TEMPLÁRIOS E MAÇONS SÃO A MESMA COISA?


 

A resposta é NÃO. Esta é uma das grandes questões baseadas em teorias ocultistas que se espalharam até os nossos dias.

Os Templários

Para esclarecer se os Templários e os Maçons são a mesma coisa, temos que falar de forma resumida sobre estas duas organizações. Em primeiro lugar, falaremos sobre a Ordem dos Cavaleiros Templários que, durante a Idade Média, lutaram na Terra Santa e em outros lugares da Europa para acabar com o domínio islâmico.

Dentro destes, foram muito importantes as diversas cruzadas que se realizaram pois, na sequência delas, as terras conquistadas na Terra Santa e nas zonas vizinhas ficaram sob o poder dessa Ordem, terras que eram governadas sob a forma de governo feudal. Do mesmo modo, muitas monarquias europeias, entre as quais a castelhana, cederam partes das suas terras a esta ordem porque possuíam um grande prestígio internacional.

No entanto, o poder que eles chegaram a alcançar fez com que alguns monarcas, e até mesmo o Papa de Roma, começassem a desconfiar desta ordem. Os Cavaleiros da Ordem do Templo, acabadas as Cruzadas, tornaram-se grandes banqueiros europeus devido à grande quantidade de terras e bens que tinham vindo acumulando ao longo dos tempos, portanto, não era de admirar que algumas monarquias perdessem dinheiro emprestado para levar a cabo suas próprias empresas.

Foi assim que Felipe IV, O Belo e o Papa Clemente V se apoiaram para acabar com os Templários, que tinham emprestado enormes quantias a ambos e agora tinham de devolvê-lo. Por isso, em 1314, uma bula emitida pelo Papa decretava a prisão de todos os templários da França, sendo estes acusados de sodomia e até heresia, dessa forma se dissolvia a congregação e nesse mesmo ano eram condenados à morte na fogueira muitos cavalheiros da ordem do templo.

Os Maçons

Continuando com esta breve lição sobre se os templários e os maçons são a mesma coisa paramos agora para falar sobre os maçons, um grupo que sempre foi revestido de grandes lendas devido sem dúvida ao grande hermetismo que existe até hoje sobre suas atividades.

No entanto, podemos dizer que os maçons vêm das irmandades de construtores ou dos conhecidos guildas que existiam na Inglaterra e que a partir do século XVI permitiram a entrada dessas organizações a membros que não exerciam a profissão, sendo na sua grande maioria nobres ou pessoas notáveis das cidades.

Esta integração de novos membros conferia a estas irmandades um grande prestígio, fazendo com que, em muitos dos casos, obtivessem enormes vantagens comerciais. Com o passar do tempo, as guildas foram perdendo sua razão de ser e se tornaram uma espécie de clube para pessoas de classe alta da sociedade inglesa. Dessa forma, começaram a realizar uma série de atividades totalmente diferentes das realizadas no início dos tempos.

É a partir desse momento que a história se torna confusa, pois devido ao hermetismo que existe, não se conhece muito bem o que se realiza. Muitos autores pressupõem que, sendo compostos por membros das classes altas, o comércio e a banca são dois pontos muito fortes da sua economia, sendo as atividades mais realizadas dentro dessas lojas.

Templários e maçons não são a mesma coisa.

Para concluir com nossa lição falaremos da lenda que existe sobre a criação da maçonaria. Esta adverte que um grupo de cavaleiros da Ordem do Templo em 1314 conseguiu escapar do reino da França, chegando às costas da Inglaterra.

Foi aí que começaram a criar outro grupo, desta vez muito mais hermético, para que fosse difícil de encontrar. Por isso, eles usaram as velhas guildas, que estavam em extinção e graças a estes cavalheiros e às ajudas financeiras que trouxeram consigo, conseguiram transformar gradualmente estas irmandades de operários numa espécie de seitas.

Até hoje, essa lenda deve ser banida da imaginação porque, embora se saiba que os Cavaleiros Templários se espalharam por vários lugares da Europa, como por exemplo a Espanha, acabaram por ser executados e outros conseguiram escapar dessa condenação, graças sem dúvida a pessoas influentes da sociedade que os protegeram. No entanto, não se pode aceitar que foram os Templários os criadores da Maçonaria porque esta foi criada com muito tempo.

Fonte: unprofesor.com

Jaime Templar Trece Catalonia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...