ORLA DENTEADA



A Orla Denteada é um dos Ornamentos do Templo Maçônico, que pode ser definido como sendo todos aqueles símbolos que decoram ou ornamentam o Templo e que não estão classificados nem como Jóias (o Prumo, o Nível, o Esquadro, a Pedra Bruta, a Pedra Polida e a Prancheta) nem como Paramentos (o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso).

Além da Orla Denteada, são Ornamentos o Pavimento Mosaico e a Corda de 81 Nós, conquanto algumas Potências Maçônicas substitua esta última pela Estrela Flamígera, que pensamos ser inadequada por se tratar de um símbolo distintivo do Grau de Companheiro.

A Orla Denteada é uma figura que cerca o Pavimento Mosaico, formada por triângulos alternadamente pretos e brancos, nos quais aqueles apontam para dentro e estes últimos, lembrando dentes caninos, apontam para fora.

Este ornamento possui várias nomenclaturas sinônimas, utilizadas pelos estudiosos que descreveram e interpretaram seu simbolismo: Orla, Borla ou Moldura, Dentada, Denteada ou Marchetada.

 Da mesma forma, numerosas são as interpretações simbólicas da Orla Denteada, provavelmente em decorrência de possuir a mesma origem da Corda de 81 Nós. No passado, uma pesada corda se punha em torno do terreno onde se desenvolviam os trabalhos dos Maçons Operativos.

Essa corda era ornada de borlas, que era por isso chamada de Borla Denteada, designação que, posteriormente, se corrompeu para Borda Denteada e, depois, Borla Denteada ou Dentada.

Com o passar do tempo, cada um desses dois Símbolos adquiriu seu significado próprio, ainda que até hoje tais significados se confundam.

Segundo a descrição constante no Ritual do Rito de York, a Moldura Denteada ou Marchetada lembra-nos os planetas, que em suas várias revoluções formam uma bela moldura ou guarnição em torno do facho luminoso que é o Sol, como este faz em torno de uma Loja.

A partir desta descrição, vamos encontrar a interpretação de que da mesma forma que os planetas gravitam em torno do Sol, a Orla Denteada representa os povos reunidos em torno de um chefe, os filhos reunidos ao pai, os Maçons unidos e reunidos em Loja, significando finalmente a Família Maçônica Universal, cujos ensinamentos e cuja Moral devem ser espalhados em todo o planeta.

No Ritual do Rito Brasileiro a Orla Denteada é apresentada como o Símbolo que traduz o entrosamento e a unidade que deve rematar a harmonia simbolizada no Pavimento Mosaico.

Reforçando tal interpretação vamos encontrar em certos Rituais franceses a interpretação de que a Orla Denteada pretende ensinar ao Maçom que a Sociedade, da qual ele é uma parte, envolve a Terra e que a distância, ao invés de afrouxar os laços que unem os membros entre si, os atrai com maior intensidade.

Em consonância com esse entendimento, pode-se dizer que a Orla Denteada mostra-nos o princípio da atração universal, através da Fraternidade, que une os homens e povos e os entrelaçam como os dentes da orla, os quais atuam também como proteção à entrada de princípios estranhos que possam perturbar a harmonia e a ordem e ainda como defesa do exercício desses princípios, sem os quais a Ordem ficaria irremediavelmente desfigurada.

Na visão da Escola Ocultista, a Orla Denteada é o Símbolo da Muralha de Guardiães Protetores da humanidade, constituída por adeptos que, no passado, atingiram a meta da perfeição evolutiva.

Estes guardiões estão ao redor da humanidade, nos mundos espirituais, para salvar a linhagem humana de ulterior miséria e aflição.

Ainda segundo essa Escola, os triângulos pretos estão voltados para dentro para exprimirem os esforços dos Iniciados no sentido da compreensão receptiva e os triângulos brancos estão voltados para o exterior indicando a influência iluminativa exercida sobre nós pela imensidade ambiente daquilo que ignoramos e também como uma espécie de ofensiva contra o mistério do espírito humano.


Simbologia Maçônica dos Painéis       

2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho Ir.'. gostaria de tomar ciência da fonte utilizada para a realização do mesmo, estou em busca de material para os meus estudos, T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  2. Valto Pinheiro ir:.M:.M:.
    Excelente trabalho de grande sabedoria que nos dá condições de estudo e condições de trabalhar nossos aprendizes iniciante.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...