A MAÇONARIA É CRISTÃ?



Temos visto diversas postagens em Grupos dos quais participamos e até a divulgação de livros de autoria de Maçons associando a Maçonaria ao Cristianismo. Mas a Maçonaria é Cristã?

A Maçonaria Operativa certamente era Cristã e Católica, comprovada em inúmeras Old Charges. Mas a Maçonaria Especulativa, em seus Graus Simbólicos, é de orientação Cristã? Vejamos:

(1) A Constituição de Anderson, considerada a Carta Magna da Maçonaria, elaborada pelo pastor presbiteriano Irm.’. James Anderson prescreve em seu artigo primeiro, relativo a Deus e à Religião: "Um Maçom é obrigado, pela sua dependência à Ordem, a obedecer à lei moral e, se bem entender a Arte, nunca será um ateu estúpido nem um irreligioso libertino".

Ainda que nos tempos antigos os Maçons fossem obrigados a professar, em cada país, a religião daquele país ou daquela nação, qualquer que ela fosse, hoje em dia julgou-se mais conveniente sujeitá-los somente à religião na qual todos os homens concordam, deixando a cada um as suas opiniões pessoais.

Esta religião consiste em serem homens bons e sinceros, homens honrados e probos, quaisquer que possam ser as denominações ou crenças que possam distingui-los, motivo pelo qual a Maçonaria há de se tornar o centro de união e o meio de conciliar, por uma amizade sincera, pessoas que estariam perpetuamente separadas.

Ou seja, os Maçons estão livres para professarem a Religião que bem entenderem e a Maçonaria não os orientam para nenhuma Religião específica;

(2) Deus, para o Maçom, é o Grande Arquiteto do Universo, um “ser” neutro, indefinido e aberto a toda compreensão possível, o que em última análise é uma concepção de filosofia Deísta; 

(3) A Igreja Católica, através da bula “In Eminenti”, que jamais foi revogada, excomungou a Maçonaria e os Maçons; 

(4) Na Maçonaria nenhuma citação ou referência é feita ao Novo Testamento, que é a parte da Bíblia que trata exclusivamente do Cristianismo; e

(5) Todas as citações e referências bíblicas na Maçonaria são do Antigo Testamento, nome que os Cristãos deram às Escrituras Sagradas judaicas.

Então, a Maçonaria é Cristã? Deixamos a questão para isenta análise e reflexão dos IIrm.’.

Simbologia Maçônica dos Painéis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...