Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A JUSTA FRATERNIDADE


Algumas pessoas se questionam por que a Maçonaria se dedica a pregar como mote de sua filosofia, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, já que sabem que ela própria a Maçonaria é, pelo dito popular, exclusivista.

A resposta nos parece simples...

Se como Maçons, nós é pedido e incentivado que através da profunda reflexão e estudo, devemos crer numa força maior, força essa que “geometrizou” o universo, todos devemos atender aos ensinamentos desse Grande Arquiteto, que é o de fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Se for verdade que as pessoas devem resgatar seus débitos junto às Leis Divinas, também o é, que devemos ajudar-nos mutuamente, que devemos respeitarmo-nos mutuamente, que devemos considerar que somos todos diferentes... Por isso devemos ter muito, mas muito cuidado mesmo com os prejulgamentos, os preconceitos, as avaliações superficiais, frutos muito mais de nossas contrariedades, do que da verdade...

Ensina a filosofia que são os doentes que necessitam de médicos e não os sãos.

Assim, quem mais necessita de apoio e fraternidade são aqueles que mais sofrem, seja de doenças físicas, seja de doenças da alma, essas muito mais graves...

Designamo-nos e nos reconhecemos como Maçons por Irmãos e analisando sob esse ponto de vista, quem de nós, mesmo sabendo que um Irmão pode cometer erros, não buscaria todos os meios de ajudá-lo?...

Ademais, quem garante que a lei que julga e pune os erros é verdadeiramente Justa?

Quem garante que os Julgadores são verdadeiros Justos e Isentos?

Neste passo, é cabal deixarmos que a Liberdade seja experimentada em essência e não se torne figura de retórica para satisfazer momentos de conveniência.

É fundamental que a Igualdade seja encarada como sustentáculo de ações diárias, posto que não pode existir sob a bandeira da Liberdade e da Fraternidade a Desigualdade.

É fundamental que sejamos merecedores de Liberdade, Fraternidade e de Igualdade, agindo de modo a espalhá-las sob todos os recantos da Terra.

Assim, Fraternidade, Liberdade e Igualdade, molas propulsoras da Ordem Maçônica, devem ser vividas e não apenas comentadas...

Para que pensemos...

”Desprezar a liberdade, a igualdade e a fraternidade de uns para com os outros, mantendo a flama do conhecimento superior, será o mesmo que encarcerar a lâmpada acesa numa torre admirável alta e inacessível, relegando à sombra os que padecem desesperados, ou que se imobilizam inermes, em derredor”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares