O APRENDIZ QUE SE TORNOU UM MESTRE


Havia uma vez um aprendiz que sonhava em se tornar mestre maçom. Ele admirava os mestres que conhecera em sua loja, e desejava aprender os segredos e mistérios que eles guardavam. Ele se esforçava em cumprir as tarefas que lhe eram designadas, e em assimilar os ensinamentos que lhe eram transmitidos. Mas ele não se contentava com isso. Ele queria mais. Ele queria saber o que havia por trás dos símbolos, das alegorias e dos rituais da ordem. Ele queria descobrir o que fazia dos mestres maçons homens sábios e virtuosos.

Um dia, ele tomou coragem e foi falar com o seu venerável, o líder da sua loja. Ele lhe perguntou, com respeito e humildade, o que ele precisava fazer para se tornar um mestre maçom. O venerável olhou para ele com bondade e lhe disse:

- Meu filho, para se tornar um mestre maçom, você precisa estudar os símbolos, as alegorias e os rituais da ordem, e praticar as virtudes maçônicas de fraternidade, tolerância e beneficência. Você precisa trabalhar constantemente e perseverantemente na busca da verdade e do aperfeiçoamento.

O aprendiz ficou surpreso com essa resposta. Ele pensou que o venerável lhe diria algo mais profundo e revelador. Ele pensou que o venerável lhe confiaria algum segredo ou mistério que ele deveria conhecer para se tornar um mestre. Ele pensou que o venerável lhe daria alguma prova ou desafio que ele deveria superar para se tornar um mestre.

Ele não se conformou com a resposta do venerável. Ele achou que o venerável estava escondendo algo dele. Ele achou que o venerável não confiava nele. Ele achou que o venerável não queria que ele se tornasse um mestre.

Ele resolveu procurar outro mestre que pudesse lhe revelar os segredos e mistérios da maçonaria. Ele deixou a sua loja de origem e partiu em uma jornada pelo mundo. Ele visitou muitas lojas e países, e conversou com muitos mestres de diferentes origens e tradições. Ele fez a mesma pergunta a todos eles: o que eu preciso fazer para me tornar um mestre maçom?

Mas em todos os lugares que ele foi, ele recebeu a mesma resposta: para se tornar um mestre maçom, você precisa estudar os símbolos, as alegorias e os rituais da ordem, e praticar as virtudes maçônicas de fraternidade, tolerância e beneficência. Você precisa trabalhar constantemente e perseverantemente na busca da verdade e do aperfeiçoamento.

O aprendiz ficou cada vez mais frustrado e decepcionado com essa resposta. Ele não entendia como isso podia ser suficiente para se tornar um mestre maçom. Ele não entendia como isso podia ser tudo o que havia na maçonaria. Ele não entendia como isso podia ser o segredo e o mistério da maçonaria.

Ele continuou a sua busca por muitos anos, mas nunca encontrou o que procurava. Ele nunca encontrou um mestre que lhe revelasse os segredos e mistérios da maçonaria. Ele nunca encontrou um mestre que lhe dissesse algo diferente do que o seu venerável lhe havia dito.

Ele começou a perder a esperança e a fé na maçonaria. Ele começou a duvidar de si mesmo e dos outros. Ele começou a se sentir sozinho e vazio.

Ele decidiu voltar à sua loja de origem, já velho e cansado. Ele queria pedir perdão ao seu venerável por ter duvidado dele, e reconhecer que ele tinha razão. Ele queria voltar ao seu lugar de aprendiz, e recomeçar do zero.

Ele chegou à sua loja de origem depois de muito tempo. Ele encontrou o seu venerável ainda vivo, mas já muito idoso. Ele se aproximou dele com reverência e lhe disse:

- Meu venerável, eu vim lhe pedir perdão por ter duvidado de você, e reconhecer que você estava certo. Eu viajei pelo mundo inteiro em busca dos segredos e mistérios da maçonaria, mas nunca os encontrei. Eu percebi que você me disse a verdade desde o início. Eu percebi que eu desperdicei a minha vida em uma busca vã. Eu percebi que eu me afastei do verdadeiro caminho da maçonaria. Eu quero voltar a ser seu aprendiz, e recomeçar do zero.

O venerável olhou para ele com amor e lhe disse:

- Meu filho, você não precisa me pedir perdão, nem se arrepender do que fez. Você fez o que achou que devia fazer. Você seguiu o seu coração. Você buscou a luz. Você não desperdiçou a sua vida, mas a enriqueceu com experiências e conhecimentos. Você não se afastou do verdadeiro caminho da maçonaria, mas o percorreu de uma forma diferente. Você não precisa voltar a ser meu aprendiz, pois você já se tornou um mestre.

O aprendiz ficou confuso e lhe perguntou:

- Como assim, eu já me tornei um mestre? Eu nunca descobri os segredos e mistérios da maçonaria. Eu nunca fiz nada de extraordinário ou digno de nota. Eu nunca me senti um mestre.

O venerável sorriu e lhe disse:

- Meu filho, você já descobriu o maior segredo e mistério da maçonaria: que não há segredo nem mistério. Você já fez algo de extraordinário e digno de nota: você se manteve fiel à sua busca pela verdade e pelo aperfeiçoamento. Você já se sentiu um mestre quando compreendeu que o único trabalho da maçonaria é o trabalho de si mesmo.

O aprendiz ficou emocionado e lhe perguntou:

- Então, isso é tudo? Isso é o que significa ser um mestre maçom?

O venerável abraçou-o e lhe disse:

- Sim, meu filho, isso é tudo. Isso é o que significa ser um mestre maçom.

E assim termina a história do aprendiz que se tornou um mestre maçom.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CISÃO DO GOB E A FORMAÇÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DA MAÇONARIA BRASILEIRA

Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. O cand...