A FRATERNIDADE DE UM MAÇOM


Textos da Maçonaria a nos dizer: "A Maçonaria é uma associação essencialmente fraternal e uma escola de auto-aperfeiçoamento espiritual".
Significa fraternidade à União e boa correspondência entre irmãos ou entre aqueles que são tratados como tal.
Após minha iniciação como Ap.’. M.’., o termo fraternidade ganhou um outro significado na minha vida.
Para estar em contacto com pessoas que não tinham conhecido anteriormente e a sensação que eles me ofereceram sua afeição e respeito como se soubessem nossa vida, percebi uma coisa que o V.’.M.’. falou na cerimônia de iniciação...: "somos irmãos". O termo fraternidade provém do frater Latino = irmão; Então, eu estava não entre amigos, mas entre irmãos.
Amizade implica a compreensão mútua entre duas pessoas... e que está dependente da correspondência e certa afinidade de pensamento, gostos e hobbies.
Mas, ao mesmo tempo, a amizade é muito frágil, qualquer discrepância pode quebrá-lo. Portanto, há um ditado que diz que amigos devem cuidar deles, como uma flor e cultivá-lo com muita sutileza.
Fraternidade, por outro lado, é um vínculo indestrutível que nos une com nossos pares em nossos interesses comuns; sem envolver qualquer condição.
É uma expressão que vem da alma, é uma manifestação de amor para com nossos colegas homens livres. Não importa o que nós temos diferentes crenças, ideologia, gostos, hobbies ou posição social diferente.
Proclamado como dogma, religiosa no antigo e novo testamentos, a fraternidade tem sido ensinada também como um princípio filosófico pelo estóicos da Grécia e Roma, a partir daí o fim da irmandade foi adotado por algumas associações, então, surgiram as irmandades e confrarias derivado da mesma origem etimológica de frater.
Como eu mencionei, a fraternidade envolve muitos links com nossos pares e que se traduz em afeto, mesmo em pessoas que nunca vimos e que Unidos, uma comunidade de interesses que é a busca pela nossa perfeição espiritual, cooperar conosco para alcançar nossos ideais, espontâneos e livres de preconceitos.
Uma pequena lenda diz que, no ano de 1789, quando foi promulgados "os direitos do homem e do cidadão", discutidos no início da justiça, igualdade e liberdade.
Mas você não pode falar de igualdade, se não é fraterno e não pode falar de liberdade sem fraternidade; e porque a justiça só pode ser dada por alguém semelhante ou irmão; É assim que o termo foi carimbado como igualdade, fraternidade e liberdade.
Em comemoração aos 200 anos da Revolução francesa, as autoridades daquele país disseram que eles não falassem sobre os excessos da revolução, mas se a fraternidade entre os irmãos e companheiros porque sem Sim pensamento livre e igualitário não tinha sido essa mudança para uma nova estrutura social na França e no mundo.
Fraternidade é a aprendizagem de nossa própria natureza, o que leva-nos conhecer a mesmos, pelo conhecimento de nossos companheiros seres humanos e também é a comunhão dos nossos companheiros, nos nossos ideais.
Fraternidade é a experiência que nos conduz ao longo dos caminhos da perfeição através de ensino mútuo.
Fraternidade é essa chama que ilumina e ver todas as ciências ocultas, que existem dentro de nós mesmos, mostrando a razão da nossa própria natureza.
A fraternidade é para dominar a nossa língua e evitar a sua fuga intrigas e calúnias; Porque a intriga e a calúnia afogar o amor fraterno e alterá-lo por ódio e desconfiança; fraternidade é oferecer, dar, sem esperar receber nada em troca, a compreensão e a tolerância.
Podemos também dizer confraternizar deve reconhecer nossos erros e estar dispostos a reconhecer os erros e falhas dos outros.
Ninguém pode saber o significado de fraternidade e de comunhão, se não disposto e disponível para ser fraterna, porque primeiro temos que ser fraternos, se queremos saber o que é comunhão. Lembre-se que primeiro é dar e receber.
Mas pode ser fraterno com todos? Talvez não, mas o homem moderno feito da fraternidade um termo que é solidariedade. A fraternidade não é massa ou coletivo ou da cultura de massas sem rosto e sem alma.
Amor fraternal envolve os irmãos reconhecidos como pessoas diferentes, únicas e irrepetíveis, mas iguais em dignidade e direitos; iguais perante Deus. Não podemos construir fraternidade do individualismo ou de superlotação.
Finalmente, a fraternidade deve conquistar e mantê-lo; Isto pede compreensão, perdão e renúncia do egoísmo...
Tony Iniguez

P:.H:. GBMcE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...