VAIDADE MAÇÔNICA



Como diria Caetano: É que Narciso acha feio o que não é espelho! E Maçonaria infelizmente não é diferente.

Entre os vícios combatidos na Sublime Ordem, está a VAIDADE, pois é, quem diria..... Logo o maçom acostumado ao nem nu e nem vestido, levado a reflexões filosóficas sobre tal estado material.

Mas a Maçonaria tem algo que não concordo, principalmente nas cores e ilustrações de aventais e colares; deveríamos vestir somente o puro, o do aprendizado, pois a senda maçônica não é essa? Do eterno aprendizado?

Existem vários irmãos que ao iniciar já pensam em quando irão ocupar o trono de Salomão, e quando o ocupam viram donos de loja, sem ouvir ou mesmo submeter sua vontade em detrimento da harmonia geral.

Mas o que leva o maçom a caminho da vaidade? A própria Maçonaria? Ou o seu entendimento daquilo que seja humildade e fraternidade?

Muito bem, tenho minha própria tese sobre isso:
1º - Não entendeu o propósito maçônico.

2º - Não entendeu que dentro de loja, não existem patentes, títulos profanos e muito menos riqueza.

3º - Vestir um avental não quer dizer que seja um verdadeiro maçom, seu lugar não é ali.

4º - Irmãos cometem erros, de pequena ou de grande proporção, cada qual deve ser julgado de forma verdadeira e imparcial, não importa que seja Delegado, Juiz, Deputado, Prefeito ou sei lá o que.

5º - A justiça está para todos, maçons ou não! É um direito de todo cidadão! Ser maçom não quer dizer intocável já foram punidos vários e ainda muitos deverão ser punidos, não só pela ordem, mas pela justiça comum a todos.

Porém, se o mundo fosse perfeito, para que existiria Maçonaria? Não teria razão para existir, só que isso não é desculpa para empáfia.

Participar de Maçonaria não fez e não fará ninguém melhor do que ninguém; a diferença está em compreender os desígnios do GADU e transformar.

Fonte: Blog Maçonaria Comentada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...