PERSEVERANÇA MAÇÔNICA


O conhecimento é a arma fundamental para o maçom desbastar a pedra bruta com objetivos equilibrados.

Na composição da loja por suas luzes tem o papel importante no processo inicial do irmão, são os espelhos da ordem.

   Um dos primeiros aprendizados é adequar-se as vestes maçônicas, que é verdadeiramente a submissão as suas vontades.

  Avental do aprendiz - Abeta levantada serve para que o aprendiz busque o equilíbrio necessário de um iniciado na ordem, na história tem a função pratica de proteger o trabalhador, mas na ordem tem o objetivo primordial que é vestir, cobrir, proteger a nudez profana do verdadeiro maçom.

  Andar em loja – Deslocar-se em loja é regra; nesse sentido é fazer novos progressos, sepultar os vícios e trilhar caminhos empunhando a espada da liberdade, igualdade e fraternidade.

  A submissão as luzes traz um fantástico conhecimento ao aprendiz, mas temos percebido que materiais didáticos tem flexibilizado nossa ordem, pode ser benéfica, mas com certeza devemos ter cautela, vejamos; ilustrado a pagina 312 do Rito Brasileiro – 2009 em seu item 2 relata que o cruzamento da coluna sul/norte não se faz mas qualquer sinal próxima as colunas; perdendo um pouco o modelo de submissão que dignifica nossa ordem.

  Todo mundo pode aprender, em tempos diferentes, de forma diferente, e com estímulos diferentes, a habilidade racional se desenvolve de forma mais intensa quando a gente sabe o porquê memorizamos, decoramos ou trabalhamos em uma matéria, se a gente não encontra finalidade para o que estamos aprendendo, é muito cruel a gente  aprender uma coisa, por fim não saber para que o aprendizado vá servir que relação tem o aprendizado com minha vida, Irmãos paciência é uma virtude para reconhecimento do propósito de um ser humano.

Finalizo com uma reflexão, para que todos os IIr.`. MM.`. tenha a certeza que a pescaria por mas árdua que seja sempre foge um peixinho, muita das vezes o mais aguerrido, o mais frondoso e nem sempre o mais fraco.

Ir.`. Paulo Henrique da Silva - A.`.M.`.
A.'.R.'.L.'.S.'. São João da Escocia III n° 1587 - GOB 
Or.`. de Coroatá - Maranhão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...