DESVELANDO A VERDADEIRA INICIAÇÃO!



Sabem todos os Iniciados que não é possível alcançar a Suprema Aspiração, a realização interior, se o discípulo não se apoiar numa tradição organizada, que lhe sirva de base, a fim de poder enfrentar as forças adversas do meio em que vive.

Essa tradição não deve ser exclusivamente de ordem social e moral, senão de ordem oculta. Os que sabem as coisas secretas falam, veladamente, da Comunhão das Almas Santas ou da Comunhão dos Santos, como diz a Igreja Católica, servindo de eco a um conhecimento mais antigo, que ela, cujo sentido verdadeiro lhe escapa completamente.

Isso quer dizer que cada Aspirante à Verdade, que tenta o Caminho Direto, mais fino que o fio de uma navalha, precisa se apoiar numa força, criada através dos séculos pelos seus inumeráveis predecessores nessa vereda espinhosa.

Cada homem, que se faz Mestre Perfeito, deixa no ambiente terreno, o resultado de seus tremendos e perseverantes esforços, com um poder espiritual consciente, que se une aos dos demais Irmãos de todas as épocas, como um influxo vivo, verdadeira torrente espiritual, dirigida para um determinado sentido, constituindo o Poder Espiritual de determinada Série de Seres, que se sucederam ininterruptamente como Mestre e Discípulo, o que constitui o elemento fundamental de todas as iniciações.

Esse influxo, essa torrente espiritual remonta à origem das coisas. Os Gurus, perfeitos conhecedores das Leis da evolução, dizem não ser possível ao homem alcançar a iluminação, sem que esteja ligado a essa torrente ininterrupta, através da qual são comunicados ao discípulo graus, que variam segundo as iniciações ascendentes.

Essas Consagrações são definitivas, porque ligam o discípulo a um Poder infinitamente superior ao que, nele, possa existir de mais elevado. Nessas iniciações, são lhe dados símbolos, palavras e determinados gestos, linguagem veiculadora desse pacto, tacitamente assumido para com a tradição iniciática a que se ligou.

Assim, ninguém pode evoluir até a libertação, num curto período de tempo, sem esse auxílio indispensável. Tal auxílio é uma verdadeira transferência dessa Torrente Espiritual, que o Mestre faz ao discípulo, quando lhe confere determinada Iniciação.

Por isso mesmo, o Mahatma Kut Humi, diz que os discípulos são envolvidos pelo ambiente do Mestre, para que todas as suas possibilidades, boas ou más, se manifestem. Certos Místicos do Oriente nos falam, como já foi dito, do Círculo das Almas Perfeitas, com as quais os candidatos à Iniciação entram em contato, para alcançarem proteção e auxílio em suas lutas sempre árduas e cheias de perigo.

Esse contato não é o resultado de nenhuma cerimônia de evocação de almas de seres falecidos, senão a elevação do Aspirante ao nível altíssimo das esferas espirituais onde gravitam essas Almas.

Assim, quanto mais antiga for a tradição esotérica a que se liga o Postulante, mais fácil é sua luta pela conquista da iluminação. Quando, entretanto, liga-se a tradições reconstituídas ou corrompidas, sua luta se torna mais árdua, não conseguindo, na maior parte dos casos, chegar a seu elevado objetivo.

Cada grau, que o discípulo, alcança é expresso na Linguagem Universal do Verbo, por uma palavra que sintetiza todo o Poder da Torrente Espiritual a que está ligado. São as Palavras Sagradas, as Palavras de Passe. Elas são de um enorme poder no Mundo Oculto, por isso Perdida, simbolizada pelo AUM.

O verdadeiro segredo ligado a tal Palavra constitui o fruto da mais elevada iniciação. Mas, para que, um dia, o discípulo possa alcançá-la, é indispensável o apoio espiritual da Tradição Oculta, a fim de que, assim fortalecido, possa enfrentar, com possibilidade de vitória, as forças antagônicas que tentam afastá-lo de seu objetivo.

Como os iniciados criaram um Poder Espiritual Ativo, a humanidade, na sua inconsciência, também, gera um poder incomensurável, formado pelas suas ações, seus pensamentos, palavras e paixões de ordem inferior.

Desse poder, servem-se algumas criaturas para a realização de seus desejos, ódios, vinganças etc., quando aprendem os processos de entrarem em contato com essa força, através, também, de certas iniciações, tão conhecidas dos denominados Magos Negros.

Esse Poder, formado pela coletividade, pelos seus impulsos contrários à Lei, considerado Mal pelos espiritualistas, também, tem uma consciência constituída pelos múltiplos agregados das ações nocivas dos homens em todos os planos de sua atividade.

Esse Poder é o tão falado Guardião do Umbral, a terrível Potestade, que deve ser vencida por todo candidato à Magia Branca. Como o discípulo, durante milênios sem conta, concorreu mais para esse Poder do que para a Torrente Espiritual da Boa Lei, é claro que fica muito mais ligado a ele pelos poderosos laços das más ações, que praticou, do que pelas suas vagas aspirações ao Bem Supremo, que caracterizava o outro pólo.

 É esse o motivo pelo qual se torna difícil ao homem libertar-se da soberania do Guardião do Umbral. É essa libertação preliminar a que visam as provas iniciáticas, impostas ao discípulo.

Assim, o discípulo sozinho, tendo, apenas, por apoio o Poder Espiritual da Tradição a que se filiou, deve cortar, um por um, todos os laços que o prendiam ao Egrégora Negro.

Podemos, agora, compreender por que os Iniciados não podem, de modo algum, interferir nessa luta de vida ou morte em que o discípulo se empenha.

Com o choque, que ele estabelece com o Guardião do Umbral, todas as más qualidades afloram ao campo consciente do discípulo, do mesmo modo que o contato com a Torrente Espiritual faz desabrochar as sementes do bem, que nele porventura existam, de forma a despertar, na sua alma, as duas tendências que se defrontam e se digladiam, até que uma delas sucumba para sempre.

Por isso disse Kut-Humi: “O discípulo deverá, unicamente entregue a seus próprios esforços, escolher o caminho da direita ou da esquerda; fazendo-se por si só um Adepto da Boa Lei ou um Mago Negro, dependendo, exclusivamente, de si próprio a escolha do Caminho”.

Antônio Castanho Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...