A LITURGIA É A FORÇA DA MAÇONARIA


 

Qual a Instituição, no mundo moderno, que conserva tão precioso tesouro da sabedoria antiga senão a Maçonaria? Reunindo tantos elementos esotéricos, dentro dos princípios e da tradição iniciática, a Ordem Maçônica é a instituição que os perpetua, sendo a ponte de ligação entre um passado que remonta à noite dos tempos, dona de uma sabedoria e conhecimentos que se perderam para o mundo profano, em ondas de sangue e de barbárie, que durante séculos, em crises periódicas, convulsionaram o mundo.

A liturgia maçônica, realizando e interpretando esses símbolos, que são verdadeiros mistérios, na acepção etimológica do vocábulo, isto é, “verdades guardadas”, ocultas, tem de ser imperativamente a sua hierogramata, ou seja, a sua intérprete.

Aos maçons incumbe decifrá-los e desvelá-los, enriquecendo o seu espírito e fortalecendo a sua alma, aperfeiçoando-se, “polindo-se” para poder se “ajustar” na obra imortal da construção do templo da virtude, como uma pedra exata e perfeita. Em conhecer esses símbolos, essas alegorias, reside a ciência e a arte maçónicas.

Para isso é preciso ter abertos, não só os olhos do rosto, mas os do espírito, pois senão vereis e não entendereis. A Maçonaria compete a missão de ser a vanguarda da Humanidade, sobre ela derramando a sua luz bem fazeja. “Vós sois a luz do mundo” — disse uma vez o Grande Iniciado. Não podemos fugir a esse destino glorioso.

A Maçonaria, na sua longa história, tem sido às vezes instrumento da política, tem sido vítima da política, tem atravessado períodos de perseguição e períodos de fastígio. Sempre, porém, manteve resguardado o seu inapreciável tesouro, contido na liturgia, que é o alimento da sua força espiritual.

Afastai a liturgia da Maçonaria e vê-la-eis minguar até se extinguir, como uma instituição profana qualquer, corroída pela luta fratricida, atirada ao pasto das competições pessoais.

Interpretemos os símbolos, cultuemos o legado da sabedoria antiga e estaremos robustecidos para enfrentar todas as adversidades.

João Nery Guimarães

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...