A FORÇA E A MORAL DA COLUNA DO NORTE



Mais do que uma simples referência geográfica dos quatro pontos cardeais do planeta Terra, todos nós temos, em essência, uma agulha magnética que nos dá o Norte para a moral e guia nossos comportamentos e ações nos indicando um caminho a ser seguido.

Para nós Maçons, este norte é o objetivo da Maçonaria de tornar feliz a humanidade. Sua força motriz é a participação permanente de cada Maçom nos projetos institucionais.

Uma vez unidos no mesmo propósito, cada ação individual redundará em contribuição efetiva na missão da Loja.

A moral ilibada que nos é exigida é uma construção, cujo alicerce se assenta no trabalho de distinguir os conceitos de intenção, de decisão e de ação.

Cada uma dessas disposições quando aplicadas de forma coordenada, e fundamentadas em valores éticos nos conduzirá ao justo e ao digno enfrentamento de situações focadas no coletivo e assim, ultrapassamos os limites do ego e das simples indignações pessoais.

Não nos propomos à mera indignação perante erros, desvios e vícios. Somos Construtores Sociais. Como tal, substituímos o verbo indignar por indagar.

Os problemas surgem à nossa frente de forma real e objetiva e devem ser enfrentados. É essencial para o Maçom procurar identificar serenamente suas origens, descobrir o que pode estar nos favorecendo ou ameaçando e promover uma auto-análise meticulosa.

Assim, teremos condições panorâmicas para esclarecer até que ponto nossas próprias ações ou omissões é que propiciaram ou contribuíram para a formação do quadro/problema que se apresenta diante de nós.

A simples indignação, como um sentimento de raiva ou de revolta não é transformadora. Já, a indagação permanente nos esclarece e nos capacita para atuarmos diretamente nos agentes causadores e defraudadores da sociedade.

Quais devem ser nossas condutas pessoais diante dos projetos alavancados por nossas lideranças? O Voto Consciente e a Educação Cidadã - ações práticas de nossa Instituição, certamente, mudarão as previsões negativas que muitos fazem para o futuro.

Não podemos nos esquecer da responsabilidade de cada Maçom em deixar um legado para as próximas gerações. Nossa pátria é o Brasil.

Aqui reconstruiremos a nação pela qual nossos antepassados tanto lutaram e se orgulharam e que outros tantos aqui vieram à procura de dias melhores.

O maçom transmuta a passiva indignação por ações em prol de uma nação digna. 

Nosso diferencial é a dignidade maçônica, que nos sustenta e na qual apoiamos a honra, o comportamento exemplar, decente e, principalmente, consciente do nosso papel como protagonista social.

Intrinsecamente vinculada à Moral da Coluna do Norte está a Ética, trabalhada na Coluna do Sul e neste entrelace de Norte e Sul, Força e Beleza, Moral e Ética, desenvolvemos os trabalhos, expandimos nossos horizontes para os grupos sociais aos quais estamos inseridos e multiplicamos os valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sãos Princípios de nossa Augusta Ordem.

DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS União e Trabalho Brejo das Almas 126 do oriente de Francisco Sá e da ARLS União Fraternal 012 do oriente de Belo Horizonte.

Como é bom e agradável viver em UNIÃO com os Irmãos! Vamos em frente! Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.

Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

Sérgio Quirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...