QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE REGEM UM MAÇOM?



Os Maçons definem-se pelos seguintes postulados:

1] A Maçonaria crê e proclama o princípio impessoal do Grande Arquiteto do Universo (Deus) como fonte de prevalência do espírito sobre a matéria e sem o qual nenhum candidato será admitido em seu selo.

2] Adota e propaga as doutrinas maçônicas que visam alcançar, pelos meios pacíficos da instrução e do exemplo, o aperfeiçoamento moral e intelectual do homem em todos os setores de sua atividade.

3] Recomenda o culto da Pátria e exige o respeito absoluto à Família. Aquela, o berço acrescido, o lar comum, a força vital; esta, o sustentáculo moral das coletividades politicamente organizadas.

4] Considera o homem segundo a direção que dá à sua vida, entendendo como condição de paz universal o respeito mútuo de indivíduo a indivíduo, de povo a povo, de Estado a Estado.

5] Honra o trabalho em todas as suas formas honestas e tem-no por dever ao qual ninguém deve escusar-se sem justa causa, especialmente o maçom, obreiro que é da Arte Real.

6] Repele qualquer recurso à força ou à violência e não emprestará solidariedade ao menor desrespeito às autoridades públicas ou às Leis do País.

7] Não impõe limites à livre e consciente investigação da verdade em prol da doutrina e do aperfeiçoamento de seus adeptos.

8] Não limita a prática da beneficência e dos auxílios materiais; mas, a estes sobrepõe o primado do amparo moral em todas as oportunidades dignas dele.

9] Ensina que a democracia, no conceito maçônico, tem acepção filosófica diferente do sentido meramente político. Ninguém é livre contra a Verdade, contra a Evidência, contra a Necessidade. O maçom jamais será voluntariamente escravo da ignorância, da falsidade ou do erro.

10] Na comunhão social da Maçonaria, o valor moral é tido como dote de alto preço.

11] Todo pensamento maçônico deve ser criador, porque isso engrandece o espírito e enobrece o coração.

José Carlos de Araújo Almeida Filho, A Maçonaria ao Alcance de Todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...