A CONSCIÊNCIA DOS NOSSOS DEVERES NA ORDEM MAÇÔNICA PARA COM O PRÓXIMO E A COLETIVIDADE


 

Estimado Irmãos e Família Maçônica!

Vivemos momentos de relacionamentos e atividades com muita paixão e intensidade na sociedade, com os ânimos parecendo estar sempre em nível de tensionamento máximo.

Nós, Maçons, temos em nossos ensinamentos internos, métodos próprios, por meio da simbologia e alegorias existentes em nossos templos e rituais, para trabalhar essa tensão. Serenidade, temperança, tolerância e paciência são virtudes que o Maçom deve manter como parte intrínseca do seu ser.

Estarmos conectados conosco mesmo é primordial para lidar com o stress diário desta vida turbulenta que a atual sociedade nos remete.

O ser humano que é conectado consigo mesmo e entende suas fragilidades e seu potencial, tem maiores chances de sucesso na vida familiar, profissional e social, pois ao se compreender melhor, poderá por via das ferramentas corretas e ensinamentos próprios em nossa sagrada instituição, trabalhar todas as suas asperezas, constituindo o verdadeiro desbaste da pedra bruta.

Chamo a atenção dos nossos Veneráveis Mestres, Vigilantes, Mestres Instalados, Autoridades e Mestres Experimentados, para que ampliem os ensinamentos ritualísticos, culturais e simbólicos em suas reuniões. Precisamos buscar diuturnamente a evolução dos nossos Irmãos e estes Maçons que são experimentados na ciência e arte maçônica, têm as verdadeiras ferramentas para fomentar esse conhecimento e trazer equilíbrio aos Irmãos.

É exatamente essa a importância e proteção da tradição que tanto falamos e trabalhamos para manter. Nossos tempos de estudos são a melhor ferramenta evolutiva para o Maçom. Devemos, além de cobrar as apresentações de trabalho dos Irmãos mais jovens, instigar aqueles com mais tempo e experiência, por já terem passado no trono ou pedestal de Salomão, a cumprirem a sua obrigação de dividir essa sabedoria adquirida com todos e formarmos homens cada vez melhores.

Ser Maçom é tão grandioso que chega a ser imensurável. Temos tanto a aprender e colocar em prática em favor das nossas famílias e da humanidade, que chega a marejar meus olhos de tanta emoção.

 Ver o belíssimo trabalho filantrópico das nossas Lojas, Irmãos, Cunhadas e Sobrinhos, além de outras atividades político-sociais que tantos benefícios trazem, buscando equilibrar exatamente a tensão que a sociedade tem hoje, é notadamente nossa grande missão.

Em minhas orações diárias, agradeço cada um de vocês por continuarem essa maravilhosa missão e peço ao Grande Arquiteto do Universo que proteja todos vocês, as suas famílias e a toda humanidade. Gratidão meus Irmãos e continuamos focados em nossos estudos e crescimento espiritual.

Fraternalmente,

Mucio Bonifácio Guimarães
Grão Mestre Geral
Grande Oriente do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...