POR QUE É QUE O HOMEM PRECISA DE RITOS?


 

Desde o início dos tempos, o homem é fascinado pela morte. As suas primeiras perguntas metafísicas, sem dúvida, surgiram antes da morte.

Antes da morte do outro, e antes da consciência da sua própria morte.

Então ele se perguntou sobre o significado da sua vida e o significado de tudo. Porque o homem é incapaz de estar satisfeito com o que vê. Ele deve imaginar para cada coisa uma origem, um por que, um como e um depois. Cada povo tem a sua própria cosmogonia, que é a representação do mundo e a sua criação, nas várias culturas e civilizações do mundo.

Tudo o que é incompreensível, inexplicável ou que escapa à sua razão leva-o ao esoterismo em todas as suas formas: religião, magia, ocultismo, adivinhação, bruxaria, etc. Ele forjou as suas mitologias e lendas, e foi assim que ele se tornou ele próprio; o dia em que conseguiu praticar a abstração e projetar a sua mente em direção ao imaginário e ao invisível, para o inexplicável, e finalmente para o Sagrado.

Ele inventou mitos, para explicar o que ele não entende para entender todos estes mistérios. Em todas as tradições, inventou, contou e compartilhou mitos sobre a Criação, sobre a vida e a morte. Foi o modo que encontrou para dar sentido ao que ele não pode explicar e, acima de tudo, aceitá-lo.

Se os mitos envolvem símbolos, eles também envolvem a criação e o uso de ritos e rituais, para revelar e explicar esses símbolos. Mitos, símbolos e ritos banharam a nossa consciência e, pela sua universalidade, formaram uma intuição coletiva, um conhecimento comum, que fundou as raízes culturais de cada civilização.

Um ritual é um conjunto de regras, códigos, formas fixas, organizadas e repetitivas. Uma cerimônia ritual é composta de gestos, movimentos, palavras que revelam e expressam um simbólico carregado de significado, de que cada um se apropria e faz ressonar em si de acordo com a sua própria vida. É simbólico de que todos também se podem sentir como algo muito universal e muito pessoal.

Os termos rito e ritual são frequentemente intercambiáveis, mas em geral um rito é composto de vários rituais. Assim, dentro de um rito funerário, são organizados vários rituais, como a reunião na funerária, o discurso no crematório, a dispersão das cinzas e o lanche em comum…

Para os etnólogos, o rito, organizado num ritual cerimonial específico para cada crença ou cultura, é o ato que visa direcionar uma força oculta para uma determinada ação, um objetivo comum ou individual e que consiste em gestos, palavras, ações ou atitudes adaptadas a cada circunstância. Uma das constantes do rito é a sua repetição, a sua prática é renovada de forma idêntica num contexto perpetuamente semelhante. O processo é preciso, não deixa espaço para improvisação, faz parte de uma tradição.

Existem duas categorias de ritos: os rituais periódicos comuns, que fazem parte de uma continuidade cíclica, ligada às estações do ano ou a celebrações regulares, como os cultos religiosos semanais. Existem também ritos particulares que marcam a vida e pontuam a jornada de um indivíduo.

Estes são os ritos de passagem. São mais frequentemente utilizados, fora de funções culturais específicas, para marcar os grandes momentos da vida, individuais ou sociais, ao tornar sagrados momentos especiais. Durante muito tempo, os homens comemoraram os grandes eventos da vida, como nascimento, puberdade ou morte.

Estes ritos de passagem sublinham a passagem de um estado para outro, pontuam ou celebram, em muitas civilizações ou tradições, eventos como nascimento, adolescência, casamento, luto ou iniciação. Na maioria das vezes, estas cerimônias são destinadas a ajudar o sujeito a superar a crise causada por uma mudança (feliz ou infeliz) que ocorre na sua vida. Um rito de passagem geralmente compreende três fases:

Separação forçada, onde o candidato é removido da comunidade.

Um teste, no qual se testa as suas qualidades e a sua capacidade de subir, para mudar de status.

Integração em um novo grupo, renascimento num novo estado.

Os ritos situam-se numa cronologia particular, que está na intersecção entre a eternidade, que funda o sagrado, e a datação precisa do evento, no sentido cartesiano, que divide o tempo de forma artificial.

A primeira função de um ritual é causar uma interrupção, tirar-nos da nossa vida quotidiana, dos nossos hábitos, espaço e tempo comuns. O participante encontra-se fora da vida quotidiana e, gradualmente, deixa o mundo profano, para entrar no mundo do Sagrado. Um ritual é usado para construir uma ponte entre o profano e o Sagrado.

O termo sagrado não é aqui usado como sinônimo de religioso ou relacionado com uma crença. A sua definição é muito mais ampla e depende diretamente de cada um. Existe uma imanência, isto é, a percepção pessoal do princípio do Sagrado, dessa emoção que floresce nas profundezas de nós mesmos, tanto quanto uma transcendência, que é a sensação de um princípio externo e superior, que penetra na nossa consciência. A fonte do Sagrado poderia ser: o encontro, a conjunção entre uma energia externa e algo presente profundamente dentro de nós (talvez a nossa alma?).

A percepção do Sagrado é a síntese entre imanência e transcendência; o seu impacto psíquico e espiritual é um teste avassalador e coloca-o na origem do fato religioso.

A razão nem sempre explica o que os ritos e rituais podem causar em nós. Os rituais simbolizam o inexplicável. A sua função é despertar emoções, incentivar a introspecção ou proporcionar calma, uma paz interior, e permitir que toda a comunidade viva a mesma coisa juntos, promover a aproximação e a comunhão.

Na Maçonaria, o nosso Rito Escocês Antigo e Aceite (REAA), sob aspectos misteriosos, alquímicos e esotéricos, é na realidade um sistema de pensamento que utiliza uma lógica racional muito coerente, mantendo-se muito aberto, pelas suas referências e fontes. Está localizado na confluência de várias tradições.

Se for nutrido pela espiritualidade religiosa, também recebeu bem o pensamento dos cabalistas, hermetistas e alquimistas. Tudo isso junto criou o REAA. A diversidade da sua fonte e a sua abertura ao pensamento universal gerou um método de progressão iniciática de riqueza incomparável, que permite o acesso a um conhecimento cada vez mais elevado.

O Aprendiz que entra na Maçonaria descobre gradualmente que o ritual e os seus símbolos permitem marcar a sua lenta progressão em direção ao seu aperfeiçoamento individual. O ritual praticado em comum cimenta a comunidade, mas de forma alguma altera a personalidade de cada um; a especificidade de cada indivíduo é preservada.

O REAA não é um fim em si, mas um suporte para despertá-lo progressivo da consciência. É ainda mais essencial, porque a riqueza de uma busca é o caminho percorrido pelo Maçom, durante o seu progresso espiritual com os seus irmãos. O objetivo, que é conhecido por ser inacessível, é um horizonte que se aproxima sem nunca ser alcançado, porque a Verdade não é única.

A força do REAA é que ele é ecumênico, humanístico e não dogmático. Permite ao iniciado concretizar no mundo dos vivos o que ele percebeu em Loja. Por uma busca assídua pela Verdade, por meio da espiritualidade, o Maçom Escocês exige para si e para os outros um maior requisito moral. Neste período atual de perda do Sagrado e do vazio espiritual resultante – propício à proliferação de sectarismo e fanatismo -, o Escocismo tem o dever imperativo de preservar a especificidade da sua abordagem.

O REAA é para homens que acreditam na primazia da mente sobre a matéria. Estabelece um espaço e um tempo sagrado. Esse tempo e esse espaço são radicalmente diferentes do tempo e do espaço da nossa vida quotidiana, e é nisso que o ritual permite ao homem aceder ao Sagrado.

Graças ao ritual, a Loja torna-se um lugar espiritual, um lugar de comunhão e fraternidade. O ritual permite descobrir nas profundezas do nosso ser a centelha que, somada às demais, iluminará o templo. O Maçom Escocês trabalha para entender a ordem universal e o seu objetivo.

Os ritos e os rituais, para além das religiões, civilizações, sociedades iniciáticas, são os suportes necessários da espiritualidade. A esmagadora maioria das pessoas é inválida espiritualmente, e o rito constitui um suporte, uma muleta, a escada que permite que cada indivíduo suba progressivamente os estágios da sua evolução pessoal.

O homem tem inteligência e discernimento, mas a sua evolução ainda não lhe permitiu alcançar a verdadeira espiritualidade, porque ainda depende do concreto, da Razão. Ele é um prisioneiro do seu corpo físico e deve prover a sua sobrevivência material.

Para alcançar a espiritualidade, deve desapegar-se do corpo físico, fugir do mundo temporal, modificar a sua percepção e, para isso, usa cerimônias, orações, canções, símbolos, mantras e até substâncias psicotrópicas ou alucinógenas. Alguns recorrem ao jejum, à privação e até a dor.

As religiões entenderam isto bem: a Quaresma para os católicos, o Ramadã para os muçulmanos e o Mikveh para os judeus, são oportunidades de purificação, tal como o ascetismo nas religiões orientais. Todas estas práticas limpam o Homem das suas impurezas, a única forma de conhecer seu criador. Sem isto, os crentes acreditam que não podem alcançar a pureza da alma, ou bem-aventurança, ou mesmo santidade, como eles dizem.

Talvez um dia o homem não precise mais de recorrer a cerimônias, ritos e rituais. A sua evolução permitir-lhe-á alcançar a verdadeira sabedoria, tornar-se um espírito puro, realmente liberto de contingências materiais. Ligado e espiritualmente conectado aos seus companheiros, à Humanidade, ele poderá falar diretamente com o seu criador, percebê-lo naturalmente.

Enquanto isto, meus Irmãos, continuemos comungando num espírito comum, pacífico e sereno, neste lugar atemporal, que deve ser qualificado como Sagrado. Mas nunca devemos esquecer que, se queremos irradiar e espalhar entre os homens a nossa mensagem de fraternidade e esperança é em nós mesmos que devemos buscar os recursos necessários para o nosso aprimoramento e realização pessoal.

Como nenhuma verdade existe e nunca existirá fora de nós mesmos, seremos capazes de abrir e libertar a nossa mente e, finalmente, aceder à verdadeira espiritualidade.

Claude R.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...