SER MAÇOM HOJE: RAZÃO E CORAÇÃO


Embora este título possa ser considerado demasiado ambicioso, e será certamente, vou tentar desenvolver sobre o mesmo, recorrendo a Kant e António Damásio.
A Revolução Francesa e a Independência Americana são profundamente acarinhadas por Kant, que é um Pacifista avesso a qualquer forma de chauvinismo. A ação moral e o projeto histórico em que a sociedade está determinam todo o pensamento moderno. Kant é a Razão Ilustrada como a concebem os Iluministas.
O Iluminismo que leva o homem a sair das trevas. Só existe uma Razão para todos os povos, raças e culturas, além de Razão Crítica, ela é sempre tolerante. São célebres os confrontos com os que Superestimam ou Subestimam o poder da mente.
Como em qualquer corrente filosófica terá que se fazer uma pergunta: Que poderemos esperar? Para a humanidade será a Liberdade garantida pela Constituição. Para o indivíduo a Virtude.
Voltando ao tema proposto pergunta-se: POR QUE SER MAÇOM HOJE? Porque sim é curto... Porque Escuto muito e Vejo, ajuda, mas, não é suficiente, mas acima de tudo pela superioridade moral e também pela evidência do Reconhecimento dos meus pares.
 APRENDIZAGEM DO SILÊNCIO / PEDAGOGIA DO SILÊNCIO
Penso que a Aprendizagem do silêncio / Pedagogia do silêncio é fundamental. No tempo que vivemos, onde todos se sentem capazes de tudo fazer e tudo opinarem, é extremamente difícil à virtude do silêncio. Ouvirmos tantos assuntos debatidos, e alguns com tal profundidade, que a tentação é de intervir. Sempre pensei que a contenção dá outra dimensão ao homem. O imediatismo mata a reflexão, que só é digna desse nome se cumprir o tempo próprio, que às vezes é longo.
MAÇONARIA / PODER
Hoje somos acusados de ser ou ter um projeto de poder. QUE MAL HÁ NISSO? O poder, essa palavra mágica, o Viagra de todos os tempos, é para ser exercido. Só com poder as sociedades democráticas evoluem.
Bem sabemos que há um problema grave talvez genético entre os Portugueses é o poder. Algumas características do nosso povo são a especulação, a inveja a quem faz bem ou tem sucesso, a falta de decisão a tempo, mas, sobretudo a aversão patológica a quem muitas vezes em condições dificílimas tem que decidir.
Certamente que a nossa influência no exercício do poder, sê-lo-à no sentido virtuoso.
Meus Irmãos, só com ação determinada poderemos modificar a nossa sociedade e dar cabal cumprimento aos nossos princípios Libertadores, Solidários e fraternais. Estes princípios tão simples e tão esquecidos na nossa sociedade.
Como poderei libertar-me? Como poderei ser solidário? Como poderei ser fraterno? Todos sabemos como fazê-lo e qual o melhor caminho. Então perguntar-se porquê este mundo em que vivemos? Não tenho a pretensão da resposta certa, longe disso, mas deveríamos refletir na sociedade que tudo tornou Relativo. O Bem e o Mal passaram a ser conceitos abstratos, como se não tivéssemos nada a ver com eles. Enfim, é a espuma dos dias.
O maior sintoma de doença do nosso mundo é o RELATIVISMO MORAL. Por mim achei que o antibiótico é o caminho que há pouco iniciei.
 AGORA DEIXAI FALAR O CORAÇÃO: À proposição "Penso logo Existo", António Damásio e os neurocientistas dizem "Existo logo Penso”. Foi fundamental acreditarmos e até certo ponto provarmos que o homem é acima de tudo EMOÇÃO.
Não me levem a mal uma referência pessoal, mas é com muita emoção que neste momento recordo com muita saudade alguns familiares já desaparecidos, também eles nossos Irmãos comungavam o mesmo projeto de vida. Também eles eram homens livres, justos e bons. Como estariam hoje orgulhosos se pudessem com a sua presença testemunhar este momento.
Porque vim até vós meus Irmãos? Seguramente pela percepção que esta era a altura certa, seguramente pelo aperfeiçoamento interior que é obra diária e inacabada, seguramente porque a nossa vida é somente o tempo que nos resta.
A exigência diária e a não pactuação com esta forma Moderna de Relativismo Moral que é a INDIGNIDADE humana nas suas diversas formas, é uma obrigação de cidadania. Seguramente também e acima de tudo porque as famílias não se Escolhem, mas há outras que se Adotam.
Disse Venerável Mestre
A:.G:. - A:. M:. - R:.L:.M:.A:.D:. - Maio de 6008


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...