Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

sábado, 15 de julho de 2017

LIDERANÇA NA MAÇONARIA


Meus Irmãos,

Liderança: 1. substantivo feminino, função, posição, caráter de líder. 2. espírito de chefia; autoridade, ascendência.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Existe o Líder formal e o Informal, já explicarei.

Mais do que nunca, a MAÇONARIA precisa de Líderes. Líderes são aqueles que possuem um sonho e o colocam à disposição para que todos possam alcançá-lo juntos.

Costuma-se dizer que o Líder consegue captar e exprimir as ideias e intenções do grupo onde atua, as quais, não raro, os próprios liderados não conseguem formular claramente, mas que o Líder apreende e enuncia: ele diz o que as pessoas estão desejosas de ouvir e por isso é admirado e seguido, sem orgulho e sem vaidade.

Na Maçonaria tudo deve ocorrer de forma natural, sem ser prejudicado pelo interesse material, de negociações interesseiras e sem ilusão aos mais novos e ainda mais que precisamos ser líderes de homens-maçons que são voluntários.

O Líder precisa ter a sensibilidade de observar como mostrar o caminho, para aquele que possui discernimento e para a aquele que ainda não possui. Nem todos meus irmãos, estão no mesmo nível de desenvolvimento, inclusive espiritual.

O conhecimento e a qualificação reflete a tendência moderna de busca do
aperfeiçoamento das atividades mediante a incorporação de técnicas e
procedimentos novos que proporcionam maior rendimento e mais satisfação para os que se acham nelas envolvidos.

Por isso, necessário se faz um planejamento para as Lojas e conciliar as
técnicas modernas de gestão com as técnicas maçônicas, que não são em nenhuma hipótese excludentes. A Maçonaria por ser progressista deve se atualizar constantemente.

Um líder Maçom, sabe que por estar a prumo, é ele quem comanda e não é comando por fórmulas, manuais ou rituais, e por se conhecerem, sabem que o servir é o caminho da liderança clara, honesta e com objetivos comuns a todos.


O LÍDER MAÇÔNICO PRECISA SER HUMILDE, DESPIDO DAS VAIDADES, E SERVIR PARA MUDAR. PORQUE QUEM NÃO MUDA, É PORQUE NÃO ESTÁ SERVINDO.

Observemos, mudemos, evoluamos, é necessário!
Fraternalmente.

Ir. Denilson Forato - MI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares