O cerimonial maçônico se
originou nos ritos ancestrais e ao longo do tempo vem sendo adaptado em
conformidade com a época em que ocorre.
O Salmo 133, também denominado Salmo da
Fraternidade ou Concórdia, é lido pelo Ir.’. Or.’. durante a abertura dos
trabalhos no Grau de Ap.’. M.’. .
Sua autoria é
atribuída a David onde ele exalta a beleza do fato dos irmãos estarem juntos,
em harmonia.
O
Salmo faz menção a personagens, objetos e lugares, conforme veremos a seguir:
Aarão:
Era bisneto de Levi e irmão mais velho
de Moisés. Primeiro sacerdote (Êxodo cap.29 Versículos 4 – 7) hebraico do qual
passou a ser patriarca e ajudou seu irmão mais novo a libertar o povo hebreu da
escravidão no Egito. Seu nome significa “iluminado”, “elevado” ou “sublime”.
Tinha o dom da oratória e seu irmão Moisés, quase nunca falava, pois
apresentava problemas de dicção. (Êxodo cap. 4 vers.10).
As
Vestes de Aarão:
Os sacerdotes, como guardiões da
palavra de Deus se vestiam de forma própria, de modo que suas vestes o
distinguissem dos demais fiéis.
“Farás a teu
irmão Aarão vestes sagradas em sinal de dignidade, de ornato... de sorte que ele
seja consagrado ao meu sacerdócio. Eis as vestes que deverão fazer: um
peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, uma mitra, um cinto deverão
usar fios de lá azul púrpura e vermelha, fios de ouro de linho puro... farás
também o peitoral.. e encheras de pedras de engate ... e serão aquelas pedras
os nomes das doze tribos de Israel.” (Êxodo cap.28 Versículo 4 e
40)
O Óleo da Unção:
É comum se encontrar na Bíblia citações sobre óleos de unção
utilizados em consagrações sacerdotais.
No salmo
133, é citado “...o óleo precioso sobre a cabeça...”
(O Êxodo
cap. 30 vers. 22 ao 33) descreve qual o óleo citado no Salmo em estudo.
“O senhor disse a Moisés, escolhe os mais preciosos aromas:
500 ciclos de mirra... 250 ciclos de junco odorífero, 500 ciclos de cássia e um
hin de azeite de oliveira. Será este o óleo para a sagrada unção. Este será
para mim, o óleo da unção sagrada, de geração em geração.”
Hermon:
O Monte Hermon se localiza na cordilheira de Antilíbano,
fazendo divisa entre Israel, Líbano e Síria. Com mais de 2000m de altitude, seu
cume permanece nevado durante o ano inteiro.
Sião:
É uma das colinas
sobre as quais se construiu Jerusalém. Possui cerca de 800 metros, e se
localiza entre os vales de Cedron e de Tyropocon a qual segundo a Bíblia, David
tomou dos Jebuseus, mais ou menos em 1000 A.C.(Aarão viveu por volta de 1300
A.C.).
Sião ou Sion passou a
ser o nome simbólico de Jerusalém, da Terra prometida, da cidade de Davi.
Deriva de Sion a palavra Sionismo.
Interpretação:
“OH! QUÃO BOM E QUÃO SUAVE É QUE OS IRMÃOS
VIVAM EM UNIÃO!”
Essa frase faz alusão
aos que vinham em romaria de todas as partes de Israel para se reunir em volta
do templo. Representa a união de pessoas de todas as classes em adoração a
Jeová (Deus).
“É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA, QUE
DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARÃO;”
Simboliza que o óleo foi entornado com tal abundância, que
desceu pela barba de Aarão.
Barba que simbolizava respeito e poder numa sociedade
patriarcal, por isso o óleo chegar à barba simboliza a unção do poder
sacerdotal de Aarão.
Entende-se aí por cabeça os cinco sentidos, visão, audição,
paladar, olfato e tato, significando a purificação dos mesmos pelo óleo.
“E QUE
DESCE À ORLA DE SUAS VESTES;”
As vestes fazem
alusão ao nosso corpo físico, que na abertura dos trabalhos maçônicos, quando
todos se unem e concentram, é banhado pela energia divina.
“É COMO O ORVALHO DE HERMON;”
Simboliza o orvalho que desce do monte durante a noite,
criando condições propícias para a manutenção da vida em uma região desértica.
Simboliza também o a água do degelo que desce para alimentar o rio Jordão, responsável
pelo abastecimento da região.
Ou seja, através do seu orvalho o Monte Hermon proporciona a
vida.
“QUE DESCE SOBRE SIÃO;”
Simboliza descer sobre Jerusalém, que foi construída sobre o
Monte Sião.
“PORQUE
ALI O SENHOR ORDENOU A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE.”
Simboliza que a
reunião dos romeiros (irmãos), fazia com que a benção descesse sobre todos,
manifestada no orvalho, e nas águas do Jordão que tornavam possível a vida na
Terra Prometida.
Bibliografia:
- Ritual do Aprendiz
- Maçonaria. net
Carlos Eduardo Queiróz
A.’.M.’.
Jorge Antonio D. da Fonseca A.’.M.’.
Vitor Dias Bacelar A.’.M.’.
A.’. R.’. L.’.
S.’. Cedros do Líbano Nº 1688 – Miguel Pereira/RJ - GOB
Quando os irmãos vivem em união, eles estão ungidos. Isto é, eles ganham um poder que não teriam caso estivessem desunidos. O somatório das capacidades de todos os irmãos é maior quando estão todos unidos (ungidos).
ResponderExcluirE este "poder adicional" transborda daqueles que estão ungidos tal como o orvalho do monte Hermon, que desce pelo monte e ajuda a fertilizar todo o terreno a sua volta. Ou seja, é como se cada irmão fosse o monte Hermon e tornasse fértil (de idéias e de ações) aqueles a sua volta, como sua família, sua comunidade e sua cidade.
Com este cenário, o senhor ordena a vida para sempre. Ou seja, nosso Pai Celestial vê a ordem estabelecida capaz de proporcionar a todos a vida para sempre.
Uma coisa leva à outra, pela simples vontade dos irmãos viverem em união.