O Fogo é o mais sutil,
ativo e puro dos quatro elementos.
Para os antigos, era
considerado o princípio ativo, germe e origem da geração, fonte de energia,
princípio animador e masculino, em oposição à Água.
Para os hermetistas,
representava as qualidades quentes e secas, análogas ao verão, ao meio-dia, à
cor vermelha e à inteligência brilhante. Na Maçonaria, o elemento Fogo é
emblema da purificação iniciática, do fervor, do zelo e da Verdade.
O fogo foi adorado e considerado sagrado por inúmeros povos, seja como símbolo de vida ou da força animadora, seja diretamente como fogo aceso, seja como Sol, ou ainda como a própria divindade.
Na liturgia da Igreja Católica, o fogo novo simboliza Cristo, a Luz do Mundo, na cerimônia da Vigília Pascal, onde, no vestíbulo ou fora da Igreja, obtido pelo atrito de pedras, o novo fogo vai iluminar todo o templo. Esta cerimônia lembra a figura de Cristo ressuscitado, pelo que se acende o Círio Pascal até o dia da Ascensão.
Na Bíblia, no Antigo ou no Novo Testamento, a palavra fogo é usada, tanto no sentido literal quanto no figurado, com inúmeros significados e em diversos contextos, todos de denso sentido simbólico.
Recolhemos alguns deles:
(1) O fogo do inferno,
que queima, no sentido figurado, tanto a alma, que é espiritual, quanto o
corpo, que é material, sem consumi-los;
(2) O fogo como símbolo
da providência divina (Êxodo 13:21 – Salmos 78:14);
(3) O fogo testando as
virtudes (Zacarias 13:9 – I Coríntios 3:13);
(4) O fogo simbolizando a
purificação moral e espiritual (Malaquias 3:2);
(5) O fogo como
manifestação de Deus (Gênesis 15:17 – Êxodo 3:2-4);
(6) O fogo associado ao
Espírito Santo (Atos 2:3-4); e
(7) O fogo associado ao
Espírito Santo e a um batismo superior ao da água:
- Mateus 3:11: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com FOGO.
- Lucas 3:16: Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com FOGO.
Portanto, embora todas as religiões cristãs utilizem a Água para as suas cerimônias de iniciação, batismo e purificação, seu próprio Livro Sagrado, a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, indica que existe um batismo superior, pelo Espírito Santo e pelo FOGO.
Na Maçonaria, o candidato, depois de passar pelas provas da Terra, do Ar e da Água, com a purificação pelo Fogo, chega, enfim, à Iniciação pura, à purificação superior, livrando-se das nódoas dos vícios do mundo inferior.
Irm.'. Almir Sant'Anna Cruz, M.'.I.'. da Loja Brasil.
Ótima explicação do significado do FOGO na iniciação Maçônica!
ResponderExcluirFiz uma poesia intitulada"batismo de fogo"baseada na ida do apóstolo Paulo á Damasco" e queria um artigo,bem ao gosto dos rosacruzes(eu sou membro da fraternidade rosactuz Max Heindel)mas só encontrei e com muito apuro e bom gosto no trabalho Maçom.Não sendo eu um filho da viuva,creio que nem seja correto compartilhar,contudo reitero que o artigo é de muito bom gosto e convincente(talvez não para um beato fanático)
ResponderExcluir