A ESCADA DE JACOB


 

Encontramos no Painel da Loja de Aprendizes uma escada, denominada Escada de Jacob (em hebraico: יעקב, transl. Yaʿaqov, em árabe: يعقوب, transe. Yaʿqūb) que simbolicamente representa a ligação entre a Terra e os Céus. A origem da introdução do simbolismo da Escada de Jacob na Maçonaria Especulativa deve-se à visão de Jacob, registrada no Velho Testamento, Gênesis 28 vers.10, 11,12, 17 e 18.

Gênesis 28 – 10: “E Jacob seguiu o caminho desde Bersba e dirigiu-se a Harã”. Gênesis 11: “Com o tempo atingiu certo lugar e se preparou para ali pernoitar, visto que o Sol já se tinha posto. Tomou, pois, uma das pedras do lugar e a pôs como apoio para a sua cabeça e deitou-se naquele lugar”.

Gênesis 12: “E começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta da terra e o seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela“. Gênesis 17: “Jacob acordou do sono e disse “Verdadeiramente, Jeová está neste lugar e eu mesmo não o sabia”“. Gênesis 18: “E ficou temeroso e acrescentou; “Quão aterrorizante é este lugar” Não é senão a casa de Deus e este é o seu portão de entrada “ “.

Simbolismo da Escada de Jacob

Erguendo-se a partir do Altar dos Juramentos, sustentada pelo L.`. L.`. vai em direção à abóbada celeste representada no teto da Loja. Na base da escada, centro e topo encontramos três símbolos: a cruz – que representa a FÉ, a ancora que representa a ESPERANÇA e um braço estendido em direção a um cálice que representa a CARIDADE e no seu ápice uma estrela de sete pontas.

No dicionário encontramos um dos significados de estrela = destino, sorte, fado, fadário. A estrela de Davi, símbolo judaico tem 6 pontas, formada pela interposição, entrelaçamento ou superposição de dois triângulos equiláteros. No painel do aprendiz, ao lado da estrela de 7 pontas encontramos à direita a Lua rodeada de 7 estrelas e à esquerda o Sol. O número 7, na simbologia mística esclarece-nos do porque uma estrela incomum de 7 pontas no ápice da escada de Jacob

Simbologia do número 7

Principio neutro dominando os elementos da natureza, aliança da ideia e da forma; a unidade em equilíbrio; paciência desenvolvendo a inteligência. Vitória: ligada à natureza e ao amor, simboliza o triunfo do iniciado ao fim da sua busca (entendimento, compreensão e conhecimento)

Poder espiritual vivificante, o aconselhamento fornecido ao iniciado por Deus. Poder final do espírito sobre a matéria. Reintegração da matéria no espírito e do tempo na eternidade. Número de poder mágico com a sua força plena, onde estão compreendidos os estados de evolução física e espiritual que se completam; poder adquirido pelo iniciante nos dois mundos (material e espiritual). Misterioso. Profundo. Estranho e indefinível aos olhos do profano.

Número que representa a energia mais perfeita que Deus concedeu para utilização dos iniciados nos rituais. O sete, diz os seguidores de Pitágoras, era assim chamado em função do verbo grego “sebo”, – venerar e deriva do hebraico Shbo, set, ou satisfeito, abundância, sendo Septos, em grego “santo, divino, de mãe virgem”.

Assim como a Escada de Jacob está envolvida nos mistérios e instituições que a tradição nos dá a conhecer, temos a árvore da vida, no jardim do Éden mostrando-nos caminhos entre um estágio inferior para um estágio superior. O verso da carta do tarô – o arcanjo maior – O julgamento – aonde vemos uma escada de sete degraus um arcanjo com a sua trombeta, tendo à sua volta uma serpente que engole o seu rabo com uma árvore ao seu redor. Além de figuras humanas na base da escada.

Esta carta mostra a ressurreição sob influência do Verbo. A Árvore da Vida carrega a seiva para Ourobus, a serpente que morde a sua própria cauda, que é o símbolo da eternidade. A misteriosa escada dourada (escada de Jacob) que é o veículo para o homem ascender a um plano superior, atendendo ao chamado do arcanjo. A compreensão desta linguagem simbólica implica o conhecimento de questões que estão diretamente ligadas ao estudo e análise do nosso subconsciente, dos arquétipos e do nosso inconsciente coletivo descrito por Carl Gustav Jung.

A Escada de Jacob é um símbolo religioso mostrando-nos que só chegaremos à morada de Deus se galgarmos degrau por degrau a escada da vida. É o símbolo do caminho para a perfeição. A sua colocação no painel do aprendiz indica que o neófito colocou o pé no primeiro degrau da escada, iniciando a sua busca para o aperfeiçoamento moral. Outra visão – a esotérica – da escada de Jacob, onde anjos subiam e desciam por ela, mostra-nos, simbolicamente os ciclos evolutivos e involutivos da vida num perpétuo fluxo e refluxo através dos sucessivos nascimentos e mortes.

A citação bíblica “a casa de meu pai tem muitas moradas” também nos reporta ao seu sentido esotérico, dizendo-nos que há muitos níveis para as criaturas dentro do seu grau de evolução e progresso. Que possamos, na nossa ignorância, atinar para a grande inteligência do Plano de Evolução da Vida, que nos é sugerido no painel da Loja de Aprendiz, pois após a estrela de sete pontas, que simboliza a verdadeira sabedoria e a perfeição moral, ainda poderemos transcender rumo às nuvens, Lua, Sol e demais estrelas do firmamento, incorporando-nos no grande e glorioso Céu, contido na abóbada celeste, para verdadeiramente nos reencontramos com o GADU.

Jurandyr José Teixeira das Neves

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...