PALAVRA SEMESTRAL


 

A Palavra Semestral originou-se na gloriosa França, mais precisamente no dia três de julho de 1777, naqueles brumosos tempos em que os nossos Ilr.'. eram compelidos a lançar mão de todas as precauções para não terem suas cabeças roladas do cadafalso sob o golpe da guilhotina.

Aconteceu doze anos antes da queda da Bastilha, isto é, há 223 anos passados. Nesta época a franco maçonaria já havia alcançado certa segurança e estruturação em suas ordens depois de tenebrosos períodos de horrores e perseguições inquisitoriais.

O nosso Pod.·. Grão-Mestre de então, do Grande Oriente da França, plenamente convencido por longa experiência, achou estar na hora da Ordem defender-se dos falsos MMaç.'. e concluiu pela necessidade de instituir a Pai.'. Semestral com mudança regular nos dias de solstício.

A partir de então não mais aconteceriam os trucidamentos e o extermínio de obreiros e de ordens, apanhados de surpresa pelas forças das trevas por delação de falsos MMaç.·.

Foi assim que deixou de existir a Ordem dos Templários, embora tivesse ficado assegurada a continuidade da doutrina por transmissão do Gr.'. Mestre e por designação do seu sucessor antes de morrer.

Com a institucionalização da Palavra Semestral a Maçonaria estaria assim protegida para dar continuidade à sua grandiosa missão junto aos destinos da civilização, como agente de mudança para o bem social segundo os postulados de liberdade e fraternidade.

Para dar cumprimento ao seu desiderato a Maçonaria modernizou-se e sua linha teórico doutrinária sofreu aprofundamento em seu conteúdo filosófico.

Decorridos mais de duzentos anos a Palavra Semestral tem percorrido e por certo continuará a percorrer lojas e maçons como prática de transmissão pelo Ven.'. Mestre, no interior do Templo, de lábio a ouvido, atingindo a caducidade a cada seis meses.

Não raro batem à porta do Templo IIr.'. ainda não familiarizados com as nossas sábias Doutrinas. Ficam escandalizados quando impedidos de tomarem parte nos trabalhos por desconhecerem a Pal.' . Sem.'. em vigor e mesmo a anterior.

Os que assim procedem estão laborando em erro. Maçom regular é aquele que sempre sabe a Pai.'. Sem.'. em vigor.

Para possui -Ia ele deve comparecer aos TRrb.'. pelo menos uma vez em seis meses Impossibilitado de cumprir essa obrigação ele deverá dirigir-se-ão Ven.'. Mestre ou a algum outro lrm.· . para extremar o motivo da sua ausência.

Conclui-se que a Pai.'. Sem.'. encerra um poder superior ao da Carteira de Identidade Maç.'. Esta, identifica o Ir.'., a sua loja e o Gr.'. que possui.

Se contiver o visto do Ven.'. Mestre dentro do prazo de seis meses o seu portador é dispensado da trolha e geralmente é admitido em qualquer loja que haja por bem visitar.

Entretanto, se ele não portar a Cart.'. no momento, mas souber fornecer a Pal.'. Sem.'. em vigor, será normalmente acolhido em qualquer corporação Maç.'. que esteja Justa e Perf.' ..

A Pal.'. Sem.'. em vigor em nossa jurisdição é especialmente conhecida pelos nossos Ven.'. Mestres.

Eles sabem a quem devem transmiti-la.

É mister que seja dispensada a devida importância à Pala.'. Sem.' ..

Hoje, felizmente, o maçom não sofre mais o perigo da delação, da prisão, da tortura e morte.

A própria Maçonaria vem contribuindo para nova conceituação dos valores transcendentais do homem como ser livre para evoluir pelo próprio esforço, na medida em que contribui na evolução do seu irmão.

A Pal.'. Sem.', é a preciosa chave que possui o condão de abrir a porta do Templo da Sabedoria para aqueles que querem ver a Luz.

Fernando Oliveiros de Freitas (33.'.)

Delegado Litúrgico do Supremo Conselho

CÚl 3a, Zona Litúrgica – Santa Maria - RS,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...