SE QUISERES BEM EMPREGAR A TUA VIDA, PENSA NA MORTE!




Na câmara de reflexão existem vários simbolismos. Entre eles, a figura do galo, por conceito é o que anuncia um novo dia, ou seja, um novo ciclo, e, assim, simboliza o nascimento de uma nova era para o profano, que deixa a vida material nascendo para uma vida espiritual, voltada ao culto das virtudes e á busca constante da verdade, e que o tornará um cidadão útil á sua família, á pátria e á sociedade;

O nascer para as virtudes, e o morrer para a vida profana, nos remete a pensar acerca da vida, do nosso tempo em vida, e meditar também sobre a morte.

Os maçons conhecem bem a frase inicial, faz parte do simbolismo de nossa ordem, convido-os a deixar esse simbolismo tornar-se vivo em nossa vida, lembremos da morte, para aproveitarmos bem a vida, pensemos que o Grande Arquiteto do Universo nos deu um tempo limitado e recheado de incertezas para que pudéssemos tomar as rédeas de nossos destinos, cometendo erros e acertos e com isso aprendendo a evoluir, partindo de nossas próprias experiências.

 Quando aqui entrei, na sublime ordem, tive o privilégio de ver essa expressão escrita na câmera de reflexão.

Penso que a morte se trata de uma passagem, o corpo inerte fica esquecido, é como se deixássemos um pequeno objeto para trás, e a partir daí exercitássemos a consciência, ou a nossa espiritualidade. Assim, ao iniciar nesse plano, com novos aprendizados, estaríamos unidos também com os irmãos de que outrora partiram dessa vida terrena.

Uma vez ouvi de uma pessoa que existem dois planos, o AQUI e agora, e o ETERNO. Quando alguém morre nessa vida, entra para o plano eterno. O que é o aqui e agora diante do eterno? O pra sempre? A imensidão do tempo?  Onde não há como apagar jamais.

Então dessa forma, quem escapará da morte?

Quem de nós não quer entender que um dia chegará nosso derradeiro instante?

Preparemo-nos, pois viver em abundância e também pensar no final de tudo isso que vivemos aqui agora.
     
O que quero chamar atenção meus irmãos, é da necessidade de vivermos com paciência, dia após dia, com dignidade entre as pessoas, em paz consigo, viver com tranquilidade, sem pensar em fortunas. Seria muito bom, se todos no mundo fossem afortunados, milionários, mas, e daí?  Isso não é necessário, nada adianta viver muito bem com dinheiro se você não tem amor no coração, paz e sossego na alma, no dia a dia.
       
Um dia , quando a gente sentir que é chegado a nossa hora de partir, não há como levar nada pra nova morada, teremos que deixar tudo. Sonhos incompletos, desejos, planos, projetos, tudo ficará por aqui, partiremos sem levar nenhum bem ou coisa qualquer. Somente o que temos em nossos corações. Por isso é importante ter sempre o amor e a bondade dentro de nós.

Deixaremos aqui nossos pensamentos, nossos filhos e amigos. E que eles lembrem com carinho de nós como pessoas pacíficas e boas. Que nossos filhos assimilem um dos mandamentos. Honrar pai e mãe, e tentem agir melhor que nós. Sigam em frente levando o legado que os deixaremos. Não podemos deixar espaço para o egoísmo, o rancor e a vingança, pois, tudo isso é perca de tempo.

Nossa caminhada é efêmera, deve ser feita com observação. Se estivéssemos em uma nave com vista panorâmica, não devíamos perder a vista tudo que se passa lá fora com problemas internos. Sendo que ao chegarmos ao nosso destino, nossas lembranças da viagem é o que vai ficar para nós, como lembrança e aprendizado.
    
Então meu irmão, daqui a algum tempo, nenhum de nós estará por aqui, só as pessoa que nos conheceram falarão de nós, nossa família, nossos amigos, mais precisamente nossos filhos. Falarão de como fomos, como vivemos, de como nós os amamos e dedicamos ás pessoas que convivemos, este é o nosso legado. 

Deixemos um rastro de amor e paz, entre as pessoas, sejamos lembrados por boas condutas, boas conversas e atitudes, sejamos lembrados por boas idéias e sorrisos. Assim estaremos muito bem no lado de LÁ, o lado da eternidade.

Devemos, pois encarar a morte, em vida, é pensando no agora que devemos também pensar, que tudo é passageiro dessa forma pensar em viver em paz, na caminhada rumo ao nosso encontro com o Grande Arquiteto, com sabedoria de que tudo passa. 

Precisamos viver a cada dia como se fosse o último, amando nossos semelhantes, praticando o bem, promovendo a paz, semeando o amor, sem temer o findar de nossos dias. Temos a certeza que não caminhamos sozinhos, nosso criador está sempre conosco e nos aguarda em sua morada.
   
Eu os convido meus queridos, façamos um breve instante de pause, pensemos!
     
Estamos em paz?

Nossa caminhada está sendo executada com amor?

O que deixaremos para nossos semelhantes?  Para as pessoas mais próximas de nós?

Vamos viver com bondade no coração!

Temos parentes, amigos, filhos, todos esperando o melhor de cada um de nós. E somos detentores da sábia premissa, que tudo passará.

Precisamos dar valor á nossa família, nossos amigos, e a nossa união. É pensando na morte, que evitamos pensar em perder tempo com o nosso aqui e agora. Podemos durar ou não muitos anos, mas que esses anos aqui sejam de muita paz e união.

Quero ainda conviver com vocês por muito tempo, tentando o meu melhor, dedicando com amor, a minha família, amigos e a vocês meus irmãos.

E pra pensar na vida, os convido a celebrarmos de hoje em diante os nossos melhores momentos como irmãos. 
Que assim seja!


Ir.: m.: m.: Marcelo Nunes Bezerra
Loja Maçônica Onofre de Castro Neves - 2555
Oriente de Carangola - MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...