O ENIGMÁTICO SEGREDO MAÇÔNICO...


O Segredo Maçônico será mito, será verdade?

Mas o que é um segredo?

Não será algo que apenas um conhece ou que poucos o saibam…?

Sempre ouvi dizer que quando mais que um o conheça, deixará de ser segredo…
E qual será então o segredo maçônico?

Não falo no segredo que seja o conhecimento de vários rituais maçônicos ou a identificação de membros de alguma Obediência, falo mesmo no tal segredo que muitos ambicionam alcançar.

Já o virtuoso poeta Fernando Pessoa o celebrou em poema e o mesmo pode ser consultado também  no Blog A Partir Pedra.

Mas guardará este segredo uma mensagem?

Um caminho a seguir?

Uma conduta de vida?

Ou será algo indizível e inexplicável e que será apenas sensorial tal como muitos maçons o afirmam?!

Em alguns dos vários textos elaborados por vários autores, sejam maçônicos ou não, que se encontram tanto nas livrarias como na própria internet, é habitual se encontrar definições de que este segredo será “algo que estará para além da compreensão humana”, noutros  que estará para além do descritível e apenas observável”…

De fato, o segredo maçônico é algo que é somente sentido e compreendido por quem o experimenta.

Passando por uma Iniciação, em que  tal é o véu que cobre os olhos e ainda nos limita a visão, também o segredo maçônico tem as suas veleidades e somente com a constante presença em Loja, na prática do ritual maçônico e no relacionamento fraternal com os demais Irmãos, se pode alcançar esta sensação, o conhecimento de tal segredo.

Mas será que esse segredo é tão relevante  assim para o mundo?

Não será esse segredo, somente algo que deverá ser exclusivo apenas da propriedade dos maçons? Pois será o seu segredo?

Fica a reflexão...

Geralmente quando existe ou se fala em segredo/os, chega-se sempre à conclusão de que afinal não há segredo algum ou se houver, já seria do domínio e conhecimento público; quando não é mesmo, algo fruto da imaginação coletiva da generalidade da população. E o segredo maçônico encontra-se neste contexto.

Muito se poderia elucubrar sobre ele, tantas páginas foram e mais ainda serão escritas sobre este segredo, e mesmo que um dia alguém o consiga descrever, nunca o fará na sua efetiva plenitude, pois quem nunca passou pela porta baixa dificilmente lhe terá acesso… 

Porque nem tudo é possível ser pronunciado e nem tudo é passível de ser soletrado. Ou não fosse a carne desprender-se dos ossos…

Assim, tal como as experiências que vamos passando ao longo da nossa vida que para nós ficam também as sensações que alguém sentiu apenas para ela ficarão…

E será que ficou algo por explicar, no que consistirá o tal segredo?

É possível, mas não serei eu a pronunciá-lo. Por mim, o enigma persistirá…

Nuno Raimundo

Do Blog: A Partir Pedra



2 comentários:

  1. o verdadeiro segredo é externo e invisível; mas quando ele nos invade nosso espirito, e, nos faz vibrar emoções silenciosas; teremos o eterno e justo dever de armazenar dentro de nosso corpo e alma. esse é o verdadeiro segredo que jamais alguém o descobrirá, jamais o diremos a´ outro semelhante. então descubra seu próprio segredo.

    ResponderExcluir
  2. Solicito correção da autoria do texto. O autor do texto é o Irmão Nuno Raimundo, não eu.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...