MINHA CAMINHADA MAÇÔNICA-PARTE 2


 

Meus Irmãos.

Dando continuidade a minha saga maçônica, como discriminei anteriormente, estava próximo de minha aposentadoria, e de mudança de Oriente.

Passei a frequentar algumas lojas do município, tendo, de imediato, me identificado com uma.

Era uma loja com um número reduzido de quadro. Para se ter uma ideia, após minha filiação, passou a ter 11 irmãos, sendo 2 companheiros.

Passei a visitar todas as lojas da região, convidando para nos ajudar na visitação. A resposta foi quase nula!

Cansei de dar número mínimo nas lojas visitadas. Fiz todos os cargos que vocês podem imaginar. Até presidi uma Elevação, pois o venerável não se sentia seguro para fazê-la. Só a sagração foi feita por ele.

Enquanto isso, muitas vezes, a caminho de minha loja, via irmãos em restaurantes, e não tínhamos número suficiente para abrir nossos trabalhos.

Porém, a nossa loja foi crescendo, começamos a nos reunir, também, fora do templo com nossa família.

Numa dessas reuniões, realizadas em minha casa, surgiu a ideia de construirmos o nosso próprio templo.

Uma sobrinha recebeu uma herança e se prontificou a doar um terreno para nós. Corremos a procura do mesmo e ele foi comprado.

Agora era outra tarefa: Como conseguir o dinheiro para a construção?

Doações surgiram, rifas, participação em barraquinhas de festas juninas, ajuda do Grande Oriente Estadual, e o dinheiro foi sendo conseguido, e partimos para construção.

Foi uma tarefa árdua, mas conseguimos!

O templo ficou lindo! As nossas cunhadas fizeram toda ornamentação em mosaicos.

Conseguimos a Sagração e passamos a funcionar regularmente no local.

Com o tempo, perdemos alguns irmãos. Alguns por abandono e outros por falecimentos. Mas estava dando para continuar.

Em 2006 assumi o cargo de Coordenador de Circunscrição, que anteriormente era chamado de Delegado Regional. Esse cargo, posteriormente, passou a de Assessor.

Embora com dificuldades tudo ia correndo bem. Era uma loja cheia de atividades. Porém, com o decorrer do tempo, um grupo familiar resolveu se perpetuar no poder.

A partir daí, tudo começou a dar para trás! Foi tanta intriga e artimanhas, que ao serem derrotados em suas intenções, acabaram saído da loja e se filiando numa de outra potência. Onde, posteriormente, acabaram sendo expulsos de lá.

Parece até que as forças negativas, criadas por eles, ficaram encravadas na nossa loja.

Aí veio a pandemia, os trabalhos foram suspensos.

Posteriormente, recebi uma mensagem via WhatsApp que haveria uma eleição fora de época.

Fiz de imediato um questionamento. Como poderia haver uma eleição pois, além do templo estar fechado, havia um venerável eleito regularmente.

A pergunta seguinte foi quais seriam os candidatos? A resposta não deixou dúvidas sobre a tentativa de golpe. Entre os “candidatos” tinha um que estava em estado vegetativo em um hospital e três inadimplentes a mais de um ano.

Imediatamente comuniquei ao Grão Mestrado essa atitude. A ordem foi clara: Mande cancelar essa eleição!

Como não conseguiram o seu intento, foi feita uma reunião em que as dívidas foram perdoadas, e no prazo legal seria feita a eleição.

Nesse momento senti que era hora de me retirar, mesmo sabendo que teria de abdicar do meu cargo, pois nessa loja não voltaria mais.

Sai e me filiei em outra loja da cidade, onde estou muito bem.

Alguns que vão ler esses trabalhos vão até questionar: Como ele, depois de tantos aborrecimentos, continua firme na Ordem?

Meus irmãos, Maçonaria para mim é missão! E pretendo continuar nela até o fim dos meus dias.

Sei que um dia terei que deixá-la, só que estarei dentro de um caixão! Sinceramente espero que demore muito esse dia.

Que o que escrevi sirva de incentivo para nunca desistir. Nossa Ordem é linda! É perfeita! Porém sempre vamos encontrar com falsos irmãos, aqueles que nunca deveriam estar na Ordem. Vamos fazer sindicâncias mais severas para impedir que essas pessoas possam ser chamadas de irmãos.

Como disse um tio maçom ao saber que seria iniciado:

” Pessoas que não prestam existem em todos os lugares. Não se iluda, você vai encontrá-los, também, dentro da Maçonaria.”

Sigam em frente e nunca desistam!

Paulo Edgar Melo

Membro da ARLS Resplandecer da Acácia, 3157-GOB-RJ

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O RITO ADONHIRAMITA – ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE O RITO E OUTROS COMENTÁRIOS

A Maçonaria Adonhiramita nasceu em França durante a segunda metade do século XVIII. Foi praticada lá e nas suas colônias bem como em Portuga...