A Maçonaria mundialmente
reconhecida é composta apenas pelo franco maçônico básico, isto é: Aprendiz,
Companheiro e Mestre. Graus acima dos citados são particularidades dos ritos.
Existem também as conhecidas Ordens de Aperfeiçoamento da maçonaria inglesa,
também conhecidas por “side degree”.
Nenhum grau acima do
terceiro ou o avançamento nas Ordens de Aperfeiçoamento fazem qualquer rito, ou
maçom, melhor do que o outro, já que a plenitude maçônica na Moderna Maçonaria
se encerra com a Lenda do Terceiro Grau.
O Mestre Instalado não é
Grau, porém um título distintivo daquele que legalmente eleito, ou conduzido
por linha sucessória, ocupa a presidência de uma Loja, conhecido como Venerável
Mestre, ou o Mestre da Loja conforme o costume cultural ou vertente maçônica
(inglesa, ou francesa).
Instalação, do verbo
transitivo direto e indireto “instalar”, significa dar posse de um cargo ou
dignidade; investir. Assim, o ato de instalação significa “posse” e sugere que
qualquer pessoa que toma posse de um cargo, estará nele instalada.
Nos meios maçônicos
deveria também prevalecer essa definição, sobretudo no tocante ao Obreiro
eleito para o veneralato de uma Loja que, quando é empossado no Cargo torna-se
o Venerável Mestre Instalado, ou o Mestre Instalado, cujo formato original não
era acompanhado de nenhuma cerimônia litúrgica particular, bastando para tal a
simples transferência do Cargo pelo ocupante que cumprira o seu mandato.
A Moderna Maçonaria
inglesa, entretanto, introduziu um cerimonial para a posse do Mestre da Loja
(Venerável), cuja ritualística se desenvolve por um complexo enredo lendário.
Nesse sentido, essa Cerimônia é própria dos Trabalhos Ingleses (na Inglaterra
não se conhecem “ritos”) e em particular ao Trabalho de Emulação.
Já na Maçonaria de
vertente francesa (latina), originalmente não existe essa prática, lembrando
oportunamente que o Rito Escocês Antigo e Aceito é filho espiritual da França.
Infelizmente nos meios
maçônicos latinos essa prática acabou ganhando guarida, talvez pelo Cerimonial
investido de pompa e misticismo. Daí, Ritos dessa origem como o Escocês, o
Francês ou Moderno e o Adonhiramita adotaram a prática adaptando algumas
passagens para suprir às suas características ritualísticas.
É bem verdade que muitos
Ritos de origem não britânica, porém com base no Trabalho de Emulação,
preferiram não aderir a essa prática, mantendo a pureza de suas origens.
No tocante às Obediências
brasileiras e particularmente o Rito Escocês Antigo e Aceito, severamente o mais
praticado no Brasil, esse costume acompanhado do Ritual de Instalação viria ser
introduzido através das Grandes Lojas brasileiras nascidas da cisão de 1.927
quando as suas lideranças buscaram base nos trabalhos perpetrados pelas Grandes
Lojas norte-americanas onde se pratica o Rito de York (americano) que, de certa
forma seguem o modelo Inglês dos Antigos que, por sua vez aderem o Cerimonial
de Instalação. Dessa forma esse Cerimonial viria aportar na Maçonaria
brasileira, consolidando-se como prática imediatamente após a cisão de 1.927.
A partir de 1968, o
Grande Oriente do Brasil também adotaria esse costume introduzindo-o através de
um Ritual específico, para todos os Ritos nele praticados, salvo o inerente aos
Trabalhos de Emulação (conhecido equivocadamente como York) que já praticava na
sua essência por ser nele um costume original.
Salvo melhor juízo, no
Brasil, atualmente, esse costume está arraigado na Maçonaria Simbólica em
geral, sendo uma prática de todos os ritos estabelecidos na constelação das
Obediências nacionais.
Dadas essas considerações
adquiriu-se o costume de se apor ao nome do Obreiro na qualidade de Venerável,
ou ex-Venerável, das letras M.´.I.´. como rótulo do Mestre Instalado.
Essa maneira não tardou a
ser qualificada de modo equivocado por alguns como se a qualidade distintiva de
um Mestre Instalado fosse um Grau.
Obviamente que não é,
pois como comentando, o simbolismo possui apenas e tão somente três Graus.
Nesse sentido, o
Venerável é Instalado no Sólio como dirigente maior do Canteiro (Loja). Ao
término do seu mandato ele é um ex-Venerável.
Assim todos aqueles que
foram instalados, são conhecidos como Mestres Instalados que têm também o
privilégio de ocupar um lugar distintivo no Oriente, PORÉM SEM O COSTUME
ENGANADO DE TOMAR ASSENTO AO LADO DO VENERÁVEL DA LOJA. OS EX VENERÁVEIS
SENTAM-SE NO ORIENTE, TODAVIA, NA FORMA CORRETA, ABAIXO DO SÓLIO.
Outro mistifório que se
apresenta por alguma vez, é que existe um Conselho de Mestres Instalados que é
formado para a Instalação de um novo Venerável. Esse Conselho, vez por outra é
confundido com um conselho permanente, o que não é correto, pois o dito só é
legalmente formado para a finalidade da Instalação e posteriormente desfeito.
Salvo se for lei na
Obediência, Conselhos prementes que muitas vezes mais se intrometem na condução
legal da Loja do que ajudam são geometricamente errados ao mesmo tempo em que
reforçam a tese equivocada de que Mestre Instalado é um Grau.
Ainda no sentido de
elucidar, porém não contestar, o termo “Past Master” é concordante com a
Maçonaria inglesa, já que para os ritos de origem francesa ficaria mais de
acordo o termo ex Venerável.
Finalizando quero aqui
deixar os meus cumprimentos pela forma como vossa pessoa se apresentou “Mestre
Maçom e Ex-Venerável”. No meu modesto entender o Obreiro que preside uma Loja é
o Venerável, entretanto para sê-lo ele precisa ser Mestre Maçom. De posse do
primeiro malhete ele continuará sendo um Mestre Maçom que possui o título
distintivo de Venerável Mestre.
Deixando o veneralato, ele
é um Ex-Venerável. Todavia ele permanecerá sendo um Mestre Maçom.
Daí é preferível: M∴M∴.
Por Pedro Juk.
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