MAÇONARIA COMO TERAPIA!


 

A Maçonaria é uma universidade e, para nossa felicidade, estamos sob a égide de um significativo número de Irmãos que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de questões relacionadas a sua história, filosofia, liturgia, ritualística e outras questões mais acadêmicas.

É uma forma de pensar e agir!

Embora conhecendo e cumprindo a necessidade de ler e estudar os irmãos acima, o aspecto exclusivamente humano da Instituição é meu alvo preferido.

É uma outra forma de pensar e agir!

Por sincronicidade ou coincidência significativa, dois fatos, logicamente subsequentes, motivaram-me a tentar escrever algumas linhas sobre este tema que é, para mim, ao mesmo tempo, intrigante e desafiador: “Maçonaria como Terapia!”

Mesmo sabendo que correria vários tipos de riscos no desenvolvimento do texto e, especialmente, na sua interpretação, decidi tentar!

O primeiro fato é técnico: com frequência cada vez maior, publicações médicas têm abordado as relações biopsicossociais de várias enfermidades.

Mesmo sendo um assunto relativamente antigo na medicina, cada vez mais deparamo-nos com abordagens com maiores cuidados metodológicos e, por consequência, mostrando melhores e mais confiáveis evidências científicas.

Três publicações recentes voltaram a chamar a minha atenção:

“Um alarme sobre o impacto devastador da epidemia de solidão e isolamento social nos Estados Unidos” [1];

Outra, com um título lembrando romance estilizado, porém, igualmente preocupante: “O coração solitário é um coração partido”, onde, inclusive, os autores alertam para a necessidade de desenvolver um “modelo biopsicossocial da doença cardiovascular” [3];

Por fim, “Solidão e risco de Doença de Parkinson” [4].

Existem inúmeras outras publicações que navegam nestas águas turvas e revoltas.

O segundo fato, tipicamente humano e, portanto, o grande motivador, foi quando um paciente de 85 anos, viúvo, que acompanho há algum tempo, externando as suas preocupações e angústias sobre a sua percepção de isolamento social, apesar do apoio e carinho dos seus filhos, despediu-se, após uma boa conversa sobre o assunto, com a frase “Doutor, como é bom ter amigos”!

Chocou-me e emocionou-me!

E as publicações citadas passaram, novamente, a ocupar maior relevância na minha atenção.

Onde estamos e para onde vamos?

Neste ponto, é importante elucidar alguns conceitos retirados propositalmente das publicações citadas, mas que se pode obter em várias outras fontes:

Conexão social: abrange as interações, relacionamentos, papéis e senso de conexão que indivíduos, comunidades ou sociedade podem experimentar; engloba os índices de isolamento social e de solidão [1][2].

Como alerta, é aceitável afirmar que o papel da conexão social na biologia aparece cedo e continua ao longo da vida, contribuindo, seja para o risco, seja para a proteção contra doenças [1].

Isolamento social é uma medida objetiva que descreve a ausência de contatos e relações sociais. É medida pela quantidade de interações sociais [1][2].

A Solidão engloba o sentimento subjetivo de estar sozinho; decorre da discrepância dos níveis desejados e percebidos de um indivíduo nas relações interpessoais. Está mais associada à qualidade dos relacionamentos [1][2].

Na publicação do “US Department of Health and Human Services” [1][2], são sugeridos seis pilares para melhorar a conexão social (tradução simples):

Fortalecer a infraestrutura social nas comunidades;

Promulgar políticas públicas que favoreçam estas conexões;

Mobilização do setor da saúde nesta direção;

Estimular o uso de tecnologia apropriada (inclusão digital);

Buscar o aprofundamento dos nossos conhecimentos sobre o tema;

Incentivar uma cultura de conexão social.

E é nesta última coluna, jónica talvez, onde poderíamos focar os nossos esforços e atenção, incentivando práticas quotidianas que pudessem influenciar significativamente os nossos relacionamentos intra e extra institucional.

A “espécie humana é social por natureza. Os seres humanos não só precisam da presença de outros, mas dependem de relacionamentos sociais significativos para desenvolverem uma vida adulta saudável. Como indivíduos, esforçamo-nos para pertencer a uma família, a um grupo de pares, a uma comunidade. Estas interações sociais com família, amigos, vizinhos ou colegas são primordiais para o nosso bem-estar” [2].

Afinal, os sistemas biológicos não costumam operar de forma independente e assim, estudos têm associado a solidão com maior risco de doenças neurodegenerativas [4].

Evidências mostram que este risco está presente em grupos demográficos distintos, independentemente de outros fatores proeminentes como, p. ex., depressão e genética [4].

A solidão seria, pois, um determinante psicossocial substancial, tanto para a saúde, como para a doença [4].

Sempre é bom recordar o magnífico trabalho “Harvard Study of Adult Development” que iniciou em Boston em 1938 [8][9], portanto, há aproximadamente 85 anos.

Constitui-se assim, no estudo científico mais longo já realizado sobre a felicidade e que gerou uma conclusão importante, mas relativamente simples:

“os participantes mais felizes tiveram em comum dois grandes fatores ao longo destes 85 anos de acompanhamento: cuidavam da saúde e construíam fortes laços com outras pessoas” [8][9].

Afinal, como diz a Dra. Ana Cláudia [5]: “Amigo, amigo mesmo, é aquela pessoa para quem ligaríamos a qualquer hora para pedir: ‘Por favor, não estou bem; leve-me ao hospital’. Todos deveríamos investir no projeto de ter pelo menos um nome – e em ser essa pessoa para alguém”.

Todos estes poucos argumentos elencados, foram com o intuito de fazer-me parecer científico, afastando-me um pouco da tendência purista ou mesmo pueril do texto.

Já sabemos o valor de ter amigos e que a Maçonaria, com lucro, proporciona esta oportunidade!

Sabemos que o nosso cérebro necessita ser continuamente estimulado para “driblar as doenças que corroem a lucidez” [5]. E a Maçonaria, como lembrado nos parágrafos iniciais, é mestre nisto!

Sabemos que a solidão é um fator de risco comparável a uma enfermidade e que pode encurtar, consideravelmente, a esperança de vida [7].

Conhecemos também, o papel da solidão no agravamento do medo deste entardecer biológico; e é este medo que age como uma raiz numa colónia clonal, gerando ou agravando todos os fatores de risco tradicionais: obesidade, diabetes, hipertensão, fumo, alcoolismo, depressão, etc. [7].

Mas tudo isto pode ter um alívio! Pode ser minorado!

O ato simples e fraterno de um abraço que nos traz a incrível sensação de nos sentirmos incluídos, de pertencimento ao ambiente onde vivemos, pode fazer milagre!

A frase egoísta “salve-se quem puder” é uma falácia e participar é a única opção para melhorarmos a nossa própria expectativa de vida; e não só em quantidade, mas igualmente em qualidade, ou seja, dar vida aos nossos anos de vida [7].

Sim, podemos viver muito, mas de companhia, não de solidão [7].

Sabemos enfim, que a busca da felicidade, mesmo que o seu significado filosófico possa ser discutido, não é afinal, tão difícil de se obter como mostra o estudo de Harvard [8][9]:

“o que melhor garante a nossa saúde física e mental são as relações pessoais. Quem criou laços fortes com outros seres humanos viveu mais e melhor”.

Mas se sabemos tanto – e temos muito mais a aprender, porque não beiramos sempre os 100% de frequência nas nossas reuniões?

Para qualquer mal que nos aflija usamos medicamentos apenas ocasionalmente?

Dificuldades? Frente a qualquer arrelia, lembremo-nos da Maçonaria como remédio e, entendamos que nenhum remédio é totalmente doce e saboroso!

Ia finalizar, mas lembrei-me do paciente motivador e decidi, com o risco de continuar pueril e desafiar o cepticismo, propor que convidemos para as nossas festivas e ágapes, pessoas dos nossos relacionamentos – ou simples conhecimento – que mantenham qualquer grau de solidão, mesmo que não tenham qualquer vínculo com a Instituição.

Quanta fraternidade e filantropia existe nesta ação?

E questionou-me um Irmão: e se ele gostar e quiser vir com frequência?

Ora, não deverá ser o etarismo [6] um fator de impedimento para iniciá-lo nos augustos mistérios!

Todo sonho é permitido e como dizia um poeta local, Lindolfo Bell [10]: “Menor que meu sonho não posso ser”.

E na música “Prelúdio”, Raul Seixas foi pontual:

“Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Walter Roque Teixeira, M:. M:. – CIM 184.372 – ARBLS Palmeira da Paz nº 2121, Oriente de Blumenau – GOB/SC – GOB

Referências

[1] US Department of Health and Human Services. (2023). New Surgeon General Advisory Raises Alarm about the Devastating Impact of the Epidemic of Loneliness and Isolation in the United States: https://www.hhs.gov/sites/default/files/surgeon-general-social-connection-advisory.pdf.

[2] Wajngarten, Mauricio: A nefasta ‘epidemia de solidão e isolamento social’: onde estamos e para onde vamos – Medscape – 7 de novembro de 2023.

[3] Kai G et al. A.: Lonely Heart is a Broken Heart: It is Time for a Biopsychosocial Cardiovascular Disease Model. Eur Heart J. 2023;44(28):2592-2594.

[4] Terracciano, Antonio: Loneliness and Risk of Parkinson Disease. JAMA Neurology November 2023 Volume 80, Number 11.

[5] Arantes, Ana Claudia Quintana: Pra vida toda valer a pena: pequeno manual para envelhecer com alegria. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

[6] Teixeira, WR: Maçonaria, Etarismo e Jovencentrismo – uma meditação e uma tese! https://www.freemason.pt/maconaria-etarismo-e-jovencentrismo-uma-meditacao-e-uma-tese/.

[7] Presmann, Carlos, Doutor Professor de la Cátedra de Semiologia – Hospital Nacional de Clínicas – Universidad Nacional de Córdoba/Argentina – La Geriatrización de la Clínica: https://www.intramed.net/.

[8] Harvard Study of Adult Development: https://www.adultdevelopmentstudy.org/.

[9] Waldinger, Robert: What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness (TED): https://www.youtube.com/watch?v=8KkKuTCFvzI&t=1s.

[10] Bell, Lindolfo: https://lindolfbell.com.br/o-poeta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...