MAÇONARIA E OS GRAUS INEFÁVEIS DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO


São denominados Graus Inefáveis porque, em quase todos eles, a Palavra Sagrada sempre se refere a DEUS. A designação de inefáveis tem por origem a palavra latina Inefabilis, que exprime algo que não pode ou não deve ser falado ou enunciado, referindo-se ao fato deles estarem empenhados na investigação e na contemplação do nome Inefável, o sagrado nome de DEUS do povo Israelita.

O Nome Inefável dos Judeus é representado pelo Tetragramaton (nome de DEUS em grego), composto por quatro letras hebraicas: yod, he, vau, he ou em maiúsculas : IHVH. Sua verdadeira pronúncia antiga é atualmente desconhecida; os hebreus sinceros consideravam esse nome demasiado sagrado para ser proferido, e, ao lerem as Escrituras Sagradas, o substituíam pelo Adonai, que significa "Senhor".

Os cristãos têm substituídos estas quatro letras por INRI (Iesus Nazarenus, Rex Ludeorum, "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus").

A Maçonaria continuou e perpetuou essa tradição e reverência ao sagrado Nome de Deus, substituindo, porém as quatro letras hebraicas que o compunham pelo Tetragramaton Maçônico G.'.A.'.D.'.U.'. (Grande Arquiteto do Universo) .

Os Graus Inefáveis são praticados na Loja de Perfeição que compreendem do 4º ao 14º Grau do R.'.E.'.A.'.A.'.

4º - Mestre Secreto

5º - Mestre Perfeito

6º - Secretário Íntimo

7º - Preboste ou Juiz, ou Mestre Irlandês

8º - Intendente dos Edifícios, ou Mestre em Israel

9º - Cavaleiro Eleito dos Nove

10º- Cavaleiro Eleito dos Quinze

11º- Sublime Cavaleiro Eleito dos Doze

12º- Grão-Mestre Arquiteto

13º-Cavaleiro do Real Arco

14º-Grande Eleito, ou Perfeito e Sublime Maçom

Trecho do Livro A Lenda de Hiram nos Graus Inefáveis do R.'.E.'.A.'.A.'. de Denizart Silveira de Oliveira Filho - 2013 - 2º Edição - Editora Madras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...