O QUE FAZ UM MAÇOM


 

Dentre as sociedades discretas, ainda ditas como secretas, a Maçonaria é uma das mais antigas ordens fraternais do mundo. Seleciona os seus membros principalmente quanto ao bom caráter, sendo de qualquer religião, desde que compartilham uma crença na paternidade de Deus e na irmandade da humanidade.

Dizem que se faz de homens bons e usa como igualdade, por meio de seu sistema de graus, símbolos e oportunidades de participação e ajuda mútua.

Já se passam de 7 milhões de maçons no mundo e o local com maior número é nos Estados Unidos da América. Fora da estatística, é realmente fascinante participar, pois seria toda sessão uma participação integrada e interativa de todos os participantes, como se estivessem em um grande parque temático ou vivendo em um palco representativo. Cada um tem a sua comparação e você poderá criar a sua própria, eventualmente, sem sair dos princípios da lógica e da razão.

Os ingleses têm raízes que são encontradas em guildas de pedreiros que, a partir do final do século XIII, desde aprendiz, de companheiro de Ofício e mestre que antes era pedreiro.

Graus e estágios, começando por três denominados de lojas azuis, têm todos diferentes senhas e apertos de mão, que com a prática se adquire proficiência de mestre. Antes se identificavam garantindo trabalho em viagens e agora, a Maçonaria compartilha esse mesmo sistema de segredos, embora o trabalho tenha mudado de construir edifícios para construir o caráter. Os valores da Maçonaria são o amor fraternal, a caridade e a verdade e o conhecimento adquirido deve ser conhecimento compartilhado em todo o seu jargão próprio de códigos.

É uma sociedade sadia ao longo dos tempos, para homens em todo o mundo viverem suas vidas em seu potencial máximo, em associação com outros homens, com ideias semelhantes.

Após os graus das Lojas Azuis existem numerosos outros em diversos ritos. No Brasil, o Rito Escocês Antigo e Aceito tem 33 graus e o York, 13 graus dentre os mais conhecidos. Existem muitos outros, como os Santos Cavaleiros Templários, com 32 graus. Os símbolos usuais são o esquadro e o compasso, com modificação das pontas do compasso de lugar conforme os 3 primeiros graus e depois um mundo de símbolos.

O avental vem desde os trabalhos do Templo de Salomão. Chama-se Lodge ou Loja o local onde trabalham, no interior do templo onde aprendem os ensinamentos da arte e o praticam para não existir confusão, se indagado de onde vem o maçom que recado traz. Busque o filme O Homem Que Queria Ser Rei com excepcional atuação de Sean Connery e Michel Caine para ver uma forma clássica escrita por Kipling, transportada à tela do cinema.

Busque Henry V de William Shakespeare para ver um filme notável e, preferencialmente, a versão de Kennet Branagh, com notável trilha musical e o incomparável Non Nobis Domine. Os termos maçônicos transcritos por esses autores aparecem a todo o tempo.

Pessoalmente, vi a satisfação de juízes e médicos maçons locais e no estrangeiro se encontrarem com o brilho da satisfação. Sim, porque Maçonaria não fica apenas em Lojas fechadas na prática da arte e sim em uma alegria de reconhecimento exterior.

O edifício em si pode ser tão formal, ou tão simples, entretanto o edifício maior estará na sua comunicação, internacionalmente.

Se fala demais do Templo do Rei Salomão, as ferramentas de trabalho e no nível de igualdade, agirem pelo prumo da retidão e se separarem no quadrado da virtude.

Os juramentos são magníficos e a preparação como nos templários e em Malta são dignos das capas e espadas que utilizam. Dependem muito da cooperação e da caridade de seus membros para sobreviver, pois não existe sociedade que sobreviva sem gastos.

Não existe exagero ou fanatismo, apenas um grande conhecimento de Literatura e História da Maçonaria em notas como as que seguem de um pensamento espiritual forte: Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém contaminar o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, templo que vós sois. E tendo toda Sabedoria.

É medieval o pensamento, mas que atravessou os tempos e juramentos. Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir às vontades do diabo. Pois não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os governantes das trevas deste mundo, contra a maldade espiritual nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, tendo feito tudo, permanecer firmes. Permanecei, portanto, mantendo os ombros com a verdade e vestindo a couraça simbólica da justiça; e seus pés calçados com a preparação do evangelho da paz; acima de tudo, tomando o escudo da fé. E fé é tudo caro leitor, com o qual podereis apagar todos os dardos orgulhosos dos ímpios.

Deus Todo-poderoso e eterno, que nos faz querer e fazer as coisas que são boas e aceitáveis ​​a Tua Divina Majestade; fazemos nossas humildes súplicas a Ti por este Teu servo que agora se ajoelha diante de Ti. Que a Tua Mão Paternal esteja sobre ele.

O que faz um maçom… ele deve ser humilde, ouvir e aprender, pois o aprendizado é infinito em centenas de rituais. Ele estuda, confraterniza e faz amizades duradouras.

Conceda a Tua ajuda, Ser Supremo e Criador de todas as coisas, a este nosso rito trabalho solene e conceda que este digno e distinto leitor possa ser dotado de graça, sabedoria e força para governar sua Corte com propriedade e para transmitir luz para aqueles que a buscam, para honra e glória do Teu Santíssimo Nome. Então ajude-me, ó Ser Supremo e Criador de todas as coisas, e mantenha-me firme nesta minha Obrigação de transmitir um mínimo de noção do que faz um maçom.

A Maçonaria é funcionalmente dirigida ao serviço e conveniência da humanidade, mas como somos ensinados em nossas Lojas, a Maçonaria Especulativa ou Livre abrange uma gama muito mais ampla e objetos mais nobres, como o cultivo de nossa fé em nosso Deus, a construção e melhoria de nossas relações com nossos semelhantes e a construção e reparação de nós mesmos como seres humanos completos. Embora, ao longo dos Milênios, as suas lições tenham sido veladas em alegorias e ilustradas por símbolos, mentes inquiridoras, líderes e governantes da Maçonaria, de todas as gerações, têm-se esforçado incessantemente para penetrar esse véu e tornar-se cada vez mais familiarizados com os seus Mistérios.

Estes, os Nossos Mistérios em todos os seus aspectos, foram verdadeiramente influentes em todas as Eras, são a estrela-guia da Paz e do Amor, nunca se cansam ou se esquecem da sua missão divina. Eles nos ensinam, através de nossas Lojas, a administrar alívio e conforto aos angustiados com mãos implacáveis, especialmente nas horas de escuridão e desespero.

Eles nos chamam para trazer paz e consolo ao espírito perturbado, alívio e alegria às habitações da necessidade e da miséria, e luz às trevas e escuridão da sepultura, apontando para as esperanças e promessas de uma vida melhor por vir. Enxugar as lágrimas da viúva e do órfão e alargar a esfera da felicidade humana é o ápice da nossa Profissão.

Por Tullio Luigi Farini – Professor de Literatura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre a postagem de comentários, os mesmos estarão sujeitos a moderação.
Procurem sempre se identificarem.

Postagem em destaque

AS ORIGENS DAS SOCIEDADES SECRETAS: MAÇONARIA E INFLUÊNCIAS ANTIGAS

O documento “As Origens das Ordens Secretas” explora o surgimento e a evolução das sociedades secretas, com foco especial na Maçonaria e na ...