O QUE É FRATERNIDADE?

Frequentemente ouvimos reformadores zelosos dizerem que os homens precisam aprender a ser seres sociais, que o individualismo, o egoísmo e todas essas crenças são prejudiciais em seus efeitos e que a socialização da vida trará uma era com a qual William Morris sonhou quando escreveu que “a fraternidade é o céu, a falta de fraternidade é o inferno.” (Ou ele usou a palavra “companheirismo”? Não importa.)

Por mais admirável que seja o espírito e a intenção desses reformadores, há uma falácia no cerne de sua teoria. Nós, humanos, já somos seres sociais: nascemos assim. Dizer-nos que precisamos nos tornar sociais é como dizer aos peixes que vivam na água.

Quando um bebê nasce, desde o primeiro instante, ele se encontra no seio de uma família e está ligado por laços indissolúveis ao pai, à mãe, aos irmãos. Conforme cresce, descobre que tem vizinhos ao seu redor.

Quando chega à idade escolar, aprende que há centenas de outras crianças como ele. Na vida adulta, provavelmente se casará e terá sua própria família. Se tiver uma ocupação, perceberá que seu trabalho diário só é possível porque há milhões de outros seres humanos com os quais compartilha interesses comuns.

A natureza social do mundo se reflete na estrutura do próprio corpo e da mente. O homem possui a faculdade da fala, o que implica que há outros ao seu redor com algo a comunicar e que ele também tem algo a comunicar a eles. Quase todo o seu pensamento se refere às suas relações com os outros.

Quando ele se dedica ao aprendizado, a maior parte de seu conhecimento trata de outras pessoas e do que fizeram ou foram. A própria consciência individual, segundo os psicólogos, é de tal natureza que, se um bebê crescesse sozinho em uma ilha deserta, ele se tornaria idiota ou insano, não importando o quão saudável fosse seu corpo. Não há como um homem se tornar um ser social, porque ele já o é e jamais poderá ser outra coisa.

A socialidade é um fato orgânico, embutido na natureza do homem e do mundo humano, do qual ele não pode escapar, assim como não pode escapar de sua própria pele. Este fato, ao que me parece, é absolutamente essencial para uma compreensão correta do nosso tema.

Esses fatos são tão evidentes para nós que parece impossível que qualquer pessoa madura possa ignorá-los. No entanto, foi exatamente isso que ocorreu, e com milhões de pessoas, pois essa compreensão do homem como ser social por natureza é uma das conquistas do pensamento moderno e da pesquisa científica.

Durante muito tempo, os psicólogos presumiram que o homem surgia como um indivíduo solitário, sem conexão com os outros, e que gradualmente assumia relações sociais. Sociólogos e economistas políticos se esforçavam para explicar como uma individualidade autossuficiente como a do homem poderia ter formado comunidades. Rousseau propôs a teoria do “Contrato Social” para explicar o fenômeno; Hobbes trouxe outra teoria, e assim por diante.

Economistas começaram seus tratados descrevendo um homem hipotético vivendo sozinho em uma ilha deserta e depois tentavam demonstrar como seus interesses econômicos o levariam a formar associações industriais com outros. Teólogos imaginavam o homem surgindo como uma unidade solitária, que depois deveria ser levada a se relacionar com Deus e com outros homens.

Todas essas teorias, então e agora — pois ainda sobrevivem de alguma forma —, são inúteis porque partem do pressuposto de que o homem é uma unidade solitária que precisa se tornar social por esforço próprio, enquanto a verdade é que ele já é social desde o princípio.

Sendo isso verdade, fica evidente que a fraternidade não é apenas uma aspiração sentimental, sentida por pessoas sensíveis e buscada por idealistas. Pelo contrário, ela já é um fato, tão real e sólido quanto a rocha-mãe que sustenta as montanhas.

Praticar a fraternidade é descobrir que nós, humanos, já somos irmãos por natureza e que nunca seremos felizes ou viveremos em harmonia com as leis e forças do nosso próprio ser até aprendermos a amar uns aos outros e cultivarmos o espírito fraternal. Quem acredita que somos, por natureza, como lobos ou tigres, impedidos de nos devorar apenas pelo medo ou pelo costume, e que apenas aqueles que constroem suas vidas sobre o egoísmo têm a natureza a seu favor, comete um erro fatal.

O único homem que tem a natureza ao seu lado é aquele que constrói sobre o fato de que o ser humano é um ser social e que, portanto, jamais poderá ser feliz até viver em harmonia com seus semelhantes.

Os psicólogos, que realizam cuidadosas investigações sobre os instintos, nos dizem que a antiga ideia de que o instinto mais poderoso do homem é o da autopreservação, com tudo o mais sendo secundário, é uma falácia terrível.

A verdade, segundo eles, é que os instintos voltados para os outros, como o instinto da paternidade e o instinto da socialidade, são igualmente primitivos e igualmente poderosos, e que o indivíduo que os suprime sofrerá de inúmeras formas. Por que alguém, ao ver uma pessoa prestes a se afogar, mesmo que seja um total desconhecido, abandonaria esposa e filhos para se lançar na água, arriscando a própria vida? Ele não raciocina nem argumenta sobre o assunto; age por instinto.

A necessidade de viver uma vida fraterna está escrita nas próprias fibras do nosso ser, e quem vive em oposição a essa necessidade se condena a um estado anormal em que sua felicidade desaparecerá. Isso, ao que me parece, é uma das primeiras leis da fraternidade: não se trata de um luxo sentimental, mas de uma necessidade, tal como pão, ar e água.

Podemos descrever a fraternidade como o desenvolvimento normal dos instintos sociais ou como um ajuste sábio e sensato do indivíduo à sua comunidade. Quem faz esse ajuste não o faz por mero sentimentalismo ou desejo piedoso, mas porque essa é a realidade da natureza humana. Assim como o homem precisa estar em relação correta com os alimentos que ingere para manter a saúde, ele também precisa estar em relação correta com seus semelhantes para viver com felicidade.

Aquele que compreende que a fraternidade é uma forma de sabedoria e que a realidade exige sua prática não será perturbado por dificuldades sentimentais. Tampouco permitirá que experiências pessoais o tornem amargo em relação ao ideal fraterno. Pode ser que eu e meu vizinho sejamos completamente opostos um ao outro. O que eu admiro, ele detesta. O que ele ama, eu odeio.

Seu temperamento é contrário ao meu. Nossas ocupações entram em conflito. Não conseguimos conviver socialmente porque nossas diferenças são muitas. Mas isso não tem nada a ver com a fraternidade. Ser fraterno não exige que gostemos pessoalmente de todos, nem que todos gostem de nós. Isso pertence ao domínio das amizades privadas, não à fraternidade.

Se não posso gostar do meu vizinho, ainda assim posso ser seu irmão. Posso ser justo em todos os meus negócios com ele. Posso me recusar a prejudicá-lo ou a falar mal dele. Posso manter uma atitude de boa vontade e desejar-lhe felicidade. Posso estar sempre pronto a ajudá-lo e jamais colocar obstáculos em seu caminho. Se tivermos uma divergência, posso enfrentá-la como um homem, honestamente e sem rancor infantil. Essa atitude é o espírito fraterno, e pode florescer mesmo onde a amizade pessoal for impossível.

Na Maçonaria, chamamos o vínculo que une os homens nesse esforço de “Laço Místico”. É impossível descrevê-lo, mas aqueles que o conhecem por experiência não precisam de definições. Ele mistura amizade e cooperação, mas é algo maior que ambas.

Por mais que possamos definir esse vínculo, é verdade que aquilo a que nos referimos é, na realidade, a esperança do mundo. Somente quando os homens estiverem unidos por esse laço, sejam ou não maçons, a humanidade poderá avançar em direção à felicidade. Pois, no fim das contas, o mundo é uma unidade, e a raça humana é uma só. Essa é a verdadeira natureza da humanidade, e ela nunca poderá ser feliz até que todos ajam em harmonia com sua essência.

Aqueles que zombam das aspirações pela unidade racial, pelo internacionalismo e por todos os esforços para aproximar os homens uns dos outros, e as mulheres entre si, não sabem do que falam, pois, ainda que não percebam, são eles que estão iludidos por sentimentalismos vazios e miragens imaginárias — não aqueles que trabalham para construir a vida sobre as bases em que ela foi destinada a repousar.

Na medida em que um homem compreende a fraternidade e age em conformidade com suas exigências, ele sempre trabalhará pela unidade humana. Em sua loja maçônica, ele não será uma força de divisão e distração. Em sua comunidade, será um bom cidadão, que entende que a sociedade tem o direito de exigir sacrifícios de seus membros.

Ele sustentará e defenderá os princípios de seu país e se oporá a toda influência que contribua para sua degradação e fragmentação. Usará seus esforços para combater a antipatia racial, as diferenças religiosas e o ódio de classes.

Estará sempre contra a guerra, o fanatismo, os ciúmes nacionais e as ambições injustas, as intrigas de falsos estadistas e a complacência pública com vícios sociais. Essa é sua missão como verdadeiro soldado da fraternidade.

A Maçonaria desempenhou um papel crucial na promoção dessas condições, e a parte que ainda lhe cabe desempenhar “é maior do que os doze trabalhos de Hércules”. É algo grandioso para o mundo que, em tempos em que o espírito de conflito e divisão está tão disseminado, exista uma organização internacional poderosa de homens que pregam e enfatizam a necessidade de unidade, harmonia e cooperação entre as nações.

Gosto de pensar que a Fraternidade Maçônica é uma grande escola onde os homens aprendem a fraternidade praticando-a com seus irmãos maçons, pois quem começa praticando entre seus irmãos acabará, mais cedo ou mais tarde, por praticá-la com todos. E gosto de imaginar que a Maçonaria é um mundo dentro do mundo, onde esses hábitos de fraternidade estão se desenvolvendo e um dia se enraizarão em toda parte. Assim como o jardineiro semeia suas plantas no abrigo da estufa durante o inverno para depois levá-las ao ar livre, dentro dos braços protetores da Fraternidade está crescendo um espírito que, à medida que as condições permitirem, se espalhará por toda parte.

O grande trabalho do mundo só pode ser realizado pelo esforço conjunto e cooperativo de todos os homens. No momento, esse mundo está despedaçado, sangrando em cada ferida. Isso não significa que a fraternidade tenha fracassado. Significa que um mundo sem fraternidade é um fracasso.

A fraternidade é o único meio viável para curar as dores da humanidade. Cada indivíduo que aprende na loja maçônica as lições de fraternidade e as aplica em sua vida cotidiana contribui para uma nova ordem onde reinará a paz para todos os homens.

Algo que deve realizar tal obra não pode ser uma frágil manifestação de sentimentalismo privado. Trata-se de uma força mundial capaz de empreendimentos gigantescos. Aqueles que a veem apenas como um aperto de mão e uma tapinha nas costas estão lidando com ela como crianças. A fraternidade é uma lei universal, destinada a transformar a terra em conformidade consigo mesma. Como força mundial, é algo magnífico, imponente, quase divino.

"Eu proclamo a palavra de ordem primordial, dou o sinal da Democracia; Por Deus! Não aceitarei nada que não possa ser compartilhado por todos nós mesmos termos... Sonhei em um sonho que vi uma cidade invencível contra os ataques do restante do mundo; Sonhei que essa era a nova Cidade dos Amigos; nada ali era maior do que a qualidade do amor forte — era ela que guiava todo o resto...Rapidamente se ergueu e se espalhou ao meu redor a paz e o conhecimento que transcendem todos os argumentos da Terra, e sei que a mão de Deus é a promessa da minha própria, e sei que o espírito de Deus é o irmão do meu próprio, e que todos os homens que já nasceram são também meus irmãos, e as mulheres, minhas irmãs e amantes, e que o esteio da criação é o amor...Seria um sonho? Não! O sonho é a ausência disso, e, sem isso, a vida e sua riqueza não passam de ilusão, e todo o mundo, um sonho!" (Walt Whitman, Folhas de relva)

Autor: H. L. Haywood

*A tradução do texto original foi realizada com uso de IA.

 

 

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