Deus disse: "Que haja luzeiros no firmamento do céu para
separar o dia e a noite; o grande luzeiro para governar o dia e o pequeno
luzeiro para governar a noite, e as estrelas".(Gên. 1:14 e 16)
Como é do conhecimento de todos os irmãos, nosso local de reunião denomina-se Templo, que
tem a forma de um retângulo e
simbolicamente tem comprimento do Oriente ao Ocidente, largura do Norte ao Sul,
profundidade da superfície ao centro da Terra e altura da Terra ao Céu, sendo
que está tão vasta extensão do Templo simboliza o Universo e a universalidade da Maçonaria e nossa oficina interior.
Entre os vários símbolos de nossa Ordem, temos a Abóboda
Celeste, que decora o teto de nossa Loja, na cor azul com nuvens brancas e
diversos astros, entre os quais os Planetas, cada um representando um cargo em
Loja:
É a representação do firmamento celeste, ou seja, do Grande Arquiteto do
Universo. Tem também como função mística a produzir energia e contemplação e
meditação.
A essa Abóboda Celeste foram destinados os mais ricos
ensinamentos, que com sua forma e desenhos, simbolizam as grandezas do Universo,
sendo que, a colocação dos Astros, variam de rito para rito, sendo que o que
vamos tratar neste trabalho, irá ser o colocado no Templos da Grande Loja de Minas Gerais.
Do Oriente para o Ocidente e de Norte para o Sul (existem
pequenas variações conforme o Rito e a Potência Maçônica), temos 17 astros, dos
quais 16 deles estão com seus nomes especificados nos Rituais e um inominado.
São eles: Sol, Mercúrio, Júpiter, Spica, Aldebaran, Híadas, Plêiades, Orion,
Formalhaut, ao lado, a Estrela sem nome,Saturno. Ursa Maior, Arcturus,
Regullus, Antares, Vênus e Lua.
Pois bem, agora faremos uma analogia entre a Abóboda Celeste,
existente no teto de nossa Loja, os respectivos cargos em Loja.
SOL: Na mitologia grega era Hélios, ou Apolo dos romanos. Estrela
de 4ª grandeza, fonte de luz e vida em nosso planeta, na posição mais oriental,
representa o Venerável Mestre. É o símbolo do Deus único. Ele encontra-se
também no painel do Aprendiz, no avental do Mestre Instalado, como símbolo da
Luz celestial.
MERCÚRIO: O deus Hermes dos gregos, o mensageiro dos deuses, o
menor e mais rápido dos planetas, carregava um bastão, com duas serpentes
enroladas. Por sua posição no Oriente, próximo e a direita do Sol (Venerável
Mestre), e suas atribuições, representa o Primeiro Diácono.
JÚPITER: O deus Zeus dos gregos é o maior dos planetas do
sistema solar, posicionado no Oriente. Ele é o guardião da estabilidade que se
deve ter em Loja. Representa o Ex-Venerável.
SPICA: Espiga é a mais brilhante das estrelas da constelação de
Virgem. Na verdade são duas estrelas que rotacionam entre si, mas a velocidade
e o espaço entre elas são tão reduzidos que a olho nu parecem ser uma única
estrela. Representa o cargo de Secretário;
ALDEBARAN: Nome que provém do árabe “al-dabarãn”, que significa
“aquele que segue” ou “olho do touro”. Na Grécia antiga era conhecida como
“tocha” ou “facho”. É uma estrela de primeira magnitude e a mais brilhante da
constelação de Touro. Representa o cargo de Tesoureiro;
HÍADES: Na mitologia grega, as Híades eram ninfas filhas de
Atlas e Etra. As Híades são um aglomerado estelar da constelação de Touro. As
cinco estrelas do aglomerado representam os Companheiros;
PLÊIADES: Na mitologia grega as Plêiades eram as sete filhas de
Atlas e Peione (Electra, Maia, Taigete, Alcione, Celeno, Asterope e Mérope).
Peione, quando atravessava a Beócia com suas sete filhas, foi perseguida pelo
caçador Órions por sete anos e Júpiter, com pena delas, apontou um caminho até
as estrelas e elas formaram a cauda da constelação de Touro.
Tal como as
Híadas, é um aglomerado estelar da constelação de Touro, um grupo de estrelas
visível nos dois hemisférios, também conhecidas como Sete Irmãs ou Sete
Cabrinhas. Pela numerologia do número sete, encontrada inclusive na mitologia
grega, representam os Mestres;
ÓRION: Na mitologia grega, Órion é o herói amado por
Ártemis(Diana dos Romanos), ambos grandes caçadores. Apolo, irmão de Ártemis,
por não aprovar o romance entre os dois envia um escorpião para matá-lo e
Ártemis, tentando acertar o escorpião, acaba atingindo Órion.Em meio às
lágrimas, Ártemis pede a Zeus para colocar Órion e o escorpião entre as
estrelas.
Órion é uma constelação do equador celeste, com estrelas brilhantes e
visíveis em ambos os hemisférios. Das estrelas que compõem a constelação, três
são as mais visíveis, formando o cinturão de Órion, no centro da constelação e
popularmente conhecidas como “As Três Marias”. Pela numerologia do grau, Órion
com suas “Três Marias” representa o Aprendiz;
URSA MAIOR: A Ursa Maior é uma grande e famosa constelação do
hemisfério norte, situada próximo ao Polo Norte.No Egito antigo a constelação
era colocada dentro de um grupo maior de estrelas e a desenhavam como uma
procissão com um touro puxando um homem deitado, havendo a interpretação de que
seria Osíris morto, com sua viúva Ísis e o filho da viúva Hórus, em procissão.
A interpretação maçônica seria que representa a Lenda de Hiram;
FORMALHAUT: Palavra de origem árabe que significa “boca do
peixe”. É conhecida também como Alpha Piscius Austrinis, a estrela mais
brilhante da constelação de Peixes. Corresponde ao cargo de Chanceler;
SATURNO: Na mitologia grega – Cronos - É o sexto planeta do
sistema solar e possui 15 satélites, dos quais somente 9 eram conhecidos quando
os Rituais foram elaborados. Saturno representa a Cadeia de União, seus 3 anéis
representam os 3 Graus Simbólicos e seus nove satélites representam os cargos
de Venerável Mestre, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, Orador, Secretário,
Tesoureiro, Chanceler, Mestre de Cerimônias e Cobridor Interno. Na Loja
representa o Cobridor Externo.
RÉGULUS: Significa “pequeno rei”, “regente” em latim e já foi
conhecido como “Cor Leonis” (em latim) e “Qaib al-Asad” (em árabe), que
significam “Coração de Leão” em virtude da brilhante posição que ocupa na
constelação de Leão, sempre mantendo a posição de comando e direção. Como
Régulus é o “regente”, corresponde ao cargo de Mestre de Cerimônias.
ARCTURUS: Na mitologia grega, Arcturus é o ateniense Icário, que
recebeu o segredo da elaboração do vinho e ofereceu a pastores que, acreditando
terem sido envenenados, mataram Icário. Seu cão Maera ficou latindo sobre o
corpo morto de seu dono, chamando a atenção de sua filha virgem Erigone, que se
enforcou.
Houve então uma praga que afligiu as mulheres atenienses que só foi
aplacada quando os assassinos foram punidos e se instituiu um festival em
homenagem a Icário e Erigone. Os deuses então transformaram ambos em estrelas:
Erigone virou a constelação de Virgem e Icário a estrela Arcturus, a mais
brilhante da constelação do Boiero e a quarta estrela mais brilhante do céu
noturno. Corresponde ao cargo do Orador;
VÊNUS: Ou Afrodite, a Deusa da Beleza e do Amor dos gregos
antigos. Segundo planeta do sistema solar e o mais próximo da Terra. É
conhecido também como Estrela Vésper, Estrela da Manhã, ou Estrela Dalva. Como
está próximo da Lua (Primeiro Vigilante), representa o Segundo Diácono.
LUA: O satélite da Terra, por sua localização na Abóboda
Celeste, corresponde ao Primeiro Vigilante. Ela sempre esteve representada nas
escolas dos antigosmistérios, era a Deusa grega Selene, ou Luna dos romanos.
Deusa Isis, mãe de Hórus e esposa de Osíris. Na loja aparece acima do Altar do
Segundo Vigilante, e no painel do Aprendiz.
ANTARES: Nome proveniente de Anti-Ares (Anti-Marte) por se
assemelhar, rivalizando com seu tamanho, cor avermelhada e brilho, ao planeta
Marte. Para os antigos persas (3000 a.C.) era uma das estrelas guardiãs do céu.
Corresponde ao Cobridor Interno.
ESTRELA SEM NOME: É o único astro sem estar nominado nos
Rituais. É a Estrela Pitagórica ou Pentagrama ou Pentalfa e, por sua posição no
Sul, é interpretada como sendo a Estrela Flamígera, que é um símbolo privativo
do Grau de Companheiro. Representa, por sua posição, o Segundo Vigilante;
Temos então a seguinte correspondência: Venerável Mestre (Sol),
1º Vigilante (Lua), 2º Vigilante (Estrela Flamígera); Orador (Arcturus),
Secretário (Spica), Tesoureiro (Aldebaran), Chanceler (Formalhaut), Mestre de
Cerimônias (Régulus), Cobridor Interno (Antares), 1º Diácono (Mercúrio), 2º
Diácono (Vênus), Ex Venerável (Júpiter), Mestres (Plêiades), Companheiros
(Híades), Aprendizes (Órion), Cadeia de União (Saturno), Ursa Maior (Lenda do
Grau de Mestre)
Podemos notar, que falta em nosso céu, além de Urano (Céu),
Netuno(Poseidon) e Plutão(Hades), já que
estes planetas, não são vistos a olho nu,
da Terra (o próprio Templo) e Marte. Os três primeiros por não serem
vistos a olho nu, portanto, fora da simbologia de nossa Ordem. A Terra por
representar o nosso Templo.
Mas e Marte, que está tão próximo da Terra, não
esta representado em nosso Templo?É que na mitologia grega, Marte ou Ares é o
deus da guerra e evidentemente não poderia estar na Abóboda Celeste Maçônica,
visto que, visamos a paz, a harmonia e a concórdia universal, portanto, ele não
pode ser representado.
Então, pode-se dizer que, simbolicamente, Marte está do
lado de fora do Templo, ambiente profano de incompreensões, lutas e tumultos,
sendo que ele representa o Cobridor Externo.
Apesar desse nosso céu, representado em nossos Templos, ser o do
Hemisfério Norte, pois o no Hemisfério Sul ele é diferente, isso não tira o
simbolismo e a magia que devemos ter quando contemplado e visualiza-lo.
Dermivaldo Collinett – Mestre Maçom
Mestre Maçom da ARLS Rui Barbosa – GLMG – Oriente de São
Lourenço/MG
BIBLIOGRAFIA
Do livro Dicionário de Símbolos Maçônicos: Graus de Aprendiz,
Companheiro e Mestre do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz
A Maçonaria e sua Herança Hebraica O Templo do Rei Salomão na
Tradição Maçônica José Castellani – Editora A Trolha Alex Horne – Editora
Pensamento
Maçonaria e Astrologia A Herança Espiritual do Egito Antigo José
Castellani – Editora Madras Christian Larré – Ed. Biblioteca Rosacruz
Origens do Misticismo na Maçonaria Ministério do Homem-Espírito
José Castellani – Traço Editora Louis Claude Saint Martin - Ed. Biblioteca
Rosacruz
O Esoterismo na Ritualística Maçônica Eduardo Carvalho Monteiro
– Editora Madras
A Corrente da Fraternidade Rizzardo Da Camino – Ícone Editora