A IMPORTÂNCIA DO ENTUSIASMO NA MAÇONARIA


A palavra “entusiasmo” vem do grego e significa “sopro divino”- em relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego "enthousiasmos" que significa "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus".

 Para os gregos a pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um deus. Ou seja, tinham um deus dentro de si. Só os entusiastas (para os gregos), podia vencer por possuir essa força, esse deus; algo dentro de si que o leva a ser vencedor. Portanto, para vencer todos necessitavam de entusiasmo. Porém, os gregos erravam por atribuir o motivo o motivo do entusiasmo aos deuses. O Deus Eterno (G.’.A.’.D.’.U.’.) é o único que produz em nós o entusiasmo.

Entusiasmo X Otimismo

Otimismo – Acredito que algo vai dar certo – positivismo – torcer para dar certo. É importante ser otimista, mas, nem sempre o otimismo é sustentado por algo palpável, durável, consistente; nem sempre é baseado em um potencial existente e real.

Entusiasmo – É acreditar na capacidade de transformar as coisas e fazer dar certo.

Como ser entusiasmado? É agir acreditando em seu potencial, no potencial das pessoas, não importando as condições desfavoráveis em que se encontra, não esperando que as situações melhorem para crer. É trazer nova visão á vida.

Como vai o seu entusiasmo? O que você espera de você mesmo sob a orientação de G,’,A,’,D.’.U.’., de sua família, filhos, da Loja Maçônica que  você frequenta, de sua empresa, de seu emprego e do Brasil? Você sabe que tudo pode mudar. O Brasil depende de você, a Maçonaria também. O seu sucesso é o sucesso do Brasil, da Loja Maçônica, da Maçonaria como um todo. Você fará a diferença se acreditar naquilo que você faz ou pode fazer.

PARE DE RECLAMAR

No Livro da Lei diz: Tendes bom ânimo (Jo 16.33).
As reclamações dos hebreus no deserto levaram á morte a todos os murmuradores. Viram a benção de longe, mas não receberam (cf. Êx 16).

RECLAMAR X AGRADECER

Você precisa enxergar os motivos para agradecer a Deus e as pessoas (sempre há algo bom, agradeça). Você precisa achar algo a elogiar as pessoas (as piores pessoas podem ter pelo menos uma virtude, elogie essa virtude).

Ao reclamar, estou revivendo algo ruim que surgiu. Veja o outro lado:
• As boas recordações da Loja;
•  A amizade dos Irmãos de Loja e das outras Lojas e Potência;
• O compartilhar dos irmãos dos problemas e alegrias da Loja;
Viva e desenvolva o seu lado de gratidão. A ingratidão destrói o amor. Aprenda a agradecer. Agradeça ao G.’.A.’.D.’.U.’. , tudo que tens.

LIDERAR

Liderar é direcionar as pessoas para que elas alcancem o máximo de sua capacitação e dons para realizar a obra Maçônica.

Ao alcançar o máximo de seu potencial e ao realizar a obra Maçônica, as pessoas sentirão realizadas em ser útil a causa maior da Maçonaria.

Mas como alcançar a realização e o máximo dos seus dons em Loja? Simples, através do direcionamento que recebe de cada líder, dos Vigilantes e do Venerável Mestre em Loja e das Autoridades da Potência.

Líder que reconhece os trabalhos realizados pelos liderados conseguirá motivá-los. Os que não reconhecem, levará ao desânimo.

Líder frouxo levará aos liderados a serem relaxados e não alcançarão seus objetivos.

Líder deixa claro aos seus liderados:
a. O que espera deles;
b. Quando vir algo inaceitável, não fingir que não viu;
c. Ser justo e não bonzinho;
d. O liderado precisa saber quem lidera, de onde sai as ordens;

MOTIVADO PARA VENCER

Vivemos em época de grandes mudanças em todo o mundo. Mudanças tecnológicas, hábitos, culturais, etc.

Às vezes temos dificuldades em nos adaptar às novas mudanças. O mundo enlouqueceu. Temos dificuldades em acompanhar a velocidade que voa este mundo. Não podemos nem sequer prever o futuro próximo do mundo nem da Maçonaria. Isso atemoriza as Lojas e Maçons e tem trazido desânimo aos Irmãos em geral.

Precisamos ter “vontade”. Inteligência, fé sem vontade não faz o maior sentido prático. Precisamos vencer o querer, o desejar e o realizar para vencer desafios de hoje e sempre.

Pela vontade vencemos a acomodação, a preguiça. Pela vontade voltamos a estudar, buscamos visão e a missão maçônica  para realização de algo produtivo e eficaz.

Precisamos vencer os desafios dessa época a alcançar a realização que está no coração de cada irmão. 

Venceremos os desafios e alcançaremos a vitória no nome do G.’.A.’.D.’.U.’., Aquele que nos dá motivos e entusiasmo para vencer nossos desafios.

Portanto, meus Irmãos sejamos ENTUSIASTAS! 

Fraternalmente,

Ir.’. Denilson Forato, MI.


Um comentário:

  1. Boa Tarde, sou um grande admirador da Maçonaria e de seus princípios, não ingressei na ordem ainda por falta de oportunidade, mais pretendo canditar-me um dia. Abraço Fraterno.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...