Todas as vezes que o Venerável Mestre em conjunto com a sua
equipe de oficiais abre a Loja, atentamo-nos para um preâmbulo que está no
ritual, intitulado “Reflexão sobre os princípios da Maçonaria”. Ali, naquela
pequena frase dita pelo Venerável Mestre, relembramos os motivos pelo qual aceitamos
entrar na maçonaria e quais são os objetivos da instituição, levando-nos a refletir
o porquê participamos na ordem.
Esclarecedor e direto – assim como todo o Rito Francês, esta
reflexão inicial nos leva-nos a refletir sobre a missão da maçonaria. Porém, há
uma expressão que pode passar sem a devida percepção da sua importância: “Considerando
as concepções metafísicas como sendo de domínio exclusivo da apreciação
individual de seus membros, ela se recusa a toda afirmação dogmática”. O que é
que isto de fato significa?
As concepções metafísicas de que o rito trata pode ser explicada
pela raiz da palavra metafísica, que vem de meta (depois de) e physis
(natureza). A metafísica é uma das disciplinais mais importantes da filosofia,
dedicando-se ao estudo do ser e de como este se relaciona com as demais coisas.
William James definiu a metafísica como “apenas um esforço extraordinariamente
obstinado para pensar com clareza”.
Ora, então a expressão significa que temos que pensar com
clareza para investigar a verdade das coisas, o porquê de os fenômenos
acontecem, como explicar temas importantes como: o nascimento, a morte, a vida
terrena ou eterna, se há uma força suprema (Deus ou o GADU, por exemplo),
enfim, a razão do mundo ser assim.
Para isto, há outro detalhe fundamental: definir as concepções
metafísicas deve ser algo de domínio individual, isto é, nós mesmos é que
devemos investigar os problemas que nos circundam para então conceber a nossa
verdade.
Este processo é semelhante à construção básica do conhecimento
que experimentamos desde o ingresso na escola: o professor dá os caminhos, o
aluno estuda em casa e, se existem dúvidas, há a discussão entre as partes,
concebendo a verdade sobre determinado fato ou questão, por exemplo.
No momento em que temos o nosso saber (constituído de maneira
individual), recusamo-nos ao mesmo tempo às afirmações dogmáticas. Sim, ambas
as questões estão ligadas: se nos recusamos a ter uma verdade dita por alguém,
que deve ser produto da nossa busca, da nossa investigação, devemos ser livres
para recusar qualquer dogma. Ora, esta afirmação faz todo sentido quando
ouvimos a expressão “livres e de bons costumes”.
O “Conhece-te a ti mesmo”, consagrado por Delfos e inscrita no
pronaos do Templo de Apolo em Delfos está mais que contemplado nesta frase do
ritual. O objetivo deste trabalho era justamente este: demonstrar como o
aperfeiçoamento pessoal (tanto pelo intelecto quanto pela moral) é tratado no
Ritual de Aprendiz do Rito Francês. Vale para nós perseguir esta reflexão,
sempre lembrando de que devemos recusar dogmas e investigar a verdade, pagando
o preço que for necessário para ter o direito de defendê-la.
Tiago Valenciano
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