O QUE É QUE O TEU COMPORTAMENTO DIZ SOBRE A MAÇONARIA?


 

Eu publiquei isto no meu blog pessoal há algum tempo e tive reações espantosas. Não sei se pensamos muito sobre isto, mas deveríamos… já escrevi sobre isto antes.

Quando me tornei Maçom em 2005, eu estava a juntar-me a um grupo de homens. Não era só me juntei a um grupo de homens, mas tornei-me um representante desse mesmo grupo. Entrei para esse grupo com o desejo de me aperfeiçoar.

Eu abracei os princípios, ideais e costumes que o grupo acreditava ser importantes desenvolver em nós mesmos para nos tornarmos homens de bom caráter. Não havia nada em nenhuns elementos básicos de caráter que colidisse com as minhas crenças religiosas ou pessoais.

Nos últimos catorze anos, conheci alguns dos melhores homens que já encontrei e aprendi muito sobre a Maçonaria, sobre a vida e sobre as características para se ser um homem de princípios elevados. Aspiramos a viver de acordo com um padrão mais elevado do que aqueles do mundo profano lá fora.

Eu costumava dizer que a melhor propaganda da Maçonaria eram os seus membros. Na era das redes sociais, não sei se isso é verdade. Muitas vezes fico envergonhado pela maneira como vejo os maçons se comportarem nas redes sociais.

Eu vejo os maçons postando textos que eles sabem que iniciarão um grande debate e depois participando em discussões online que são desrespeitosas e grosseiras. Há uma página das redes sociais que parece orgulhar-se da falta de respeito que mostram, uns pelos outros.

É também um fórum público. Este comportamento certamente que não representa os meus valores nem a maioria dos Maçons que conheço, e seguramente também não demonstra os padrões da nossa fraternidade.

Eu pergunto-me o que os não-Maçons pensam sobre a nossa Fraternidade quando veem os nossos membros a comportar-se desta forma.

Eu questiono-me sobre que perspectiva os Maçons que procuram informações pensam, quando tropeçam nesses fóruns. Vou lhes dizer honestamente… se eu tivesse visto algo disto em 2004, quando me interessei pela Maçonaria, não tenho a certeza sobre se teria entrado.

Na verdade, tenho a certeza de que não teria. Esta conduta dos nossos membros (nossos representantes) não é o que eu pensava que a Maçonaria era naquela época, e definitivamente não é o que eu sei que a Maçonaria deveria ser hoje.

Eu acredito verdadeiramente no que esta Fraternidade pode fazer pelos homens, no que pode fazer pelas comunidades e na influência positiva que os valores que incutimos nos nossos membros, podem ter no mundo. Eu estudei isto. Eu apliquei. Eu escrevi sobre isto. Eu falei sobre isto. Eu vivi isto nos últimos 14 anos.

Devo admitir, no entanto, às vezes tenho dúvidas sobre a direção que estamos a tomar. Esta loucura pública está por baixo de nós. Não podemos sequer falar sobre algo tão mundano como a forma de nos vestirmos para funções oficiais sem entrar em discussões públicas bastante feias, uns com os outros.

Nós tornamo-nos tão focados interiormente em nós mesmos como indivíduos e nas nossas próprias necessidades nesta época, que esquecemos que fazemos parte de um grupo – cada um representando um ao outro e todos nós representando um padrão mais alto que aspiramos.

Esquecemos  que não somos Maçons para transformar a Maçonaria numa imagem de nós mesmos; tornam Maçons para ser transformados pelos ensinamentos e valores tradicionais da nossa Fraternidade. Para fazer parte de uma longa e orgulhosa tradição. Para sermos homens melhores – elevar-nos acima do mundo bruto e profano ao nosso redor e servir de exemplo para os outros.

Tentemos lembrar-nos sempre de quem somos e que representamos, quando interagimos com o mundo… e tentemos lembrar-nos que, quando nos apresentamos como Maçons para o mundo, cada um de nós representa a TODOS nós.

Todd E. Creason

Tradução de António Jorge

 

Um comentário:

  1. As instituições democráticas nascem com o objetivo de buscar a perfeição em todas as suas ações. Entretanto, os homens que vêm chegando para compor seus quadros, supostamente lapidados para seu mister, persistem nas suas imperfeições.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

A AUTÊNTICA INICIAÇÃO

  Introdução Como sabemos a Maçonaria é uma ins­tituição iniciática por excelência, onde todo candidato para pertencer à Ordem precisa pas...