DEZ PERGUNTAS QUE TODO MAÇOM DEVE ESTAR PREPARADO PARA RESPONDER


Relacionamos abaixo as perguntas mais frequentes que nos são formuladas, e UMA, ENTRE OUTRAS formas corretas de respondê-las:

1 - Mulher entra na Maçonaria?

Na nossa Ordem, não, mas há Lojas Femininas e Mistas nas quais ela pode entrar.

2 - E por que na vossa Ordem elas não ingressam?

A Maçonaria desperta muita curiosidade entre as pessoas e é inevitável que surjam perguntas indiscretas, absurdas e até mesmo atrevidas a respeito de nossas atividades.

Muitas vezes, ao término de uma sessão pública, o maçom é surpreendido com essas perguntas e, não respondendo ou dando uma resposta evasiva ou dúbia, perde sua credibilidade e acaba causando um enorme prejuízo à Instituição. Uma resposta correta, verdadeira e sensata contribui para o engrandecimento da Ordem.

Por ser uma Ordem masculina. Acreditamos que homens e mulheres devem frequentar Lojas separadas, da mesma maneira que monges e freiras não se misturam.

3 - Por que a Maçonaria não admite deficientes físicos?

Pelos mesmos motivos que as Forças Armadas não os admite, ou seja, porque desenvolvemos intensas atividades ritualísticas.

Entretanto, se um candidato apresentar uma deficiência física moderada, compatível com o trabalho ritualístico, ele será bem vindo.

4 - A Maçonaria recusa candidatos pobres?

Pobreza é um termo relativo. Como nossa finalidade é auxiliar os outros, necessitamos de pessoas que possam fazê-lo.

Quem é muito pobre deve permanecer do outro lado, ou seja, daquele em que estão os que necessitam de auxílio. Além do mais, temos obrigações pecuniárias para com a Maçonaria (manutenção do Templo, contas, impostos etc.) que são cotizadas entre os maçons.

5 - Vocês sacrificam animais em seus Rituais?

Não. Sacrificamos apenas algumas horas de lazer e convívio familiar para comparecer às nossas reuniões e trabalhar para causas sociais, beneficentes, culturais e outras.

6 - Qual é o significado do bode na Maçonaria?

Nenhum. O bode não é um símbolo maçônico. Não há referência alguma a esse animal em nossos Templos, Rituais ou Literaturas. O bode foi utilizado pelos inimigos da Maçonaria para nos ridicularizar. Alguns maçons, por mera brincadeira, colocam adesivos com a figura do bode em seus carros; outros ostentam estatuetas de bodes em seus escritórios etc.

7 - Os maçons se auxiliam incondicionalmente?

Não. O maçom auxilia o seu Irmão quando este sofre uma injustiça ou perseguição ou é vítima de uma fatalidade.

Quando um Irmão erra ou age mal, nós o expulsamos da Maçonaria.

8 - A Maçonaria é elitista?

Sim, mas não no sentido pejorativo do termo e apenas na sua mais elevada acepção. A Maçonaria escolhe homens livres e de bons costumes para o ingresso na Ordem. E procura escolher os melhores.

9 - A Maçonaria conspira contra o Governo?

Não, desde que sejam legítimos e democráticos. Sim, quando são ilegítimos, injustos e ditatoriais.

10 - A Maçonaria é cristã?

Não. A Maçonaria não é cristã, nem judaica, nem budista, nem maometana. A Maçonaria não adota nenhuma religião, mas também não interfere na crença pessoal de cada maçom, respeitando-a, porém.

José Américo Merlo - Ex -Grão- Mestre da Grande Loja do Espírito Santo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre a postagem de comentários, os mesmos estarão sujeitos a moderação.
Procurem sempre se identificarem.

Postagem em destaque

AS ORIGENS DAS SOCIEDADES SECRETAS: MAÇONARIA E INFLUÊNCIAS ANTIGAS

O documento “As Origens das Ordens Secretas” explora o surgimento e a evolução das sociedades secretas, com foco especial na Maçonaria e na ...