A CAMINHADA DO APRENDIZ



O Aprendiz perguntou ao V. Mestre:
- Como faço para me tornar um Venerável Mestre?
Bem, disse o mestre:
Vá atrás daquela colina e insulte a rocha que se encontra no meio da planície.
- Mas para que, se ela não vai me responder?
Carinhosamente, entregou a sua espada de Mestre e disse:
Então a golpeie com a espada! 
- Mas, Mestre a espada se quebrará!
Então a agrida com tuas próprias mãos, disse o Mestre. 
- Assim eu vou machucar minhas mãos…
E também não foi isso que eu perguntei. O que eu queria saber era como que eu faço para me tornar um Venerável Mestre.
Meu Irmão, disse o Mestre:
O Venerável Mestre é maior dos Mestres, aquele que é como a rocha, não liga para insultos nem provocações, mas está sempre pronto para desvencilhar qualquer ataque do inimigo. 
É a Própria pedra em transformação, que vibra por aqueles que sobem a colina e que ampara aqueles que rolam ladeira abaixo.
 Mas acima de tudo empunha a espada do amor e do respeito, da diligência e em prol da coletividade. Faz uso de forma impar, por tal acharia que ela se quebraria, porquanto tenho certeza que ela tão somente desmistificaria e traria os fatos à ordem.
Adaptação de Ivair Ximenes em texto de autor desconhecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...