O QUE É QUE DEVO FAZER PARA SER MAÇOM?



Se você conhece um Maçom, dirija-se a ele, é a melhor forma de se bater as portas da Maçonaria.

Se não, não se preocupe, dirija-se a uma Loja e lá entre em contato com alguma autoridade, como Secretário da Loja, expondo suas razões e o seu desejo de ser Maçom.

Procure a loja mais próxima da sua residência para que façam uma pesquisa sobre a sua pessoa, para isto, você deve lhes entregar um currículo com todos os seus dados pessoais, caso a loja verifique com a aprovação unânime de todos os seus membros que você deve ser contatado, isto se fará de forma pessoal, e por um dos Mestres Maçom da referida Loja.

Esta pesquisa poderá demorar de um a dois anos, isto é, se tudo correr bem. Pode ocorrer que exista alguma circunstância em sua vida, que deverá ser aguardado o seu desfecho antes de ser oficialmente contatado por um membro da Loja Maçônica.

Espero ser convidado?

Não. O interessado deve dar o primeiro passo. A loja e seus membros poderão de uma forma sutil e sem ser demasiado eloquentes, informar sobre a Maçonaria, porém, em nenhum caso poderão tentar convencer-lhe que ingresse.

Querer ser Maçom deve nascer no coração do homem, nunca deve ser imposto por outros que com ele se relacione.

Como se entra para a Maçonaria?

Recomendações do Grande Oriente do Brasil. Esta página é dedicada a pessoas que procuram orientação para ingressar na maçonaria, com o intuito de esclarecê-las nos requisitos básicos.

Maçonaria é uma Instituição milenar e tradicional. Já foi bem mais secreta.

Hoje em dia ela é, antes de tudo, discreta, embora vários de seus princípios permaneçam consagrados e imutáveis.

A legítima e verdadeira Ordem Maçônica só pode admitir para ingressar em seus quadros, homens livres e de bons costumes, civilmente capazes, de boa saúde física e mental, amado e amoroso em seu seio familiar, crente em um Ser Superior e com condições de acrescentar algo de útil a si mesmo e à sociedade da qual faz parte.

Partimos do princípio que somente um verdadeiro maçom saberá quem poderá ser também um verdadeiro maçom.

Assim, apenas o contato pessoal e direto, por prazo relativamente longo, poderá autorizar alguém a pleitear o exame de suas condições para eventual admissão na Maçonaria. Não acredite em convites feitos pelo correio, pelo jornal, revistas ou até mesmo pela Internet, principalmente aqueles que cobram alguma taxa ou valor em dinheiro como condição para ser "iniciado".

Um amigo, colega de trabalho ou de estudo, que mostra uma conduta ilibada na vida pública e particular, pode ser um verdadeiro Maçom, discreto e atuante. Se você seguir-lhe os bons exemplos e se dedicar a aprimorar sua conduta, poderá ser agradavelmente surpreendido com um convite para ingressar em nossa Sublime Instituição.

Buscamos sempre nos aprimorar e aperfeiçoar. E essa procura é infindável, incessante e difícil, mas também é para nós Maçons, extremamente estimulante!!! Continue honrado, atuante e livre de preconceitos, acreditando fielmente no Deus que habita em seu coração.

Um dia as portas do seu Templo poderão lhe ser abertas. E nesse dia, nós teremos a grata emoção em lhe dizer:

"Seja bem-vindo, meu querido Irmão!"

João B. de Araujo

Um comentário:

  1. Compartilhei no facebook essa matéria. Eis uma das coisas que sempre faço, ou seja, levar ao conhecimento de todos o que é realmente a Maçonaria, a Ordem e o que elas representam no contexto Universal. Sou um estudioso, não sou adepto mas bem que gostaria e isso é bom. Esforço-me no caminho do sempre Bem, cumpro minhas obrigações para com a vida e espero algum dia somar forças junto as Colunas do Templo Sagrado.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...