RITO DE YORK NO BRASIL



O Rito de York, criado na Inglaterra, é bastante diferente dos Ritos Escocês Antigo e Aceito, Adonhiramita e Moderno, criados na França, e ao Brasileiro.

Entre outras diferenças, além de sua dinâmica e da exigência de ser praticado de cor, na iniciação inexiste as purificações pelos 4 elementos (terra, ar, água e fogo) e no Grau de Mestre os locais e instrumentos utilizados para atacar Hiram Abif são diferentes.

Na verdade o nome York é inapropriado, pois é um Rito Americano, em muito semelhante ao Ritual de Emulação (Emulation Ritual) inglês. Na Inglaterra, além do “Emulation Ritual”, que é o mais usado, pratica-se também o “Stability”, “Logic”, “Bristol”, “West End”, entre outros, todos com diferenças mínimas em relação ao “Emulation”. 

Em 1874 foi fundada no Brasil a primeira Loja do verdadeiro Rito de York, por americanos, em Santa Bárbara do Oeste, no estado de São Paulo, a “Washington Lodge”, jurisdicionada ao Grande Oriente Unido, também conhecido por Grande Oriente dos Beneditinos, que mais tarde se fundiu ao Grande Oriente do Brasil.

15 anos depois, em 1891, foi fundada a “Eureka Lodge”, que fazia uso do “Emulation Ritual” em inglês.

Somente em 1920 foi impresso o primeiro ritual em português, traduzido pelo Irm.’. A.J.T. Sadler (e inalterado até os nossos dias), em razão da Loja Brasil nº 953 do Grande Oriente do Brasil (Loja do autor, que atualmente funciona no REAA.’.), quando de sua fundação em 1918, ter resolvido adotar o Rito e estava sem trabalhar até então, aguardando a tradução dos rituais.

Os diplomas dos primeiros IIrm.’. da Loja foram emitidos pela Grande Loja Unida da Inglaterra, Potência mãe da Maçonaria Universal, que presenteou a Loja com um rico estojo contendo malhetes de marfim e os instrumentos usados no ritual de Mestre Instalado em prata.


Fonte: Internet

Um comentário:

  1. Querido Irmão,

    Este artigo contém diversos erros sobre o Rito de York.

    1° - O rito praticado nos Estados Unidos é sim chamado de Rito de York, sendo o único rito praticado nas lojas simbólicas nos EUA. Pois mesmo sendo praticado massivamente nos EUA o rito tem sua origem na Inglaterra, sendo também conhecido como Rito Inglês Antigo.
    2° - No Brasil o GOB , de forma errado chama de Rito de York o Ritual de Emulação, devido a um erro na edição do Ritual de Emulação traduzido pelo irmão Sadler,
    3 ° - O Rito de York possui mais semelhanças com o REAA do que com o Ritual de Emulação, porém mesmo assim é um rito totalmente diferente para maçons praticantes do REAA ou do Emulation.
    4° - O Ritual traduzido pelo irmão Sadler foi o Sistema de Trabalho Maçônico Inglês com base nas normas e procedimentos da Emulation Lodge of Improvement, ou seja, Ritual de Emulação.
    5° - A exigência de se decorar o ritual é uma prática do Ritual de Emulação, basta observar o nome do rito, Emular significa Imitar. Portanto Ritual de Emulação não se trata exatamente de um rito, mas de uma maneira de se trabalhar o ritual, emulando, decorando. Nas lojas mais tradicionais apenas o PMI (Past Master Imediato) pode ter o ritual impresso em loja.

    Qualquer dúvida sobre o Rito de York consulte o Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real do Brasil.


    --
    Fraternalmente,
    Rafael Ferreira
    Venerável Mestre
    ARLS Hamilton Leonardo Benassi n° 20
    Grande Oriente Maçônico do Brasil
    rafa.88ferreira@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...