APRENDIZ - SOLUÇÃO




Fundamental é que cada personalidade divirja pouco ou muito em sua opção quanto ao ideal e sua trajetória visando a construção de um mundo melhor. Quase sempre nos surpreendemos com a discrepância de conclusão em semelhante circunstância.

Minha pretensa contribuição nos leva ao refinamento do emocional. – posto que o propósito não encontre apoio na maioria dos ideais, parecendo destoar da compreensão lógica. Contudo, prefiro persistir nessa tese.

Quando apontamos para a educação (tradicional), por exemplo, outros setores como a segurança, combate à fome, habitação, etc. compreendemos essas necessidades iminentes. Mas se o homem não estiver polido, compreensível da verdade, não terá condições da colaboração construtiva.

Quanto mais aguçado o ego mais relutante o indivíduo em aceitar opinião nova, pois, a desconfiança está fortemente arraigada num solo compacto, difícil de remover a vulgar mentalidade.

A solução plausível me parece está no paulatino arrefecimento da tosca índole trivial do homem abrangendo a coletividade, a sociedade em geral. Mas esse é um trabalho hercúleo realizado por pessoas competentes na área psíquica coadjuvada por místicos, esotéricos, metafísicos, teólogos, alquímicos e outros mestres transcendentes, gurus e hierofantes, mentalidades afeitas a compreender as metáforas, em suma os aspectos subjetivos invisíveis permeáveis ao cósmico.

Paz é o sagrado atributo consciente ou inconscientemente buscada por todos já que esta é a harmonia, a música das esferas assente pela incomensurável natureza.

O homem, todos nós estamos distraídos com a paisagem ilusória nos deixando totalmente perdidos no mar sem referência e inteiramente desorientado. – deduzimos daí que o essencial seria verdadeiramente “conhecermo-nos”...

Necessário é que sejamos alertados do perigo de continuarmos nessa apatia, indolentes como que esperando um milagre acontecer. Vejamos os acontecimentos atuais em todos os quadrantes da Terra deixando-nos perplexos.

A tendência é sem dúvida a ampliação dessa ininterrupta barbaridade amplamente testemunhada através do noticiário da imprensa. Todavia isso é resultado do ócio insipiente e ignorância, principalmente daqueles que estão liderando o destino dos povos necessitados de esclarecimentos e iludidos, supõem que são esclarecidos da verdade quando estão redondamente enganados.

Entendemos que tal clima faz-se crer vai levar o mundo à ruína pela falta de respeito à polaridade anímica do Ser. Interessante que a maioria procura sintonizar-se com o aspecto dito espiritual. Só que este está arredio pela espessa cortina que intercede à tentativa de aproximação do extremo oposto mais denso e material. Tornando-o inacessível.

Este palpável atributo essencial do plano em que vivemos mexe mais enfático com nossa mentalidade afeita aos impulsos provenientes dos cinco sentidos, portal escancarado e devassado pelo nosso sistema racional e que naturalmente concretiza a dedicação individual atuante, bastante diversificada pela experiência desigual oriunda da mutável natureza dos acontecimentos mundanos.

Conquanto, a rebeldia caracterizada pelo que chamamos marginalização nos parece que a solução seria a complexa conscientização desses atores, à formação de uma cultura generalizada orientada para a misericórdia, isto é, uma verdadeira fraternidade, realizando uma transmutação do egocentrismo individual para uma solidária cordialidade coletiva. – utopia? – há VI séculos Platão se referia a esse tema “utopia é a forma de sociedade ideal.

“Talvez seja impossível de realizá-la na Terra, mas é nela que um sábio deve depositar toda esperança.” Esse filósofo proeminente receptivo ao clima da época da proliferação da plêiade de extraordinários eruditos merece   nosso crédito.

O difícil é sairmos desse marasmo em que nos encontramos. Urge sermos despertados. Estamos afeitos às soluções fáceis, mesmo que essas tenham implicações desabonadoras, embora essas decisões sejam tomadas inocentemente pelo hábito em vista da exiguidade de tempo em processo acelerado nesta fase. Impedindo a abordagem de novas atitudes e orientação geral.

Entidades milenares de origem eminentemente sagradas persistem em evidência, como a Maçonaria e a Ordem Rosa-cruz e outras esotéricas instituições remanescentes, parecendo protegidas por forças sublime no intuito de orientar a humanidade à senda do seu bem-estar.

Entretanto estamos sendo obliterados pelo descaso e indolência da sociedade eminente e daquelas denominadas mística e Iniciáticas, não tem ânimo de se aprofundar no estudo em busca do âmago ou essência de seu contexto divino. 

Esmaecendo e recrudescendo a lembrança remanescente do misterioso atributo primordial com condições de alavancar das trevas o sagrado intuito de busca da luz intensa da Consciência Universal.

Destarte, temos que convir que a vulgar mentalidade corrente dos líderes sociais tentando conter as degradantes atitudes dos marginais vem de encontro às pretensões e ao contrário amplia e incentiva esses abomináveis atos.

Só a compreensão cordial e análise imparcial de homens ilustrados nos princípios relacionados ao transcendental podem entender a mazela e crueldade do mundo atual.

Quando se pensa em pena e punição ampliadas para os infratores, construção de penitenciária e perseguição atroz me parece que essa mentalidade está totalmente ilógica até embrutecida, necessitando de esclarecimento transcendente, espiritual.

A previsão de pena maior não evita o crime... Já imaginaram um ano de cadeia, que martírio! Propor mais de trinta anos de reclusão prova o elevado nível de crueldade inserido nessa personalidade, fazendo acreditar no mínimo na  equivalência de sentimento. Quando entender a máxima bíblica “ame seu inimigo?”.

Em decorrência vamos imaginar na misericórdia generalizada. O pensamento é uma energia que contribui para sua auto-realização.

Polindo nosso ser o mundo tornar-se-á naturalmente bem melhor.
Contudo, para transpor os obstáculos ou arredá-los do caminho é uma tarefa extrema em complexidade pela cultura atuante orientada pelo racional empírico predominante. Tentar modificar sua tradicional trajetória é uma iniciativa extremamente difícil, mas evidentemente meritória.

Atônitos testemunhamos a contenda inominável entre  os Estados Unidos e o Iraque! Resultado do choque de causa e efeito, as duas polaridades imprescindíveis em toda manifestação em desequilíbrio resulta em desastre. Focalizando o grau de instrução atinente a atualidade seria inconcebível tal incidente.

Admitimos que fosse resquício da pretensa civilização ainda recrudescida pela arrogância egoística não só das partes beligerantes, mas a influência perniciosa da civilização insipiente em evidência mundial assaz ávido por uma filosofia adequada e harmoniosa com a natureza abrangente e permeável ao  Todo.

Concomitantemente os confrontos dos extremos entre a paz e a guerra nos leva a meditar na assertiva bíblica “buscai primeiro conhecer o segredo do reino do céu porque o resto vos sereis acrescentado”. Donde deduzimos: aperfeiçoai cada qual no transcendente conhecimento e formaremos um povo polido e harmonizado com as hostes divinas.

Essa é, sem dúvida, a Solução.

Ir,’, WPMeireles
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...