A MAÇONARIA VERDADEIRA, UMA ESPERANÇA!


É verdade que a maioria dos homens, cegos e fascinados pelo poder, se esquecem que as edificações destinadas à humanidade não podem prescindir de certos valores, principalmente os valores espirituais.

Há muito temos procurado saídas para esse estado de coisas e a construção de uma estrutura espiritual da Maçonaria, para que os verdadeiros maçons, tomados de coragem, esperança e fé, deixem os limites de suas oficinas e substituam a Maçonaria doméstica praticada, pela Maçonaria Universal.

Analisemos duas frases gravadas na câmara das reflexões:

”Se sois capaz de dissimulações, tremei, porque penetraremos e leremos o fundo do vosso coração”.

“Se temeis ter descoberto os vossos defeitos, sentir-vos-ei mal entre nós. Afastai-vos!”.

Os vocábulos que compõem tais frases são claríssimos e representam a base iniciática da Maçonaria, a base da iniciação verdadeira e o autoconhecimento.

O idealismo sincero deve habitar e, até mesmo, inflamar o coração dos maçons. É necessário que isso aconteça, mas não é suficiente. Apenas desejar a verdadeira Luz e a assistência aos menos favorecidos é muito pouco para nós. É imperativa a realização, a transformação da alma, conseqüência de um trabalho árduo de reforma interior, resultante de novos hábitos, o que não se consegue somente por esforço intelectual. Tais mudanças exigem coragem, sacrifício e, sobretudo sinceridade consigo próprio, por sinal tarefa das mais difíceis.

Para muitos, a Ordem tem crescido, e bem, porque consideram crescimento o simples aumento quantitativo sem se questionar sobre a qualidade dos novos maçons e porque não, também, sobre certo comodismo por parte dos mais antigos.

A seleção deficiente, a preocupação com o status do candidato, a ausência de instrução maçônica, o abandono do ritual, a indisciplina, os usos e costumes, o desrespeito à hierarquia e a prevalência da lei da vantagem têm transformado algumas lojas em ineficiente clube de serviços e assim, estimulando os iniciados bem intencionados, desencantados, a deixarem nossa Ordem.

O mundo de hoje é regido pelo materialismo; apesar do esforço e do clamor das religiões, vivemos rodeados de espelhos a refletirem imagens deformadas, que por um direcionamento habilmente manipulado pelos órgãos de comunicação, formam mentalidades condicionadas, alcançando todas as idades, principalmente as mais jovens.

Não é culpa do progresso científico e tecnológico, mas do seu mau uso, não possibilitando um progresso espiritual paralelo, criando a cada dia, mais necessidades materiais e tornando o homem um egoísta, um egocêntrico.

Mas sejamos otimistas! 
A Maçonaria talvez seja uma das únicas instituições capaz de reverter esse panorama; para isso, basta devolvermos a ela a sua real identidade. 

Necessitamos readquirir as bases da verdadeira iniciação, perder as vaidades, retirar todos os resquícios da intolerância, do egoísmo, do radicalismo, da superstição e da ambição desmedida que nos cega e não permite a renúncia.

A tarefa principal da Maçonaria é oferecer a verdadeira educação espiritual aos próprios maçons, educação esta, capaz de alterar profundamente as bases de suas convicções profanas. Muitos hábitos terão que ser desfeitos e substituídos por outros. Os maçons no mundo profano, através de seus exemplos e testemunhos, formarão outros homens à sua semelhança, estes formarão outros e assim desenvolver-se-á uma reação em cadeia capaz de reformar a sociedade.

Procuremos, então, conhecer os princípios básicos da Arte Real.                        
Aprofundemo-nos, passemos à ação!


Trabalho do Ir.´. Carlos Modesto Cabreira. Loja 22 de dezembro nº 14 – Nova Andradina - MS


Um comentário:

  1. Excente Texto . Simplesmente peerfeito. Parabéns.
    °
    TFA ° ° Marco Aurélio Wilt.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...