EXISTEM FAKES NA MAÇONARIA?

Meus Irmãos

Nesses quase 34 anos de Ordem tenho ouvido e visto verdadeiras aberrações nas redes sociais em relação à Maçonaria.

O principal fake é que Jesus teria sido Maçom. Chegam ao ponto de colocarem sua imagem portando o avental de MI.

Certa vez, ao ouvir essa afirmação, desprovida de lógica, de um irmão, em primeiro lugar lhe informei que nessa época não existia a Maçonaria, em segundo lugar que Jesus seria marceneiro e não pedreiro. Ele não gostou!

Não é segredo para ninguém, que gosta de estudar a nossa Ordem, que a Maçonaria tem sua origem nos grupamentos ou corporações de ofício.

Essa estória de envolvimento com templários, templos egípcios é pura balela, que foi usada na época da criação da UGLE, em 1717, para atrair novos membros e apagar a origem escocesa da Maçonaria.

Não é segredo para ninguém, que Loja Saint Mary’s Chapellde Edimburgo, no início dos anos de 1600, já estava iniciando pessoas que não eram do ofício. Isso tudo comprovado por atas escritas.

Outra colocação que causa espanto é quando ouço falar que a Maçonaria esteve envolvida em todos os movimentos libertários e políticos no Brasil, nas Américas e no mundo.

Isso não é nunca foi e nunca será verdade. Pelos fundamentos principais da Ordem, não é sua atividade, não é sua razão de ser.

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, educativa, beneficente e progressista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade.

Agora os maçons sempre que forem chamados, estarão sempre à disposição, e em defesa dos direitos e da liberdade.

Que cada um de nós cumpra seu papel na sociedade, honre o avental que veste, estude muito, seja honesto e verdadeiro, em fim, seja um digno Maçom.

Mas assim como uns tentam generalizar a nossa Ordem como tendo um papel proeminente nos fatos que influenciaram o mundo, será que ela será, também, responsabilizada pelos desmandos e pela falta de compostura de, felizmente poucos, alguns irmãos?

Portanto meus Irmãos, antes de propagar notícias, mesmo que achem elas sensacionais, sobre a nossa Ordem, busquem informações, estudem os fatos, vejam a veracidade das mesmas, ai sim, divulguem.

Um verdadeiro Maçom estará sempre em busca da Verdade.

Paulo Edgar Melo

MI – Membro ARLS Resplandecer da Acácia, 3157

Oriente de Miguel Pereira-RJ - GOB

 

 

 

  

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...