PRATICANDO OS VALORES CENTRAIS DA MAÇONARIA


 

Da próxima vez que for à Loja e se sentar nas colunas, olhe para o irmão à sua direita. Tem o número dele no seu telefone? Olhe para o irmão à sua esquerda. Tem o número dele no seu telefone? Quão bem conhece os seus irmãos? Sentir-se-ia à vontade para pedir ajuda ou conselho ao seu irmão, se necessário? Ajudá-lo-ia ou dar-lhe-ia conselhos verdadeiros se ele pedisse?

Os valores centrais da Maçonaria são Amor Fraternal, Ajuda e Verdade. Estes valores estão interligados porque não se pode ter uns sem os outros. Não pode ser Irmão de alguém a menos que esteja disposto a ser-lhe fiel e a ajudá-lo. É assim que se expressa amor.

Em muitas jurisdições, é dada uma instrução quando uma Loja é fechada. Nessa instrução, somos desafiados a lembrar que nos comprometemos “solenemente” a “socorrer todo o irmão que precisar da nossa ajuda”.

Mas nós realmente fazemos isso? Usamos a desculpa de que o nosso cabo de reboque é muito curto com demasiada frequência? Sendo pai de dois filhos que ainda não estão na escola, sei que sou culpado disto.

Além de ajudar os nossos irmãos necessitados, precisamos de garantir que um Irmão não seja orgulhoso demais para pedir ajuda. Em muitos círculos judaicos, é-se encorajado a pedir ajuda quando precisar. Quando se pede ajuda, estamos a dar a alguém a oportunidade de cumprir a sua obrigação de cumprir uma mitzvah.

Uma mitzvah é frequentemente traduzida como uma boa ação, mas na verdade significa mandamento. Na fé judaica, existem 613 mitsvot ou mandamentos que precisam ser observados.

Vários deles estão relacionados com sermos verdadeiros ao ajudar os necessitados. A palavra mitzvah está relacionada com a palavra aramaica tzavta, que significa anexar ou juntar.

Ao cumprir a mitsvah e o princípio maçónico de Ajuda, está-se a criar um apego ao seu irmão, uma conexão para que o Amor Fraternal floresça.

O meu desafio para si é que, da próxima vez que precisar de ajuda, peça ao seu Irmão. Precisa de conselhos? Peça ao seu Irmão. Da próxima vez que ouvir a chamada para ajudar um Irmão necessitado, mostre o seu amor fraternal e atenda-o.

Adam Samuel Roth

Tradução de António Jorge, M M

Fonte

Blog Midnight Freemasons

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...