SEQUÊNCIA DE TRABALHOS EM UMA LOJA


No Átrio já todos revestidos de suas insígnias ao meio dia, o Ir.: Mestre de Cerimônia com o bastão, prepara a entrada dos IIr.: na Loja, de uma maneira organizada para dar inicio aos trabalhos, solicita aos IIr.: que fiquem em fila dupla ou seja que cada um fique em suas colunas.

Então aguardamos em silencio, pois esse é um momento de interiorização, retrospecção e muita serenidade, para podermos sentir dentro de nós as palavras que o Mestre de Cerimônia procura passar para nós ; quando ele roga ao G. A. D. U. que ilumine os nossos trabalhos , e ai aguardamos pôr um determinado tempo , logo ouvimos as batidas do grau na porta, nesse momento o Cobridor Interno escuta e usando seus paramentos da à entrada aos IIr.: cada um ficando em suas colunas , aguardando as palavras iniciais do Venerável Mestre.

É importante observar que o Ir.: Mestre de Cerimônia, geralmente usará o bastão somente na abertura dos trabalhos e no encerramento, ou quando for conduzir algum Ir.: em Loja.

Após as bênçãos do G.A.D.U. dada a todos nós através do Venerável Mestre, o Ir.: Orador guiado pelo Mestre de Cerimônia ,abre o Livro da Lei e lê o Salmo 133, ai todos nós já inspirados pelas palavras do Ir: Orador, nós devemos viver aqueles momentos e sentir profundamente em nossos corações as belas palavras, num clima de harmonia infinitamente grande, e esperando que realmente todos nós sem exceção, estejamos sentindo aquela energia que o livro sagrado nos proporciona.

Após algum determinado tempo o Venerável Mestre ,autoriza a leitura da ata dos trabalhos anteriores na qual todos os IIr.: ,devem prestar bastante a atenção porque afinal de contas o Ir.: Secretário está nos falando de todos os detalhes da sessão anterior que participamos ; e após vai necessitar da aprovação ou não da mesma,sendo que deve ser aprovada de imediato se não houver algum inconveniente; mas caso ocorra ai o Venerável Mestre sabiamente e democraticamente como sempre vai buscar um consenso para a aprovação da mesma. 

Na seqüência dos trabalhos o Venerável Mestre faz suas explanações,logo após corre o Saco de Propostas e Informações feito pelo Mestre de Cerimônia em todas as colunas, para que os IIr.: coloquem avisos ,propostas , livros ou algumas informações que são conferidas a pedido do Venerável Mestre , pelo Ir.: Orador e o Ir.: Secretário na qual os mesmos em pé e a ordem se aproximam -se conferindo os resultados.

Na ordem do dia os assuntos são apresentados pelo Ir: Secretário; aí o Venerável Mestre põe em discussão e após em votação, o Ir: Orador qualquer que seja o assunto,o mesmo dará suas conclusões antes da votação.

Logo após vem à apresentação dos trabalhos feitos pelos IIr.: que ; sem duvida nenhuma é um grande momento de aprendizado para todos ,porque cada Ir.: faz os mesmos procurando o aperfeiçoamento maçônico dentro de si mesmo; ou seja transmite aquilo que ele sente e o que deseja.

Depois é recolhido pelo Ir.: Hospitaleiro os metais de todos os IIr.: na qual ; devem contribuir com um parcela que foi nos dado pelo G.A.D.U., e não devemos ficar como maçons em debito, porque o que entregamos ao universo ele sempre vai nos retribuir muito mais.

Na Palavra A Bem da Ordem com o aval do Venerável Mestre e após dos Vigilantes, cada Ir.: segue uma ordem hierárquica para iniciar a sua palavra fazendo algum comentários se assim o desejar.

Já no artigo 22 da administração da Loja parágrafo 2º, o Venerável Mestre como é a 1º Dignidade da Loja , então a ele compete exercer a autoridade disciplinar sobre os obreiros presentes da oficina orientando e programando os trabalhos.

À Meia Noite é feito o Encerramento Ritualístico; o Ir.: Orador guiado pelo Ir.: Mestre de Cerimônia portando o bastão irão ao Altar de Juramentos, e nesse instante o Venerável Mestre ,com firmeza nas palavras faz o encerramento dos trabalhos rogando ao G.A.D.U. muita paz,harmonia e luz a todos os obreiros . 


Ir .: Lino da Silva Costa
Loja União Paulista 1

Um comentário:

  1. Caro(s) Irmão(s) do Blog Arte Real - Trabalhos Maçônicos, nós da Administração do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1 parabenizamos o trabalho desenvolvido por você(s) em prol da Maçonaria.

    Tomamos a liberdade de divulgar o vosso trabalho no nosso blog. Desde já convidamos você(s) a visitá-lo e, se possível, divulgá-lo. Pois cremos que nós e você(s) estamos na mesma saga.

    Blog do Consistório Nº 1 => http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/

    Receba(m) o nosso abraço fraternal.

    MILTON ANTÔNIO GRAÇA DO SACRAMENTO
    Comandante-em-Chefe do Consistório Nº 1.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...