ROMPER A MARCHA COM O PÉ ESQUERDO


Amados IIr.'., “...quando a alma natural se encontra vazia, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém......esta corrente de força, parte da cabeça para o pé direito, e do pé direito para a mão esquerda, e da mão esquerda para a mão direita, e da mão direita ao pé esquerdo, quando então volta a subir até a cabeça. Assim é traçado o pentagrama mágico.  A rosa revela-se e seu perfume é exalado.”

Adentrar a Loja com o pé esquerdo significa, “por-se resolutamente a caminho”, Os significados de romper a marcha com o pé esquerdo são intermináveis.

Historicamente, gostaria de relembrar-vos que o início da Maçonaria Especulativa, deu-se no Século XVIII. Neste mesmo período, R. Vonka atribui o fato de que, quando do ataque do soldado com a baioneta, ele avança primeiro com o pé esquerdo à frente empunhando a baioneta, portanto temos dessa forma a relação temporal com a Maçonaria Especulativa, que foi criada em 1723.

Wirth defende que a marcha deveria ser rompida com o pé direito, pois segundo sua ótica, a direita representa atividade, iniciativa, raciocínio, enquanto que a esquerda a passividade, a obediência e o sentimento, portanto o pé direito deveria ir em frente, apoiado pelo esquerdo cujo papel seria de segui-lo.

Plantagenet defende o rompimento da marcha com o pé esquerdo, visto que nos apoiamos no pé direito. A direita representa a razão permanecendo estável, enquanto que a esquerda o sentimento, que é a única que se move.

Ao contrário apoiaríamos no esquerdo, passivo e sentimental, lançando-se à frente a razão.


O pé direito servindo de apoio, viria a corrigir os erros que a esquerda houvesse cometido.

A grande maioria da população é composta por homens destros. Gostaria de ressaltar aos Amados IIr.'. que o lado do cérebro humano que comanda o lado direito, é o da esquerda.

Quando trabalha-se em radiestesia ,a sensibilidade de energias do campo sutil é captada pelo radiestesista destro, através de sua mão receptora que é a esquerda, enquanto que a direita é a emissora.

O importante em minha ótica, é que os IIr.'., despidos de metais, rompam a marcha com o pé de sua alma espiritual, e que este mesmo pé esmague e cave masmorras ao vício, e caminhe rumo aos templos das virtudes, sob os auspícios do GADU.'.

Fraternalmente, e que os IIr.'. permaneçam na paz do G.'.A.'.D.'.U.'..

Or.'. de São Paulo, janeiro de 2007 E.'.V.'.
Ir.'. Paulo César Brêga dos Santos – 0582 - M.'.M.'.
A .'.R.'. L.'. S.'. “Verdadeiros Amigos 04/38”

Bibliografia: j. Van Rijckenborgh no livro os Mistérios Gnósticos da Pistis Sophia (2).
Fragmentos de pensamentos de Plantagenet, R. Vonk
a, e Wirth .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...