A IMPORTÂNCIA DA MAÇONARIA NOS DIAS ATUAIS


 

Meus Irmãos, ao sermos iniciados nos augustos mistérios nos deparamos com uma infinidade de símbolos e escritas, que rementem a muito o tempo de outrora, muitas coisas que aparentemente estão fora de uso a gerações, pois bem, em um momento de reflexão como vários outros que tenho, estava pensando no sentido disso tudo, assim como no objetivo crucial de vencer nossas paixões e os vícios, que se tornam uma coisa básica, desde que conheçamos nossas paixões e vícios, mas então pensei, e nas quais não conhecemos?

E daí começa uma coisa muito natural que muitos irmãos mais graduados nos dizem, o sentido da maçonaria além de amplo é muito pessoal, apesar de termos vários caminhos e sentidos para atingir o mesmo objetivo, o eterno aperfeiçoamento do ser humano.

Estava refletindo e hoje após algum tempo desfrutando de ensinamentos e conversações com muitos irmãos, percebi que os grandes rivais da maçonaria universal e que muito é mencionado em nossos estudos: a tirania, que é o abuso de poder que o criador nos deu a indiscrição e a meu ver a pior delas, a vaidade, a silenciosa vaidade que nos penetra mais sinceros e vis pensamentos e sentimentos do ser humano, que acredita veementemente estar agindo pela razão e bem maior, quando na realidade está dominado pelo seu próprio ego, satisfazendo os mais caprichosos desejos vis de sua vaidade.

Muito tempo atrás, nossos antigos irmãos que hoje já passaram para o oriente eterno, travaram muitas batalhas, não somente no campo espiritual como também no físico, verdadeiras batalhas pela luta, de não tão somente sua existência como também pelo direito de sua liberdade, principalmente da palavra!

Refletindo sobre todo esse passado sombrio, mas também glorioso, vejo que hoje a Maçonaria se torna verdadeiramente mais importante como nunca esteve antes!

Pois os maiores perigos que corremos podem acontecer quando estamos desprevenidos, mas e qual é esse maior perigo? A falta de policiamento próprio! A nossa ordem, quanto mais o tempo passa, se torna mais importante, e com a importância, aumentam nossas responsabilidades como irmãos, de carregar a risca essa tradição, assim como fazer a Maçonaria continuar atingindo seu princípio crucial, que é continuar levando luz onde existe completa escuridão, aliás, os grilhões da inquisição estão apenas Adormecidos, podendo um dia acordar, e nisso, nossa Grande e Augusta Ordem Universal, continua sempre a trabalhar na pedra principal da grande obra.

O Eclesiastes sabia bem quando registrava que tudo era vaidade, pois bem, somente refletindo muito sobre o assunto somos capazes de perceber o perigo da vaidade, pois ela atinge as pessoas mais graduadas e sábias, em qualquer deslize simples que cometamos não nos faltam exemplo disso em nossa vida, tanto Maçônica quanto profana, e de fato aprendemos que o aperfeiçoamento deve ser contínuo e incansável, aliás, nunca vi um bom maçom que mesmo após de décadas na ordem, não diz a cada dia estar aprendendo algo novo, então vejo que o caminho deve ser muito tranquilo, gradativo, sereno, porém impagável, pois não se tem uma linha de chegada, mas sim um objetivo.

O maçom vive todo dia uma batalha, a qual o Grande Arquiteto diariamente dá aspirações para que ele saia vencedor dessa batalha, e assim leve todo esse aprendizado para em comunhão para os irmãos e quem sabe assim cada um absorva um aprendizado distinto que lhe cabe sobre assunto? Essa a meu ver é a verdadeira Luz da Maçonaria, que é lhe dada no momento da iniciação, porém a cada dia nos é renovada e ampliada, para a glória de nosso criador.

Vagner Augusto Oliveira.

ARLS Fé, Amor e Liberdade 3447, Mendes, RJ, Brasil

GOB-RJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...