HISTÓRICO DA ARLS CEDROS DO LÍBANO N° 1688


                           

                             Em 05 de maio de 1966 é fundada a ARLS Cedros do Líbano n 1688. Formada, inicialmente, por funcionários da antiga RFFSA, funciona por algum tempo, porém, em razão da transferência de alguns Irmãos, encerra suas atividades e assim permaneceu por mais de dez anos.


                                No dia 16 de junho de 1984, às 10 horas da manhã, na Rua Dr. Osório de Almeida em Governador Portela, os Irmãos Iran de Mattos Egypto, Júlio Sergio Ferreira, Sebastião José Soares Valente, Corintho de Almeida Junior, Adélio Francisco Correa, Abdan Gedeon, Nelson Simões Lima, Paulo Maurício e Corintho Marcellos, esse último Delegado do Grão Mestre do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, reuniram-se sobre a presidência do Irmão Corintho Marcellos, com o propósito de soerguer ARLS Cedros do Líbano n° 1688.  Nesse mesmo dia, foi eleita a diretoria provisória, cabendo ao Irmão Nelson Simões Lima a presidência da mesma.


                                A segunda reunião ocorreu no dia 23 de junho de 1984, para discutir os trâmites da regularização de alguns Irmãos, visto que eles pertenciam a Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, foi decidido o local de realizações das sessões.


                                 Em 1 de agosto de 1987, através do Ato de n 477 de 21 de julho de 1987 do Grande Oriente do Brasil a Loja é autorizada a funcionar. Nessa mesma data é eleita a primeira Administração Provisória, composta pelos seguintes Irmãos: VM Hyeron Vieira de Mello; 1° Vig. Nelson Simões de Lima; 2° Vig. Raul Araújo; Orador Gilson Barreiros; Secretário Afonso Celso Barreiros; Tesoureiro Edvaldo Simões da Fonseca e Chanceler Paulo Maurício dos Santos.


                                  Em 16 de julho de 1988, a Loja passa a se reunir no Templo da Loja Deus e Humanidade n° 26, recebendo a Comissão designada pelo Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, que em cumprimento ao Ato n° 574 de 13 de julho de 1988 procedem a Regularização dessa Oficina, fazendo a entrega da Carta Constitutiva e demais documentos previstos no Regulamento Geral da Federação.


                                  No dia 30 de julho de 1988, toma posse a primeira administração eleita após a regularização, cabendo ao Irmão Hyeron Vieira de Mello o cargo de Venerável Mestre.


                                  Em 14 de fevereiro de 1988 é aprovado o primeiro Estatuto da Loja.

                                  Em 14 de novembro de 1988 é realizada uma Sessão Magna para a entrega da nossa Bíblia, com uma palestra ministrada pelo frei Roberto, membro da Ordem dos Franciscanos menores.


                                  Em 10 de maio de 2003 é Consagrado o Estandarte da Loja.

                                  Em 14 de junho de 2003 é nomeada a 1ª Comissão para viabilizar a compra de um terreno para a construção do nosso Templo.


                                  Em 29 de novembro de 2003 é aprovado o Estatuto da Loja  adequado ao novo Código Civil Brasileiro.

                                  Em 11 de setembro de 2004, com recursos doados pela nossa sobrinha Yara Calile somados aos valores disponíveis em caixa, a Loja adquire esse terreno.


                                 Em dezembro de 2005, começam as obras de terraplanagem e colocação das sapatas,dando início a construção do Templo hoje inaugurado.


                                 Desde o seu soerguimento a loja teve como Veneráveis-Mestres os seguintes Irmãos:


                                  1988/1991 -  Hyron Vieira de Mello

                                  1991/1993 – Edvaldo Simões da Fonseca

                                  1993/1995 – Lúcio Freire de Andrade

                                  1995/1997 – Afonso Celso Barreiros

                                  1997/2001 – João Carlos Pires

                                  2001/2005 – José Antonio Vilas Perez.

                                  2005/2009 – Ulisses Sobral Calile.

                                  2009/2011 – Helcio Camargo Soares

                                  Durante esses quase quatro anos, de muito trabalho e força de vontade de todos, aos poucos fomos realizando esse trabalho.


                                   Através de doações de Irmãos, rifas, almoços e jantares e até barracas em festas, conseguimos arrecadar fundos suficientes para chegarmos a esse dia. Cabe ressaltar a ajuda financeira que obtivemos junto ao GOB-RJ, durante o ano de 2007. 


                                    Gostaríamos de enaltecer, a colaboração fundamental que nossas Cunhadas nos propiciaram, que foram de fundamental importância para a realização do nosso objetivo.


                                     Por fim, é importante frisar, que hoje se realiza o sonho do nosso Irmão José Callile (Abrahão).”Sonho de um, que se transformou em desejo de todos”.  


Pesquisa realizada pelo Irmão Paulo Edgar Melo.

Miguel Pereira, 06 de setembro de 2008. (Data da Sagração do Templo)
                                  


3 comentários:

  1. O FUNDADOR DESSA EMPRESA É O MAURO SANTIAGO VAITSMAN, QUE FAZIA PARTE DA LOJA DEUS E HUMANIDADE,ORIENTE DE GOVERNADOR PORTELA, RJ.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo!
    A loja Deus e Humanidade continua ativa em Miguel Pereira/RJ.
    Nos colocamos a disposição caso queira entrar em contato com a mesma.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, fui um dos fundadores da Cedro do Líbano, com o Farid Tamer, Jacob Kracjer e outros irmãos.Todos eram da Deus e Humanidade, das Grandes Lojas.
    Atualmente resido na Região dos Lagos.Há tempos tentei entrar em contato com a Loja, através do Ir.: Café, tendo pedido a um outro ir:, que residia na localidade de Conrado, cujo nome não me lembro,o qual me informou que não constava nenhum assentamento a meu respeito na Loja.Um grande equívoco,pois cheguei a ser Dignatário da Loja.Com certeza ele viu errado.Ainda guardo com carinho meu Diploma de quando fui elevado a M.:M.:
    Quem desejar contatar, meu e-mail é mvaitsmnan@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...