INSTRUÇÃO DA INSTRUÇÃO



Instrução – ação de instruir, ensino; lição; explicação ou esclarecimentos dados para uso especial; apontamento, regimento, ordem, explicação que se dá a alguém encarregado de alguma função.

Instruir – ensinar, dar instrução a, doutrinar; informar, esclarecer; adquirir conhecimentos novos, desenvolver os conhecimentos adquiridos; tornar-se sabedor.

Quando falamos em instrução na Ordem Maçônica, o que compreendemos como instrução? Considero como uma diretriz importante e fundamental para que tenhamos um rumo temporário para nossos estudos. Temporário, pois, a compreensão pessoal do que estudamos ao longo dos graus, a nossa experiência pelo tempo de Loja e o que entendemos com isso, acabamos por elaborar nosso próprio entendimento sobre os conhecimentos recebidos.

Nossa instrução pode ser histórica, repleta de dados armazenados ao longo do tempo e que estão à disposição através da literatura histórica concernente ao que desejamos, abrangendo a própria Loja, outras Lojas, Orientes e ou literatura maçônica internacional.

O desenrolar maçônico ao longo do tempo firma suas origens pelos dados compilados através dos anais das diversas Lojas espalhadas pelo mundo, que por sua vez armazenou informações de um passado em que as descobertas eram resguardadas como segredos que foram repassados com interessantes anotações no contexto temporal dentro dos diversos períodos históricos.

É fonte de conhecimento inesgotável e interessante. Proporciona o conhecimento da luta da Maçonaria por um mundo melhor e mais esclarecido.

A instrução ritualística que trata sempre dos procedimentos dinâmicos em que trabalhamos, visa aprofundar a compreensão desses procedimentos que produzem determinadas ações e alterando determinados comportamentos. 

Os ritos pouco se alteraram ao longo do tempo. São sempre adequados às suas próprias épocas e sofrem pequenas alterações ocasionadas pela dinâmica do tempo e das consciências (às vezes por conveniência). Só que observamos que essas alterações podem produzir um desvio do sentido original quando de sua criação, pois, na época da sua elaboração, procuraram representar e firmar um conceito importante para o homem de sua época preservando-o para o futuro. Não podem ser desprezados ou alterados sem que as razões que provocaram essa criação possam ser compreendidas em sua integridade. Faz-se necessário a prudência ao rever nossos rituais.

A instrução que visa o comportamento moral (1) procura ensinar, lembrar, ou reforçar toda aquela experiência milenar que a humanidade vem acumulando em forma de normas e preceitos eficazes para a realização da pessoa humana em busca da perfeição. Podemos dizer que são as regras da convivência social.

Revela-se como uma ciência normativa, não especulativa. Devemos lembrar que todos os membros de nossa Ordem são cidadãos consolidados numa sociedade em constante mutação e reorganização, portando educação e comportamento diferentes e por vezes conflitantes que necessita desbaste e melhor adequação, assim sendo, toda liberdade usada por qualquer Ir\ como forma de ação ou no nível da consciência postula um risco pessoal implicando na responsabilidade moral de seu uso.

A instrução sobre nossa simbologia (2) se reveste de grande importância para o maçom, pois, o símbolo tem a função de provocar certos estados de consciência intelectuais e emotivos proporcionando uma compreensão e significado mais profundo do objeto observado, sedimentando conceitos abstratos através de uma simples visualização.

O símbolo se manifesta e se revela no interior de cada um e sua riqueza transparece pelo significado que ele representa para aquele que o procura compreender, pois, cada um enriquece o conceito de determinado símbolo com sua experiência de vida, revelando assim múltiplos significados de um mesmo conteúdo ampliando seu horizonte de conhecimento. O símbolo transcende o conhecimento objetivo e histórico formal, proporcionando uma visão psíquica que pode ultrapassar o espaço-tempo.

Avançando sobre o mais profundo objetivo de nossa ordem, deparamos com a instrução espiritual (3). Podemos falar em instrução espiritual? Sim, precisamos nos preparar e enfrentar esse desafio que tem dificultado o processo maçônico que trabalha com o ser humano e a humanidade como um todo.

Temos na Constituição do GOB, Art.1º, parágrafo I – “proclama a prevalência do espírito sobre a matéria” e no Art.2º como 1º postulado de nossa Instituição “a existência de um princípio criador: o Grande Arquiteto do Universo”, e mais, no RGF, Capítulo I falando da Admissão, em seu Art.1º item IX: “aceitar a existência de um Princípio Criador” e no seu Art.2º: “a falta de qualquer dos requisitos do artigo anterior, ou sua insuficiência, impede a admissão”. 

O próprio texto de nossos regulamentam enfatizam o caráter espiritual do homem, e como poderemos espiritualizar o homem sem dar a ele a consciência de sua natureza espiritual?

Assim exposto, será necessário abordar o horizonte espiritual do ser humano que não deve e não pode ser confundido com as práticas abordadas pelos sistemas religiosos que se apresentam como dogmas indiscutíveis.

Ou essas obrigações são meras formalidades, com as quais não devemos nos preocupar? 

Mesmo com os dogmas ou as regras de comportamento como as constituições que defendem o Homem em seu caminho evolutivo dentro ou fora de nossa Ordem, à orientação que deve prevalecer é a reflexão pelo conhecimento, pois, as circunstâncias estão em constante mutação acompanhando a dinâmica de cada período. 

E mais, a ciência e a tecnologia com seus avanços na pesquisa fundamentada têm demonstrado e firmado que muito do que era tido como fantasia, crendice ou superstição tem uma base científica e como toda organização humana é feita de convenções, e quando estas são contrariadas, surge o inevitável conflito que pode ser contornado e ser recuperada a harmonia quando as consciências são elevadas.

Os homens - a Humanidade - têm melhorado suas relações sociais e progredido na relação ao respeito, à responsabilidade, a consideração, a aceitação do próximo, o amor filial (ou melhor, responsabilidade filial), a amizade e a fraternidade, e, como Maçons e membros da família humana corremos atrás desses conceitos pelo estudo, compreensão e dedicação procurando entende-los e conscientizá-los como patrimônio pessoal útil para uma vida em sociedade.

Como Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçons, pedreiros construtores do edifício social, é preciso refletir, tornar clara as ideias, comparando-as, e como consequência formando nossos próprios juízos de valor.

Perguntamos: entendendo a maçonaria também como uma escola de comportamento, estamos inseridos num processo evolutivo ou ainda nos preocupamos em alcançar a condição de um “status” maçônico (que nos forneça projeção pessoal) que nos confere a Ordem?

Claro é que não é este o objetivo, mas essa condição maçônica proporciona esse destaque e “seduz” uma grande maioria de IIr\ que procuram projeção pessoal e reconhecimento, sendo assim inevitável, pois, temos vaidades e paixões ainda não controladas.

Mas, o que vindes aqui fazer?

Ensinam nossos rituais que é necessário vencer nossas paixões e submeter nossa vontade. Como edificar templos à virtude e enterrar os vícios se somos levados pela turbulência das paixões e lutamos ainda em prevalecer nossas vontades?

Em nosso aprendizado maçônico, de aprendiz à mestre maçom, é extremamente relevante que isso pese em nosso comportamento. Quando alcançamos o domínio de nossas paixões e de nossa vontade, já não fazemos parte das batalhas profanas, não é mais necessário o conflito. Isso não significa omissão, desleixo ou fraqueza de caráter, simplesmente não é mais necessário, pois, compreendemos o Todo e com essa certeza e verdade sedimentada podemos sutilmente alterar e redirecionar atitudes profanas incorretas e insuficientes.

Para que todas essas considerações sejam alcançadas, nossas instruções precisam ser objetivas e direcionadas a todos nós que aqui estamos em busca de mais luzes. 

Todo trabalho ou instrução nunca é desperdiçado pelo fato de que acendemos luzes em nosso interior promovendo novas ideias, preenchendo lacunas e gerando a vontade de progredir sempre. Será sempre possível e é necessário organizarmos nossas instruções para auxílio de todos que participam dessa Arte.

É responsabilidade dos Mestres facilitarem e auxiliarem os Aprendizes e Companheiros na compreensão dos trabalhos maçônicos e sua dinâmica. Se não nos transformamos, como queremos que os que aqui chegam aprofundem sua maneira de pensar e agir? Que exemplo esperamos dar?

Sempre enaltecemos a Ordem Maçônica e os trabalhos maçônicos, seus princípios, seus objetivos. Nosso ritual esclarece com perfeição e transparência que “a Maçonaria no grau de Mestre é o laboratório espiritual, onde os iniciados de todas as partes do mundo se reconhecerão e trabalharão em comum, visando solucionar a crise moral da Humanidade, assegurando ainda os direitos e deveres do Espírito”.



José Eduardo Stamato, M.’.I.’.
ARLS Horus nº 3811 - Santo André - SP (Oriente de São Paulo) - Brasil

Notas:
Moral (da raiz latina “mores” como costumes, conduta, comportamento, modo de agir) - é o conjunto sistemático das normas que orientam o homem para a realização de seu fim pelo exercício de sua responsabilidade.

Simbologia - estudo dos símbolos, o entendimento de uma imagem empregada para significar um conceito facilitando sua compreensão.

Espiritual – que tem a natureza do espírito. Espírito – identifica-se com o que chamamos alma; também a sede das atividades superiores do ser inteligente (os conhecimentos, a erudição, o poder lógico, a capacidade intuitiva, o senso artístico, a reflexão transcendente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...