MAÇONARIA E INTERNET


X









Existe uma turma mais conservadora na Maçonaria que acreditam ser a Internet a decadência da Maçonaria. Para esses, a Internet vem promovendo uma "banalização" da tradição e ensinamentos maçônicos ao tornar acessível todo tipo de material literário maçônico que se possa imaginar, abrindo os portais mágicos dos segredos ocultos.

Meus Iir.'., o engraçado é que a Internet popular é algo relativamente jovem (Uns 15 anos), tendo mal alcançado sua maioridade como a conhecemos.

Mas não se iludam, faz pelo menos três séculos (1717) que a Maçonaria tem enfrentado ataque, (Igreja Católica, Evangélica, Reis, Governos, etc.), através principalmente de livros espúrios e bulas papais.

A Internet é apenas um meio de comunicação. Não é a Internet que causa algum mal à Maçonaria, quem causa é: a ignorância, a intolerância e o fanatismo dos homens. Fora os péssimos Irmãos que dão mau exemplo ma vida profana e os que estão em Loja.

Faça um exercício simples: vá até um parente ou amigo que não seja maçom e pergunte se ele já visitou algum site ou blog de maçonaria. Provavelmente você escutará um não!

 Isso não é um assunto de interesse dele ( possa ser futebol, novela, jogos, mulheres, etc.). Na Internet, assim como em qualquer outro meio, a literatura não cai no seu colo, você tem que procurar. E só procura por um tema aquele que se interessa por ele.

Aqueles que lêem sobre Maçonaria na Internet são quase que em totalidade, maçons. Os curiosos são pouquíssimos, e para esses há também uma infinidade de livros nas livrarias e bibliotecas de todo o país, que vá à Saraiva do Shopping e verá! A culpa definitivamente não é da Internet.

Há ainda outros pontos a serem considerados:

Sites, Redes Sociais, Facebook, Blogs, Instagram, Picasa, etc.
Se você não quer se expor, não se exponha!

Não publique fotos com copo de "pinga" na mão! Agarrado às mulheres! Na zueira! Pelado! Etc. e tal! Você até esquece que é Maçom! Se empolga!

O que o maçom de hoje precisa ter em mente é que esse é o mundo em que vivemos. 

O famoso e esperado Sec. XXI Era de Aquário, Nova Era, O admirável mundo novo! O mundo da tecnologia (celular, tablet e internet).

Um curioso não descobrirá mais ou menos sobre maçonaria com um blog do que visitando uma livraria ou biblioteca pública.

Seja livro, blog, e-mail, lista, revista, site ou jornal, todos são escritores, e quase nunca se restringem a um único meio. E muitas das informações publicadas são "fantásticas" para "vender livros" e não verdades. 

 Maçonaria se VIVE! Não se lê em livros! Mas não há nada de segredos maçônicos publicados, não se preocupem.

  
Por isso, valorize seu Irmão. Valorize aquele Irmão que se preocupam em compartilhar conhecimento maçônico com os demais. O meio, pouco importa, desde que o conteúdo chegue aos Irmãos, faça-os refletir e colabore em seus desenvolvimentos.

E cuidado com as redes sociais, pois lá está o retrato da sua vida! O pior, registrado e com fotos e comentários!

Ir.'. Denílson Forato , VMD, MI


Nota do blog: trabalho baseado no artigo de  ⋅. Blog No Esquadro

Um comentário:

  1. Parece-me que essa Peça o autor é Kennyo Ismail. Veja o Blog:
    http://www.noesquadro.com.br/2011/08/maconaria-internet.html#sthash.G2h4KN51.dpuf

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...