ONDE ESTÁ A FRATERNIDADE?



Queridos irmãos, 

Nós todos sabemos que a palavra “fraternidade” em latim é “fraternitate” tem o significado de “irmandade” ou “conjunto de irmãos”, sendo usada inicialmente na idade média na designação de inúmeras associações de caráter mais ou menos esotérico e de fundo religioso.   

Atualmente tem várias acepções: parentesco de irmãos, irmandade, união, convivência como irmãos; harmonia, paz, concórdia e amor ao próximo.

Na trilogia maçônica “liberdade, igualdade e fraternidade”, a fraternidade é a base, o sustentáculo da liberdade e da igualdade, isto quer dizer, que nós maçons, devemos em primeiro lugar, colocar a fraternidade em prática para podermos galgar o aperfeiçoamento do nosso próprio “eu”.

Sempre procuramos dizer e demonstrar na vida profana e até mesmo dentro da maçonaria, que somos pessoas íntegras, honestas, caridosas etc.

Mas, na verdade faltamos com a fraternidade que é a base de tudo que intrinsecamente somos. Já ouvimos muitas vezes dizer que nada somos perante o G.'.A.'.D.'.U.'. se não praticarmos a caridade-fraternidade, até mesmo a fé é morta sem as obras.

A maçonaria condena o despotismo e trabalha, incessantemente, para unir a espécie humana pelos laços de fraternidade.

Precisamos pensar e refletir muito nessas coisas que estamos deixando de lado sem praticarmos e que não estamos dando nenhuma importância. 
Será que estamos realmente desbastando a Pedra Bruta? 

Ou estamos apenas fingindo, enganando a nós mesmos, sem progredir espiritualmente, parados no mesmo degrau da escada de Jacó onde colocamos nossos pés pela primeira vez e não conseguimos mudar de degrau, de subirmos rumo ao seu cume onde todos nós almejamos e que de uma maneira ou de outra, até mesmo por comodismo ou até por covardia, por não agregarmos às nossas forças (atitudes e demonstrações aparentes) a fraternidade, as obras? 

Queremos apenas fazer parte desta tão sublime instituição que é a Maçonaria de podermos usufruir sermos maçons ou realmente iniciamos nesta sublime instituição milenar para praticarmos a liberdade, a igualdade e fraternidade? 

Temos é que fazer alguma coisa para o nosso próximo, começando aqui dentro, começando dentro de casa.

Queridos irmãos, quando viemos fazer parte desta instituição “Maçonaria” que é uma instituição milenar e mais antiga do mundo, onde poucos têm o privilégio de vir a fazer parte e que sempre ouvimos falar que as qualidades mais raras em um ser humano lá no mundo profano, para nós maçons, não passa de uma insignificante e mera obrigação, de sermos bons.

Temos que procurar fazer alguma coisa para mudarmos e corrigir isso, estamos de passagem por aqui na terra e estamos faltando com a fraternidade. 

Onde está esta fraternidade que pregamos tanto?

Está em não cumprirmos com nossas obrigações de maçons e falharmos com o juramento que fizemos sobre o livro da lei, o livro sagrado, a bíblia? 

Juramos quando iniciamos, e continuamos a jurar até hoje em todas nossas sessões, a guardar segredo de tudo que vemos e que tratamos aqui.

Juramento que fizemos em praticar a fraternidade e assim, como conseqüência, ir galgando a escada de Jacó.

Fraternidade, meus irmãos, agente se encontra a cada momento, a cada dia, em tudo que fizemos em prol do aperfeiçoamento do ser humano e que fazemos sem segundas-intenções e sem esperarmos nada em troca, mas que pela infinita misericórdia do G.'.A.'.D.'.U.'. , este ser supremo que todos nós acreditamos e que é Deus, sempre estamos recebemos setenta e sete vezes sete o que praticamos em prol do aperfeiçoamento do ser humano e para o amenizamento de seus sofrimentos. 

Quanto mais agente faz e quanto mais agente dá, mais agente recebe. 

Como poderemos receber? como poderemos ser ajudados? como poderemos ser socorridos? se agente não sabe o que é fraternidade, o que é o sabor de doar, de dar, de ser útil a alguém, sem pensarmos em receber alguma coisa em troca ou até mesmo de sermos beneficiados depois, tirar algum proveito em cima disso. 

Fraternidade é coisa séria, até a igreja faz anualmente uma campanha, que é chamada de campanha da fraternidade, sempre com um slogan diferente. só iremos encontrá-la e sabermos realmente o que significa, quando agente vivê-la.


Pensemos nisso, meus irmãos e a colocamos em prática. só assim, saberemos realmente onde está a fraternidade que o mundo inteiro prega e que nós não vemos.


Ir.'. Sebastião Eustáquio da Silveira - M.'. M.'.

A.'.R.'.L.'.S.'. Deus, Justiça e Fraternidade – 223
Or.'. de Passos - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...