O QUE É A MAÇONARIA






A Maçonaria é alegria. Ou vocês acham que alguém vai a um mesmo lugar, semana após semana, ano após ano, como fazem os Maçons, só para colher seu quinhão semanal de aborrecimentos? Só se for maluco, idiota ou então masoquista.

                           Poucos de nós dão conta do mecanismo sutil usado imemorialmente pela Maçonaria para sedimentar em nós o conceito de Tolerância. É tão simples que nos perguntamos como é que não percebemos isso antes.

                           A cada semana, ano após ano, o mesmo grupo se encontra. Alguns novos chegam e se integram, outros não conseguem e, por um pretexto ou por outro, nos deixam. Mas a maioria de algum modo se identifica pelas mesmas aspirações e continua a reunir-se. Ao longo do tempo, aturando e sendo aturado, convivendo com nossos defeitos e nossas qualidades aparentes, e continuamos a interagir, sempre expostos á doutrina de convivência pacifica e com um código de conduta comum, cuja quebra ofende a todos e serve para expurgar os que não a absorvem.

                           É uma experiência sociológica incrível, até porque, diferente de outras situações, esse convívio é voluntário. E, se é voluntário e se nele continuamos, é porque alguma coisa recebemos em troca.   



 Ir.'. Paulo Edgar Melo
Membro da ARLS Cedros de Líbano n° 1688

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...