Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

domingo, 5 de maio de 2013

JURAMENTO MAÇÔNICO




Muito se fala sobre o juramento maçônico de não se divulgar os seus ensinamentos.

No início da era cristã, exigia-se que o testemunho fosse precedido de juramento. Com o juramento, impunha-se um dever religioso de dizer a verdade. Por isso, quem quebrasse o juramento (perjurium), atentava contra Deus. Daí classificarem o falso testemunho entre os crimes contra a religião.

A maçonaria foi uma instituição bastante perseguida, em alguns lugares ainda é, por sua filosofia da busca constante da verdade.

Obedecendo a antigas fórmulas, a maçonaria adotou o juramento com base religiosa, (...Por vossa honra e vossa fé, em presença do G.’. A .’. D .’. U .’. .... ou empregar outros quaisquer meios pelos quais possais divulga-los ... e se violar esta promessa, ... sendo eu declarado sacrílego para com Deus,...).

Hoje, os tempos são outros, a liberdade é real, no Brasil, a Constituição Federal rege os direitos e garantias individuais, Cap. 1- art. 5 – Todos são iguais perante a lei. II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei. IV- é livre a manifestação de pensamento, sedo vedado o anonimato. IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; Juramos, além de tudo, ser cidadão submisso às leis do país.

Se antes tínhamos que resguardar a nossa filosofia, que sempre foi à prática das virtudes e a busca constante da verdade, o que contrariava os tiranos. Hoje, isto já não se aplica, os nossos estatutos e regulamentos estão registrados em cartório, devemos estabelecer o bem que propagamos  no meio social em que vivemos.

Nada temos a esconder, temos é que nos orgulhar de seguirmos uma boa filosofia de vida, para nosso engrandecimento espiritual. 

Caro leitor, você ingressaria, em uma instituição que se recusasse a lhe fornecer informações em nome de um segredo que não existe?

A maçonaria atual é discreta e não secreta.

Que tudo nos uma, que nada nos separe.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. GR .’.33
PÉRICLES NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares