto de governar a sua Loja, o Venerável Mestre é equivalente a ser um Monarca. A sua consciência, humildade e desejo de servir fielmente os seus Irmãos e a Maçonaria são os contrapesos ao abuso dessa autoridade significativa colocada ao seu cuidado, uma vez eleito e empossado como Venerável Mestre.

Um Venerável Mestre deve ser um exemplo de um Mestre Maçom que é digno e merecedor de elevado respeito por parte dos Irmãos da sua Loja.”

Tenha em mente que a palavra “Venerável” tem um significado antigo. Era um título atribuído a indivíduos altamente considerados na sociedade que eram considerados “dignos e merecedores de elevado respeito”.

Portanto, um Venerável Mestre deve ser um exemplo de um Mestre Maçom que é digno e merecedor de grande respeito por parte dos Irmãos da sua Loja.

Além disso, ele é o representante do “Pilar da Sabedoria” e espera-se que seja conhecedor, bem treinado, sábio e suficientemente capaz de ensinar e dirigir os Irmãos para o sucesso coletivo da sua Loja. Dito de outra forma, o Venerável Mestre deve ser capaz de “pôr os Irmãos a trabalhar e dar-lhes a instrução adequada”.

Adquirir o conhecimento, a capacidade e a experiência para se tornar um “Líder Servo” eficaz como um Venerável Mestre leva anos de estudo focado, desenvolvimento pessoal e orientação em várias disciplinas e tópicos maçónicos.

Os Veneráveis Mestres mais bem sucedidos implementam quatro Hábitos para liderar eficazmente os seus Irmãos e obter resultados positivos para as suas Lojas. Vamos rever um de cada vez.

O Hábito nº 1 é fornecer aos Irmãos da Loja uma Cadência Previsível de Comunicação. Quer seja semanalmente, de duas em duas semanas ou mensalmente, estes Veneráveis Mestres distribuem comunicações à Irmandade sobre como desfrutar de uma experiência de qualidade de Membro Maçónico e como os indivíduos podem participar como membros valiosos de uma Loja Ativa.

Estes líderes não mantêm a Irmandade na dúvida sobre o que é importante ou sobre as principais prioridades da Loja, os eventos importantes no Calendário Maçônico a que deve assistir, os pontos da

Agenda para a próxima reunião da Loja e o valor da sua participação, e quais são as competências, talentos e compromissos de tempo dos voluntários necessários para ajudar a tornar os próximos eventos da Loja, cerimônias de graduação e outras atividades um sucesso.

Os Irmãos da Loja estão atentos a estas comunicações para lhes dar uma orientação clara e ajudar a resolver questões importantes.

O Hábito nº 2 é o planeamento e a definição de prioridades. Uma vez que a “esperança” não é uma estratégia eficaz, estes Veneráveis Mestres bem-sucedidos sabem que o planeamento e a concentração da Irmandade num pequeno número de prioridades chave conduzem aos melhores resultados positivos para a Loja.

Em particular, estes Veneráveis Mestres coordenam a criação de um Plano da Loja por escrito para o ano, que pertence a todos os Irmãos da Loja. É o seu Quadro de Loja partilhado ou roteiro comum para as prioridades e atividades importantes para os Irmãos compreenderem e implementarem em conjunto.

Com um Plano de Loja sólido em vigor, as actualizações sobre o progresso coletivo da Irmandade e as atividades futuras são componentes chave das comunicações regulares do Venerável Mestre mencionadas no Hábito nº 1.

O Hábito nº 3 é Monitorizar os Resultados e Celebrar o Sucesso. As atividades mensais de uma Loja Ativa são dinâmicas. Estes Veneráveis Mestres bem-sucedidos acompanham proativamente o progresso dos projetos da Loja, eventos, saúde financeira, entre outros itens importantes.

Fazem um esforço intencional para identificar e celebrar as ações positivas que estão a ser realizadas pelos Irmãos para fazer avançar o trabalho da Loja. Estes líderes reconhecem oficialmente os Irmãos que estão a trabalhar diligentemente para a Loja e partilham simples agradecimentos que são a principal forma de “pagar o salário aos Artesãos”.

Através destas ações impactantes, estes Veneráveis Mestres promovem um trabalho de equipa harmonioso e implementam formas de se divertirem, socializarem e construírem relações mais profundas entre os Irmãos.

O Hábito nº 4 é Promover a Melhoria Contínua e uma Cultura de Aprendizagem. Estes sábios e bem-sucedidos Veneráveis Mestres sabem que a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e o ensino são elementos vitais de uma Loja vibrante e ativa.

A Educação Maçônica e o Esclarecimento são partes valiosas de uma Experiência de Qualidade de Membro Maçônico para os Irmãos, especialmente para os Oficiais da Loja.

Estes líderes sabem que a Maçonaria oferece oportunidades únicas de autoaperfeiçoamento e melhoria contínua para cada Irmão, independentemente da sua formação profissional, laboral ou educacional.

Estes Veneráveis Mestres demonstram exteriormente um profundo respeito e reverência pelo estudo, pela aquisição de proficiência e pela partilha de conhecimentos, que são os principais facilitadores da nossa jornada maçônica individual de autoaperfeiçoamento.

Por exemplo, dedicam regularmente tempo durante as Reuniões das Lojas para palestras informativas, apresentações e discussões para alargar a compreensão da Irmandade sobre a Maçonaria e o significado das suas lições intemporais que podem ter um impacto positivo nas suas vidas.

Fundamentalmente, estes Veneráveis Mestres inspiram a Irmandade a aprender continuamente como estudantes humildes e partilham os seus valiosos conhecimentos com outros membros da Loja como professores apaixonados e valiosos.

Ao combinarem estes atributos, constroem em conjunto a base para serem verdadeiros “Mestres” Maçons.

Estes Quatro Hábitos dos Líderes Maçônicos de Sucesso são simples, mas não são fáceis! Para obter os resultados positivos associados aos hábitos acima descritos, é necessária uma disciplina pessoal. Como uma definição de trabalho,” Disciplina é uma série de ações e comportamentos repetitivos que conduzem a um nível consistente de resultados de alto desempenho.”

Estes Veneráveis Mestres de sucesso causam um impacto favorável na Irmandade e na Maçonaria através da diligência e execução consistentes dos Hábitos acima referidos. Esta consistência é um dos principais impulsionadores de resultados positivos e sucesso contínuos!

Por último, para todos os Veneráveis Mestres atuais e aspirantes, mantenham estes quatro Hábitos em constante observação e implementem-nos de forma consistente para o melhoramento da vossa Loja e da nossa antiga e honrosa fraternidade. Olhem bem para o Oriente!

Wayne Spooner – Presidente do Comitê de Membros da Grande Loja

Fonte

Illinois Freemasonry Magazine – Winter 2024 | Volume 35 | nº 1 ilmason.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...